ENTREVISTA COM DOIS COMPOSITORES DE SAMBA DE ENREDO DESTA NOVA GERAÇÃO QUE VAI CONTRIBUINDO PARA O ENRIQUECIMENTO DO SAMBA EM PORTUGAL. TRI-CAMPEÕES ESTE ANO NAS DISPUTAS. RODRIGO VENTURA E MIGUEL BRUNO





- Quando começaste a compor samba de enredo ?
 Quando começou a vossa parceria ? De quem foi a ideia ?


RV - O meu primeiro samba foi com o meu parceiro Miguel Bruno em 2010 para a escola de samba kan-kans, a primeira escola por quem desfile no Carnaval.

MB - A primeira vez que surgiu a possibilidade de fazer um samba de enredo para Carnaval foi no ano de 2009. Na altura a convite de uns amigos meus que seriam a harmonia da escola de samba kankans, optei por fazer uma adaptação da letra de um samba concorrente, sendo a única até hoje.
Curiosamente o primeiro original que fiz foi com o meu parceiro Rodrigo, no ano em que ele se estreou no samba pediu me ajuda para fazer o samba que ele iria representar também na escola de samba Kankans.

- Vocês compõe em cima do estilo de cada escola ou tem um estilo proprio? Como funciona isso?



RV - Inicialmente, nas primeiras parcerias, tentávamos encontrar um equilíbrio entre o nosso estilo e o estilo da escola em questão. Nos últimos sambas essa "preocupação" foi esquecida, surgindo as letras e melodia naturalmente.

MB - De facto deixamos de nos preocupar com isso. No ano anterior, em estreia no concurso do Trepa, tivemos preocupação para com o samba, até porque a nós se junta o Renato Guimarães na criação, para não fugir aos padrões daquilo que achamos ser uma identidade da escola. Agora fazemos samba como nós gostamos, sempre tentando ser criativos.



- Qual foi o melhor( ou que mais gostaram ) samba que vocês composeram ?


RV - Um samba que por acaso não foi vencedor, Charanguinha 2014.

MB - Por estranho que pareça mas o que mais gostamos e reconhecemos qualidades é ao primeiro que apresentámos na Charanguinha mas que infelizmente não passou na direção da escola. Os sambas que o Alexandre Camões me convidou para participar, sendo com ele e para escolas em França, em francês quase totalmente, foi uma boa experiência e um gozo especial.



- Em quanto tempo vocês já composeram um samba?


RV - O tempo Record foi 45 minutos.

MB - Em menos de duas horas já fizemos dois. Este ano tivemos o inverso e para finalizar um dos sambas foi preciso cerca de 2/3 semanas.



- Como funciona a vossa parceria? Cada um escreve uma frase ou as idéias vão surgindo naturalmente?

RV - O Miguel explica isso melhor que eu!

MB - Para ser sincero já o fizemos de várias maneiras, sendo que cada uma tem o seu sentido. Já fizemos melodia primeiro e encaixamos letra, já fizemos frase a frase, mas geralmente temos letra primeiro e vamos adaptando e reescrevendo consoante as nuances que queremos de melodia.
A nossa parceria funciona na perfeição porque falamos a mesma linguagem, sendo que eu escrevo e corrijo melodias, ele mete melodias e corrije letras.


- Tem encontrado enredos mais delicados parta compor o samba ?

RV - Na verdade sim. Existem temas mais complicados para compor mas normalmente até são esses mesmo que nos dá mais gozo, devem ao facto de serem mais desafiantes.


MB - Sim claramente há enredos que dão mais trabalho, que nos dá mais interesse, uns que se tornam mais desafiantes que outros. Isso é normal de acontecer. Por exemplo o enredo "Celebração da Vida" é um tema que é fascinante para escrever, assim como o oposto é um aniversário de uma escola por exemplo, pelo significado do mesmo.

- Qual a sensação de ter vencido este ano já em 3 Escolas de Samba ( Trepa- Charanguinha e Costa de Prata ) ?

RV - É extremamente gratificante. E a melhor sensação de todas é a de ver as pessoas entusiasmadas a cantar os nossos sambas.

MB - É uma sensação de pura satisfação. Quando nos propomos a fazer é óbvio que queremos o melhor, e neste caso queremos o melhor para estas 3 escolas. Sendo nas que mais admiro, que frequento, que desde miúdo acompanho é um orgulho enorme.O ano anterior já tivemos esse prazer no trepa e Charanguinha a diferença neste ano foi participar no concurso da Costa de Prata e também vencer, voltar depois de 2013 a ter essa honra de poder desfilar com uma criação nossa.


