NO SAMBA A NORTE NÃO TEM "NINGUEM " QUE NÃO CONHEÇA ESTE VERSATIL ( JÁ FOI PASSISTA, RITIMISTA E ACTUALMENTE É INTERPRETE ) E ENORME SAMBISTA . ZÉ ARMANDO- GRES CHARANGUINHA DE OVAR

Graças á internet e aos maiores intercambios e festas entre as escolas de samba de Portugal mais nos vamos conhecendo uns aos outros bem como tendo noção do trabalho que é feito em prol do samba por todo o país. É TAMBÉM ESSA A FINALIDADE DAS ENTREVISTAS DESTE BLOG
Obrigado companheiro por esta pequena conversa sobre samba
1º Nome e idade?
Zé Armando. 38 Anos
2º Como foi o teu início destas andanças pelo samba?
O Gosto pelo Samba surge nos inícios da década de 80 com o aparecimento deste contagiante ritmo no Carnaval de Ovar.
3ºQual o seu trajeto como sambista?
Bom… Como sambista iniciei a minha “carreira” na Escola de Samba Juventude Vareira em 1987 tocando tamborim. Com o surgimento em ovar dos Sambas de Enredo e com um desfile exclusivo das Escolas de Samba no sábado anterior ao Domingo Gordo, surgiu a oportunidade de sair como 2º Puxador ao lado de meu amigo Gilberto Maia em 89 e 90… Findo o Carnaval de 90 e com meus amigos Paulinho (Martini) e Fernando (Toyota) então elementos da Juventude, ingresso na Charanguinha como passista, sem nunca descurar o meu lado de batuqueiro nos ensaios e nas “rodas de Samba” até 97… Como o tempo passa e a idade ia pesando, em 98 entrei para tocar tamborim na bateria ROXEBRANCO até ao ano passado… Por motivos de força maior este ano deparamo-nos c
om a falta de puxador, sob proposta de várias pessoas e em conjunto com meu parceiro Carlos Bofia e com o moleque (que se quiser e souberem esperar vai la chegar) Rodriguinho do Cavaco aceitamos este desafio embora conscientes da responsabilidade.
4ºQue alterações e melhorias desejavam que acontecessem no Carnaval de Ovar?
A ordem nos desfiles… Sou a favor do sorteio puro…Sendo que reina a lei da antiguidade…
Os grupos do fim do desfile não sabem é o que é desfilar de dia e gostava de ver o desempenho dos grupos da frente a desfilar com o povo a passar pelo meio deles e estorvar-lhes as coreografias… Fica no ar…
5ºComo vê o atual momento do Carnaval em Ovar relativamente as escolas de samba?
Somos quatro Escolas de Samba completamente diferentes… Temos realidades diferentes e sobretudo estilos diferentes. Mas temos que ir mentalizando o povo que enquanto Escolas de Samba temos regras e como tal temos que nos reger pelo conceito. Dou-te um exemplo: Porta Bandeira e Mestre-Sala não desfilam onde deveriam desfilar, falo de posição no terreno, em Ovar desfilam logo atras da Comissão de Frente porque o povo reconhece a escola consoante a cor da bandeira …
6ºQuais as maiores dificuldades sentidas pela tua escola de samba ou/e em geral pelas escolas Ovar?
As dificuldades prendem-se sobretudo ao nível das infraestruturas… Por exemplo “espaço sede”… Nem todas têm a s mesmas condições financeiras, temos que suportar todas as despesas inerentes inclusive o aluguer… O que não acontece com grade parte dos grupos de carnaval…
7º Que alterações e evoluções aconteceram agora com a Charanguinha depois de um período difícil com algumas saídas de cargos importantes da escola?
Olha Guerreiro, em relação às saídas eu preferia nem comentar até porque são de natureza pessoal e eu não sou ninguém para julgar que
m quer que seja por ter ido embora, embora fique triste por ver gente que acrescentava qualidade a Escola sair…
Em relação às alterações, por brincadeira a malta costuma comentar que a manta é curta, mas tapando daqui e destapando dali conseguimos o mais importante, uma força interior e uma união, não só dentro da bateria mas também por toda a Coletividade que nem nós (GRES CHARANGUINHA) sabíamos que tínhamos…
8ºComo aconteceu esse " repentismo " de teres sido interprete da Charanguinha este Carnaval?
Não foi repentismo… Toda a gente sabe que sempre gostei de cantar, alias, eu e o microfone temos uma relação muito saudável já de há muitos anos, embora sempre mais numa de encantar do que cantar. Este ano e devido às circunstâncias foi, um bocadinho mais a sério…
9º Que projetos e ambições, futuras para a Charanguinha?
