PEQUENO BATE-PAPO COM JUAN RODRIGUEZ


Conversa que já se justificava na actualidade com um dos melhores " fazedores de sonhos " em Escola de Samba portuguesa. CARNAVALESCO DA ESCOLA DE SAMBA VAI QUEM QUER DE ESTARREJA : JUAN RODRIGUEZ


Bem vindo Juan....
Como foram estes últimos Carnavais na VQQ em que participaste ?


Em 2013 o Nuno Sardine pediu-me para desenhar umas fantasias de carro alegórico para seu enredo dos Super-Heróis, eu achava o tema super louco e  aceitei logo. A ideia dele era Sobre X-MAN e seriam para quatro destaques femininos representando  Walverine e Storn. Eu já estava mesmo com muitas saudades da minha escola e pouco a pouco fui voltando e ganhando o carinho da minha verde e branco novamente. Lembro-me perfeitamente nessa altura ver como a escola estava diferente e para melhor, pensei, cresceram bastante J
Em 2015 O Nuno Teixeira e eu assinamos um projecto juntos, para uns era um sonho da escola, para outros os comentários eram de que as diferenças de estilos de ambos não eram compatíveis, eu pessoalmente acho e hoje em dia sei que essas diferenças nós completavam e isso era visível no resultado final.
Quando realizamos um Carnaval a solo, as ideias por vezes ficam limitadas sempre dentro de um mesmo circulo, em 2015 e pela primeira vez vi e tive a certeza que o Sardine é mesmo louco J e nas nossas conversas para a realização do projeto sobre “Experimenta o Futuro” davam-se verdadeiros brainstormings  onde de uma ideia surgiam outras e outras, era mesmo viajar na imaginação sem limites. O mesmo acontecendo para o Carnaval de 2016 com “GAME OVE TRY AGAIN”.
Algo muito importante a salientar é a importância da equipa por detrás dos carnavalescos, já que sem eles nada somos. Pessoas como Anabela Arrojado, Joana Miranda, Débora Arrojado, (eu não vivo sem elas J) Rui Marques, Nuno Duarte, Andre Bastos,  Amandina Marques,  Vitor Bastos, Celeste Carvalho, Conceição Pessoa, Ana Gomes, Susana Temudo, Vasco  Rocha, Barbara Coutinha, Ricardo Ferreira, Roberto Oliveira,  Costureira Lurdes e Vitoria, etc, etc , etc. Eles fazem acontecer e se esforçam bastante para tudo estar como planeamos e é de louvar a capacidade que eles tem de aturar o nosso stress constante, ja que fazer carnavais megalíticos é de uma responsabilidade e dificuldade  incrível, tem muita coisa que falha e é normal o por orçamento ou por tempo e isso não é nada fácil de gerir. Mas no geral tem sido muito bom independentemente classificações.



- Como tens visto a evolução das escolas em Portugal a nível de fantasias e adereços?


Olha, eu sou uma pessoa que acompanha muito  o Carnaval e as tendência dos melhores no rio de janeiro, tanto no trabalho de carnavalescos e figurinista, por isso que é lógico eu fazer comparação com o que vejo em Portugal, sinceramente  não acompanho todas as nossas escolas, mas tem algumas que aprecio muito  como é o caso do Bota no Rego onde o trabalho plástico é maravilhoso.
- Como vai ser o projecto para a VQQ no Carnaval 2017 agora que embora havendo muita hesitação acabaste por assumir ? E que foi que fez com que te decidisses em avançar ?


2017 não estava mesmo dentro dos meus planos, foi tudo muito rápido e digo-te que  a decisão foi no sábado passado a tarde, muita gente ao longo do tempo estava a pedir ao  Nuno Sardine e a mim para avançarmos com um projeto e  por muitos motivos para nós era impossível. Toda esta situação e ao longo do tempo estava-me a custar muito e ver que a VQQ não conseguia arranjar ninguem para nós substituir estava-me a consumir a alma e às únicas pessoas que poderiam levar um projeto seriam a Joana Miranda, Rui Marques ou Anabela Arrojado, mas eles também por fortes motivos não lhes era possivel comandar o “barco”.  A Débora e a minha filha Iara forçaram-me muito para aceitar, não sei se tomei a decisão correta, meu coração diz que sim o meu corpo vai-se queixar, minha familia terá saudades minhas e também, depois de ter feito dois temas com o Sardine, uma parte de mim não se sente fortemente seguro em ideias e assusta-me um pouco não conseguir superar as expectativas. Hoje em conversa com o Sardine disse-lhe que ja estava a espera de uma certa pessoa chegar perto de mim e dizer “esperava mais”

Em relação ao enredo de 2017, a simplicidade será importante ja que por vezes o pouco é muito e a luta contra o tempo será algo muito dificil de gerir sozinho... A lei de MURPHY estará sempre presente o que me vai obrigar a arriscar pouco. Pretendo algo bonito para agradar toda escola, público e Juri e que todos se divirtam em primeiro lugar.
Pouca coisa está esboçada e algumas ja estão minimamente pensadas, o carnaval nesta altura ja tinha de ter arrancado por isso a minha preocupação triplica.
O título do enredo será divulgado em breve e espero ter todos disponível para a elaboração do mesmo ja que
TODOS JUNTOS SOMOS A VQQ

Obrigado pela tua disponibilidade para esta" pequena conversa. "