- Tem sido cansativo participar de todas estas disputas ?

RV - Não necessariamente. Até porque quem corre por gosto não cansa não é? Além disso os nossos encontros são sempre motivo para brincadeira , alegria, muito samba bom e claro uma cachaçinha para dar aquela inspiração kkk

MB - Gostamos disto, não nos devemos é envolver demasiado.



- Como gostarias de ver a evolução dos compositores de samba de enredo em Portugal ?


RV - Penso que o nível evolui bastante. E toda está qualidade entre os compositores tornam ainda mais saborosas as nossas vitórias.

MB - Cada um evolui ao seu ritmo, e cada qual sabe de si e o que quer para si.O que eu desejo aos meus é evolução e tenho ajudado com o pouco que sei,os que sabem como eu sou e penso estas coisas, no final saímos todos a ganhar.

- Com tens visto a evoluçao de sambas de enredo no samba em Portugal ?


RV - No que fiz respeito aos concursos penso que é muito positivo e enriquecedor pois traz mais diversidade e qualidade a todos os amantes do samba. Com tudo isto as escolas têm assim muito a ganhar com todo o leste de oferta, nesta difícil missão de escolher qual o melhor samba para levar no Carnaval na avenida.

MB - Cada um evolui ao seu ritmo, e cada qual sabe de si e o que quer para si.O que eu desejo aos meus é evolução e tenho ajudado com o pouco que sei,os que sabem como eu sou e penso estas coisas, no final saímos todos a ganhar.
Gostava que pelo menos os que não sabem ou que nunca fizeram, deixa sem de opinar o trabalho dos outros, muitos desses profetas do samba influenciam, com as suas opiniões(opiniões são válidas quando bem redigidas)nas redes sociais, os mais jovens e os outros sambistas em geral, com comentários infelizes onde desvalorizam os seus trabalhos,para enaltecer só de um ou outro amigo, e na verdade nem toda a gente gosta de arroz. A mim não me afeta, conheço muita gente assim, embora sei que para alguns isso sim é o que interessa. Porém os compositores como tenho visto nestes últimos tempos não é por participarem ou encomendar músicas a outros para participar que são melhores ou mais sambistas por isso, para mim deixam de o ser quando vejo tanta falta de humildade e no meu caso inveja de quem vence, podia dar exemplos, mas de certeza que não ia valer de muito, agora se for um dos profetas, aí sim kkk

Que tens achado das disputas de samba nas nossas escola? Que gostarias de ver mudado ou que gostarias de ver acontecer nessas disputas ?

MB - Os sambas estão bons e recomendam se. Temos rapaziada muito boa aqui em Portugal a fazer sambas muito bons também. Claro que cada vez há mais gente a participar e em alguns casos isso não se verifica, mas os "mesmos" de sempre,que já o fazem há anos estão aí de boa saúde.
Nas escolas em que participamos todas têm diferenças nos seus concursos, de um modo geral, a sua forma de votação varia assim como a sua apresentação num dos casos.
A nível da votação são eleitos ou pelo voto dos associados no total, um júri nomeado pela escola ou ainda uma votação tripartida.
Na minha perspetiva qualquer que seja o molde do concurso ele nunca vai agradar a todos, podemos pensar que um é mais imparcial que outro, mas no fim o que tem que ganhar é o melhor, quando isso não acontece é sinal que poderá haver ainda algumas alterações a fazer. Falando dos que já vi de fora acho que tem vencido o melhor em quase, senão todos os casos.
Quando digo melhor, será naturalmente no meu entender!


Obrigado pela vossa colaboração para esta pequena conversa. Tudo de bom pra vocês e continuação de muito sucesso e felicidade naquilo que fazem pelo samba.

RV-Valeu Guerreiro!

MB- Obrigado pela oportunidade de dar um pouco a conhecer o nosso trajeto e algumas opiniões nossas em relação a estes assuntos. O samba é parte de nós e não a nossa vida.
Espero que seja duradouro este seu trabalho de divulgação do samba em Portugal, sempre de forma imparcial e com brio. Um abraço companheiro, e já agora um bom Carnaval para si e para a comunidade em Portugal :)
Abraços