Tenho principalmente um desejo que deixo aqui, até porque serve de ambição para um projeto futuro: Fazer o carnaval de 2013 com a mesma dedicação e vontade por parte desta nova geração da Comunidade ROXEBRANCO, até para que tenhamos a certeza que não foi sorte de principiante…
10º Como correu o Carnaval este ano?
O Carnaval correu muito bem, a nível “artístico” até correu melhor do que eu esperava… Vi uma Charanguinha muito coesa com harmonia, muito bem “vestida”, com conjunto e uma alegoria fantásticos e sobretudo com uma alegria e um sorriso aberto como há muito tempo não via…
A nível pessoal foi diferente, eu pago pra cá andar e para me divertir, mas visto que abracei este projeto de corpo e alma, não me pude meter em grandes aventuras nem em loirinhas geladas… Foi mais á base de chazinhos e coisas assim pro quentinho… Mas sinto que valeu a pena o esforço…
11º Como vês a evolução das escolas de samba em Portugal?

Olha, até porque nem conheço o trabalho de grande parte das Escolas por este país fora, Gostava apenas de focar a evolução e o trabalho FANTASTICO que se tem vindo a fazer nas Comissões de Frente em Estarreja… Grande trabalho… A seguir…. Sim, porque temos que ser humildes e seguir os bons exemplos…
12ºCom muitos anos de ritimistas, como vês atualmente a bateria da Charanguinha e quais as baterias que mais tem evoluído e que mais admiras?
È como tu dizes… Enquanto ritimista dá-me um prazer enorme tocar na “ Joia da Coroa” da minha CHARANGUINHA. Quero realçar o esforço de todos que estão a ajudar a erguer a NOTA DEZ e sobretudo o trabalho do Mestre Sérgio Soleirinha que não tá fácil… Força Soleirinha… Tamos Juntos…
Eu não olho nem dou muita importância a shows de Bateria da mesma forma que grande parte das pessoas. E u entendo que as “Bossas”, os “braikes”, as “viradas” e etc. devem ser feitos durante e SÓ quando o Samba pede. O que se tem assistido em grande parte dos espetáculos é precisamente o contrário…
Em relação às baterias, não queria estar a particularizar, Embora aprecie as baterias que tocam aquele sambinha “ agreste” como o da bateria da minha Escola…
14º A nível nacional que mudanças ou evoluções gostaria de ver acontecer para melhorar o nível das escolas de samba e dos seus desfiles?
Mudanças? Percurso… Não conheço todos, mas pelo que me dá a entender nos vídeos que circulam por aí... Um desfile feito sem bancadas e às curvas tira toda a qualidade a qualquer Escola. Perde-se o som, perde-se em alguns aspetos como harmonia e conjunto e principalmente quem está a ver, não tem a perspetiva que se deve ter ao ver passar uma Escola de Samba…
15º Concordas com os moldes em que é realizado e disputado (quesitos e jurados que estão a concurso) o TROFÉU Nacional em Estarreja?
Já ouvi tanta gente falar bem e mudar de ideias e vice-versa que nem me ocorre dizer nada a esse respeito… Mas de qualquer forma, antes e muito antes do desfile todas estão informadas e ao corrente das regras do jogo. Se participam é porque querem… Depois, se é justo ou não?????!!!!!!! Fica na consciência de quem vota…
16º Como são vistas e encaradas as rivalidades existentes entre as escolas na Ovar? Como é a convivência entre as escolas de Ovar?
A convivência está cada vez melhor. Em relação à rivalidade, não vejo que haja de forma fanática, embora se conste que há por aí uns rituais nos batismos mas de forma geral é relativamente saudável… Como sabes tenho amigos em todo lado, não queria entrar por aí…
17º Que opinião tens sobre as rivalidades existentes entre as escolas em Portugal?
Parece-me que as rivalidades são mais focadas dentro das várias localidades do-que entre “Norte-Sul”, “Ovar-Estarreja”, “Mealhada-Figueira” ou outra conjugação qualquer… Quer me parecer que haja mais problemas cri
ados entre elementos do-que entre as instituições em si…
18ºQuais os momentos mais felizes no samba? E os menos felizes?
O mais feliz? Este campeonato em Ovar. O regresso da super Campeã ao Carnaval de Ovar, depois de tudo o que passamos, das alterações que sofremos no seio da Escola de Samba CHARANGUINHA foi mais que merecido…
O menos feliz? A perda duma amizade que perdurava há mais de vinte anos, pela falta de sensibilidade e porque a pessoa em causa depois de subir num palco, convidado (tenho duvidas) por uma Escola de Ovar, não ter reconhecido tudo que a instituição fez por ele limitando-se a agradecer ao Sr. João Fernando e ao povo de Ovar… ninguém merecia, muito menos eu… LAMENTAVÉL…
19º Para terminar que conselhos ou sugestões darias, aos sambistas portugueses?
