ENTREVISTA COM JOANA MIRA - Gres Capricho de Abrigada


               ENTREVISTA COM JOANA MIRA




- Nome e idade ?

Joana de Castela e Mira / 28 anos


- Como e quando começou esta tua historia com o samba e qual o teu trajecto?


A minha história? Penso que começou ainda na barriga da minha mãe… (risos) Sinceramente, não sei…. Desde que me lembro de ser gente que o samba faz parte do meu dia-a-dia! Até a música “Come a papa Joana” virava samba acompanhado de violão sempre que fazia cara feia à sopa da minha mãe….
O meu trajeto como sambista começa, como é óbvio, em Abrigada. Apesar de não me lembrar, bem cedinho integrei a ala mirim. O meu trajecto passa por esta escola toda a minha vida apesar de não sair sempre na Avenida (durante algum tempo integrei apenas a comissão de apoio). Desde o ano de 2009 que fiz parte da Comissão de Carnaval, tendo-me mantido como Gestora do espólio da escola até a Abril deste ano (ao ser eleita a nova Comissão). Desde o ano em que a escola fechou funções, aproveitei para me envolver em novos projectos. Desta forma, participei durante um ano na Escola de Samba Sócios da Mangueira (desfiles de Carnaval, espectáculos de palco e participação no concurso de destaques) e organizei em conjunto com a ARCAS um projecto de passistas em Samora Correia denominado Passerelle Sambista durante os últimos 2 anos.


- O que levou a escola a ter interrompido de novo as suas actividades depois de um ano muito intenso como foi esse último em 2014?


Não foi nada que já não previsse…. Aliás, penso que haja um filme seu no dia da Festa Tropical em que refiro exactamente isso! Abrigada não tem Carnaval próprio…. Esse é o principal ponto! O facto de não termos uma ajuda certa da nossa Câmara ou Junta de Freguesia torna tudo muito mais complicado! Todos os anos estamos à procura de contrato. Seja manter o anterior ou arranjar um novo. Com esta crise financeira torna-se muito difícil, cada vez mais difícil arranjar um contrato que seja…. Quanto mais o valor que precisamos para pôr a escola na rua com o brilho que ela merece!
O segundo ponto, Abrigada é uma aldeia pequena… Tem muito pouca gente… Com a falta de tempo e de dinheiro é complicado manter as pessoas… A maioria de nós trabalha longe… Trabalha muito… Pessoas que movimentavam imenso a escola de samba não estão cá… Antigamente… Quase todas as noites o pessoal estava na sede…. Hoje? Bem numa terra com tão poucos habitantes existem 5 cafés abertos à noite…. As pessoas dispersam…. A mentalidade é outra….
O terceiro ponto, está muito próxima do Carnaval de Torres Vedras… Como devem calcular a cultura da nossa região baseia-se mais nas “Matrafonas” do que na arte do samba! Tenho plena noção que a maioria das pessoas que nos vêm nas ruas da nossa terra vão mais pela beleza do que pelo show que lhes estamos a prestar!
O quarto e último ponto… A dura realidade é que não soubemos manter a Capricho de Abrigada…. Nem eu sei dizer o porquê… Talvez a culpa nem seja nossa… Talvez seja… Talvez sejam os pontos acima referidos…. Mas a chama ia-se apagando… Eu que vivi todas as fases da escola… sinto isso… e sei que outras pessoas também o sentem….


- Nestes dois anos estiveste inserida em outra realidade...outro Carnaval...como foi a tua experiencia nos Sócios da Mangueira e que obtiveste dessa experiencia?


Neste momento sinto que sem samba é difícil estar… É algo de que preciso para o meu bem estar… Ao levar com a notícia arrebatadora que não havia Comissão para dar continuidade a Abrigada… Pensei logo nos Sócios da Mangueira… Bem, eu poderia enumerar mil e uma razões para ir para lá… Mas palavras para quê? Já alguma vez os ouviram? Quem os viu sabe do que falo… é impossível ficar indiferente!! E depois era o facto de defenderam as cores verde e rosa, de conhecer alguns dos constituintes e de me identificar muito com a filosofia deles! Só havia um problema no meio disto tudo… A distância… Pensei muito nisto… Mas não me arrependo nem um bocadinho de cada tostão gasto e de cada quilómetro feito! A experiência enriqueceu-me em todos os aspectos! As pessoas são maravilhosas, acolheram-me todos de braços abertos (sim, eu tinha receio de ser vista como forasteira…)! Fiz muitos amigos… E tenho tantas saudades deles!! Tantas saudades dos ensaios… Tantas saudades de dormir cedo (Sim toda a gente brincava comigo... Mas era apenas cansaço) no sofá da Inês mais o gato dela! Souberam respeitar a distância e o meu trabalho! Sim, porque estava muito ausente! Não podia estar em todos os ensaios… Em todas as saídas! Mas não era porque não queria! Ou estava a trabalhar ou era o dinheiro que não esticava… E acima de tudo… aprendi muito! Sobre regras, sobre samba, sobre fantasias! E vi um espelho em muitas pessoas que estavam lá…. Vi a mesma paixão… a mesma “maluqueira”! Juro! Pensei…. “Tchiiii! Afinal não sou a única!!” Cantarei sempre… “Nessa vida, serei sócios da mangueira”
Outro Carnaval… Parece-me haver alguns conflitos de interesses entre quem organiza e quem avalia o Carnaval na Mealhada. Mas gostei do facto de haverem mais escolas perto e de haver uma competição saudável entre elas… Lá respira-se samba, sem dúvida!


