MAIS UMA ESCOLA DE SAMBA EM PORTUGAL ( Porto Alto )


ENTREVISTA COM MARCO SILVA director de bateria da Escola ( responsável pela parte musical e a função de ensinar a tocar instrumentos de uma bateria ) de Samba UNIDOS DA AREPA ( Porto Alto )



- Seu nome e que cargo ocupa na escola ?



O meu nome é Marco Silva , sou a pessoa que está entregue á parte musical deste nosso projecto , com a função de ensinar a tocar alguns dos instrumentos que compõem uma bateria .


- Como foi e de quem foi a ideia de criar esta escola de samba ?


A ideia de formar esta escola de samba ,é algo que tem estado guardado dentro de uma gaveta ,já vai para uns 12anos. Vive-mos numa terra com forte tradição de carnaval , embora muitos digam que o nosso carnaval é mais um carnaval trapalhão, a verdade é que desde que tenho memória sempre foram apresentadas escolas de samba no desfile de carnaval aqui na nossa terra. Estes últimos anos a qualidade desse mesmo desfile tem vindo a decair imenso e já não vemos tanta afluência de gente como se via antigamente, daí termos decidido que seria este ano que iria-mos dar o nosso contributo e conhecimento da grande festa que é o Carnaval,e assim nasceu a Escola de Samba Unidos da Arepa. A Arepa é uma colectividade que tem pouco mais de 20 anos ,se não estou em erro vai celebrar 23 no próximo dia 18, e tem várias secções desportivas e culturais.

- Já receberam muitas inscrições ?


As inscrições estão abertas a todos que tenham interesse em participar deste novo projecto , a partir dos 8 anos sem limite de idade, e tanto para a parte da bateria ,como para a parte da dança. Já contamos com uma dezena de elementos e com a participação da secção das danças de salão da Arepa ,á qual ficará muitíssimo bem entregue a comissão de frente da nossa escola.


- Que apoios vos são fornecidos para ajudar no projecto ?


Neste momento não temos qualquer ajuda ou apoio das entidades da terra, contamos com a boa vontade e disponibilidade financeira de conhecidos e amigos e claro dos membros participantes da Escola de Samba .

- Alguns dos vossos elementos que vão desenvolver este projecto tem experiencia de algo no samba ?



No que toca a experiênçia e conhecimento da causa, posso lhe adiantar que eu mesmo tenho 6 anos como percursionista de escola de samba , foi o inicio de tudo e foi em Genéve , estive emigrado cerca de 10 anos na Suiça e foi lá que entrei no mundo do samba pela mão do Mestre Israel Tavares , o nome da bateria era  "Bateria Cachaçamba". Depois disso e já em Portugal estive ligado a projectos mais pequenos. a nossa professora de samba , a minha excelentíssima esposa, lol , Aurea Stella, também têm muitos anos de participação como passista em diversas escolas aqui da região.


- Vão procurar sair já no proximo Carnaval com Enredo proprio ?


2017 será a primeira participação dos Unidos da Arepa, iremos fazer um cover de um enredo de 1995 apresentado pela Portela mais precisamente, ligeiramente alterado a nivel da letra , esperamos conseguir ter a parte da bateria a desfilar na avenida, se tal não for possível, não faz mal, estaremos lá na mesma e iremos gritar bem alto: " Abram alas, deixem a Arepa passar, somos voz que não se cala, somos canto de alegria no ar".

Visitem a pagina da Escola no Facebook em : Escola de Samba Unidos da Arepa


Desde já o nosso grande obrigado, da parte dos Unidos da Arepa para si e todos os que vivem e vibram com o samba em Portugal e arredores, Saudações Sambistas.