Sugeria á nossa “TRIBO” que colocasse de lado todas as diferenças e “SEM MENOSPREZAR NINGUÉM”, se unisse em prol da evolução desta nossa paixão… O SAMBA…
Aos Portugueses em geral… “SEJAM SAMBISTAS TAMBÉM!!!!!!!”
Obrigado pela colaboração companheiro. Obrigado também por seres meu amigo verdadeiro. Muitas felicidades…
Obrigado Guerreiro, pela oportunidade e por fazeres parte do meu vasto leque de amigos… Sempre que precisares de colaboração para a dignificar o SAMBA… Podes contar comigo… Sucesso na tua vida pessoal e pro teu blog…
Valeu companheiro…
Zé Armando. 38 Anos
2º Como foi o teu início destas andanças pelo samba?
O Gosto pelo Samba surge nos inícios da década de 80 com o aparecimento deste contagiante ritmo no Carnaval de Ovar.
3ºQual o seu trajeto como sambista?
Bom… Como sambista iniciei a minha “carreira” na Escola de Samba Juventude Vareira em 1987 tocando tamborim. Com o surgimento em ovar dos Sambas de Enredo e com um desfile exclusivo das Escolas de Samba no sábado anterior ao Domingo Gordo, surgiu a oportunidade de sair como 2º Puxador ao lado de meu amigo Gilberto Maia em 89 e 90… Findo o Carnaval de 90 e com meus amigos Paulinho (Martini) e Fernando (Toyota) então elementos da Juventude, ingresso na Charanguinha como passista, sem nunca descurar o meu lado de batuqueiro nos ensaios e nas “rodas de Samba” até 97… Como o tempo passa e a idade ia pesando, em 98 entrei para tocar tamborim na bateria ROXEBRANCO até ao ano passado… Por motivos de força maior este ano deparamo-nos c

4ºQue alterações e melhorias desejavam que acontecessem no Carnaval de Ovar?
A ordem nos desfiles… Sou a favor do sorteio puro…Sendo que reina a lei da antiguidade…
Os grupos do fim do desfile não sabem é o que é desfilar de dia e gostava de ver o desempenho dos grupos da frente a desfilar com o povo a passar pelo meio deles e estorvar-lhes as coreografias… Fica no ar…
5ºComo vê o atual momento do Carnaval em Ovar relativamente as escolas de samba?
Somos quatro Escolas de Samba completamente diferentes… Temos realidades diferentes e sobretudo estilos diferentes. Mas temos que ir mentalizando o povo que enquanto Escolas de Samba temos regras e como tal temos que nos reger pelo conceito. Dou-te um exemplo: Porta Bandeira e Mestre-Sala não desfilam onde deveriam desfilar, falo de posição no terreno, em Ovar desfilam logo atras da Comissão de Frente porque o povo reconhece a escola consoante a cor da bandeira …
6ºQuais as maiores dificuldades sentidas pela tua escola de samba ou/e em geral pelas escolas Ovar?
As dificuldades prendem-se sobretudo ao nível das infraestruturas… Por exemplo “espaço sede”… Nem todas têm a s mesmas condições financeiras, temos que suportar todas as despesas inerentes inclusive o aluguer… O que não acontece com grade parte dos grupos de carnaval…
7º Que alterações e evoluções aconteceram agora com a Charanguinha depois de um período difícil com algumas saídas de cargos importantes da escola?
Olha Guerreiro, em relação às saídas eu preferia nem comentar até porque são de natureza pessoal e eu não sou ninguém para julgar que

Em relação às alterações, por brincadeira a malta costuma comentar que a manta é curta, mas tapando daqui e destapando dali conseguimos o mais importante, uma força interior e uma união, não só dentro da bateria mas também por toda a Coletividade que nem nós (GRES CHARANGUINHA) sabíamos que tínhamos…
8ºComo aconteceu esse " repentismo " de teres sido interprete da Charanguinha este Carnaval?
Não foi repentismo… Toda a gente sabe que sempre gostei de cantar, alias, eu e o microfone temos uma relação muito saudável já de há muitos anos, embora sempre mais numa de encantar do que cantar. Este ano e devido às circunstâncias foi, um bocadinho mais a sério…
9º Que projetos e ambições, futuras para a Charanguinha?