- Como foi a ideia da concretização do renascimento da Escola?


Como se deve calcular, eu tentei inúmeras vezes… Mas desta vez foi o contacto que me chegou a mim… Após mais um Carnaval em Abrigada sem samba… E com um baile de carnaval quase vazio, um grupo de sambistas juntou-se e começaram a fazer uma Comissão. A notícia chegou através do Duarte Santos… E apesar de não poder estar tão presente como em anos anteriores…. Aceitei claro!



- Como esta a aderencia de novos sambistas? Os antigos regressaram também ? Estão entusiasmados e acreditam nesta nova fase ?


A adesão de novos está excelente! Temos tido imensas pessoas novas numa fase que para muitos pode parecer muito antecipada mas que é imprescindível para conseguirmos alcançar o nível que tínhamos.
Relativamente aos antigos… Temos 3 tipos de ex sambistas…. Os que estão super entusiasmados e estão envolvidos no projecto, os que ainda estão a ver se a ficha entra e apesar de estarem presentes ainda não estão envolvidos e os que ainda nem apareceram.
Apesar de tudo, penso que é normal isto acontecer… já contava que o arranque fosse complicado e que a altura não é a melhor…. Em meados de Setembro/ Outubro… Quando já tivermos feito algumas iniciativas…. E quando começarmos a preparar o Carnaval, penso que será diferente.



- Quais as maiores dificuldades e maiores necessidades sentidas pela Escola de Samba de Abrigada nestes últimos anos?


Nos últimos anos? Dinheiro acima de tudo! Mas, na minha opinião faltam mais coisas… Não à escola… Mas às pessoas… Não a todas… Nem à maioria (e ainda bem!)… Mas a algumas… Altruísmo, capacidade de entreajuda e camaradagem, espirito de sacrifício e humildade! São bens essenciais para que os trabalhos corram sobre rodas e a Comissão se sinta minimamente motivada. Estou na esperança que com esta paragem as coisas tenham mudado…. Até agora está a correr tudo lindamente!


- Que apoios tem para suportar os custos do material e trabalhos para o Carnaval ?


Neste momento? Absolutamente nenhum! Partimos para o abismo… Temos um pequeno pé de meia que conseguimos manter desde o último ano… e a ajuda dos sambistas que aceitaram o pagamento de uma quota anual (que até agora não existia)… e que sugere a abertura e a vontade de erguer a escola! Assim como a Assembleia…. Estava cheeeeia! Foi tão bom! Agora estamos a organizar eventos para ver se conseguimos angariar fundos e vamos procurar patrocínios na esperança que alguém nos ajude. Qualquer ajuda é bem vinda!


- Como esta o momento actual da Escola de Samba de Abrigada ?


Actualmente estamos a preparar a escola para espectáculo de palco. E estamos a tentar regressar às raízes… Samba no pé, instrumento a instrumento… Tudo do início. Até porque o facto de termos muitos sambistas novos o exige. Já temos 2 eventos agendados. Em Maio o Jantar do Sambista e em Julho uma festa. Relativamente ao Carnaval 2017 já temos tema para samba enredo, sinopse e rascunho das fantasias.


- Que projectos futuros para a Escola de Samba de Abrigada ? Esta em vista também o regresso daquela que era a maior festa de samba do país ... a vossa Festa Tropical ?

Temos muitos projectos em vista… Mas vamos um de cada vez… Temos que ir devagar conforme o orçamento permita. A Festa Tropical é, sem dúvida, um dos nossos projectos mais ambiciosos! Quase de certeza será garantida, mas não este ano… Queremos estar no nosso melhor ao subirmos ao palco!


- Como ves o actual momento do Carnaval em Portugal relativamente as escolas de samba?

Enquanto tive na Mealhada tive o prazer de assistir ao carnaval de Estarreja e Ovar. Penso que as melhores escolas se encontram sem dúvida a Norte. É o nível, a originalidade e a consistência… Todas nós evoluímos bastante, sem dúvida!


- O que achas mais necessário para melhorar o samba no nosso país e a actividade das escolas de samba?


Gostava de uma maior aceitação por parte da população portuguesa e das organizações. Que percebessem os gastos que temos e que nos dessem mais visibilidade. Já se começam a ver algumas evoluções nesse aspeto também… Principalmente em Ovar. E isso é muito bom! Também penso que o maior contacto entre as escolas é essencial. Mais coisas com a Mega Bateria ou o Troféu Nacional! A troca de experiências é essencial assim como o convívio.


- Quais os seus momentos mais felizes no samba? E os menos felizes?


Mais felizes – Sempre que a minha escola sai.
Menos felizes – Sempre que fico parada no Carnaval.


Obrigado por esta pequena sobre samba. Felicidades para ti e para a Escola de Samba Capricho de Abrigada.

Obrigada por tudo! beijinho.