Tenho principalmente um desejo que deixo aqui, até porque serve de ambição para um projeto futuro: Fazer o carnaval de 2013 com a mesma dedicação e vontade por parte desta nova geração da Comunidade ROXEBRANCO, até para que tenhamos a certeza que não foi sorte de principiante…
10º Como correu o Carnaval este ano?
O Carnaval correu muito bem, a nível “artístico” até correu melhor do que eu esperava… Vi uma Charanguinha muito coesa com harmonia, muito bem “vestida”, com conjunto e uma alegoria fantásticos e sobretudo com uma alegria e um sorriso aberto como há muito tempo não via…
A nível pessoal foi diferente, eu pago pra cá andar e para me divertir, mas visto que abracei este projeto de corpo e alma, não me pude meter em grandes aventuras nem em loirinhas geladas… Foi mais á base de chazinhos e coisas assim pro quentinho… Mas sinto que valeu a pena o esforço…
11º Como vês a evolução das escolas de samba em Portugal?

Olha, até porque nem conheço o trabalho de grande parte das Escolas por este país fora, Gostava apenas de focar a evolução e o trabalho FANTASTICO que se tem vindo a fazer nas Comissões de Frente em Estarreja… Grande trabalho… A seguir…. Sim, porque temos que ser humildes e seguir os bons exemplos…
12ºCom muitos anos de ritimistas, como vês atualmente a bateria da Charanguinha e quais as baterias que mais tem evoluído e que mais admiras?
È como tu dizes… Enquanto ritimista dá-me um prazer enorme tocar na “ Joia da Coroa” da minha CHARANGUINHA. Quero realçar o esforço de todos que estão a ajudar a erguer a NOTA DEZ e sobretudo o trabalho do Mestre Sérgio Soleirinha que não tá fácil… Força Soleirinha… Tamos Juntos…
Eu não olho nem dou muita importância a shows de Bateria da mesma forma que grande parte das pessoas. E u entendo que as “Bossas”, os “braikes”, as “viradas” e etc. devem ser feitos durante e SÓ quando o Samba pede. O que se tem assistido em grande parte dos espetáculos é precisamente o contrário…
Em relação às baterias, não queria estar a particularizar, Embora aprecie as baterias que tocam aquele sambinha “ agreste” como o da bateria da minha Escola…
14º A nível nacional que mudanças ou evoluções gostaria de ver acontecer para melhorar o nível das escolas de samba e dos seus desfiles?
Mudanças? Percurso… Não conheço todos, mas pelo que me dá a entender nos vídeos que circulam por aí... Um desfile feito sem bancadas e às curvas tira toda a qualidade a qualquer Escola. Perde-se o som, perde-se em alguns aspetos como harmonia e conjunto e principalmente quem está a ver, não tem a perspetiva que se deve ter ao ver passar uma Escola de Samba…
15º Concordas com os moldes em que é realizado e disputado (quesitos e jurados que estão a concurso) o TROFÉU Nacional em Estarreja?
Já ouvi tanta gente falar bem e mudar de ideias e vice-versa que nem me ocorre dizer nada a esse respeito… Mas de qualquer forma, antes e muito antes do desfile todas estão informadas e ao corrente das regras do jogo. Se participam é porque querem… Depois, se é justo ou não?????!!!!!!! Fica na consciência de quem vota…
16º Como são vistas e encaradas as rivalidades existentes entre as escolas na Ovar? Como é a convivência entre as escolas de Ovar?
A convivência está cada vez melhor. Em relação à rivalidade, não vejo que haja de forma fanática, embora se conste que há por aí uns rituais nos batismos mas de forma geral é relativamente saudável… Como sabes tenho amigos em todo lado, não queria entrar por aí…
17º Que opinião tens sobre as rivalidades existentes entre as escolas em Portugal?
Parece-me que as rivalidades são mais focadas dentro das várias localidades do-que entre “Norte-Sul”, “Ovar-Estarreja”, “Mealhada-Figueira” ou outra conjugação qualquer… Quer me parecer que haja mais problemas cri

18ºQuais os momentos mais felizes no samba? E os menos felizes?
O mais feliz? Este campeonato em Ovar. O regresso da super Campeã ao Carnaval de Ovar, depois de tudo o que passamos, das alterações que sofremos no seio da Escola de Samba CHARANGUINHA foi mais que merecido…
O menos feliz? A perda duma amizade que perdurava há mais de vinte anos, pela falta de sensibilidade e porque a pessoa em causa depois de subir num palco, convidado (tenho duvidas) por uma Escola de Ovar, não ter reconhecido tudo que a instituição fez por ele limitando-se a agradecer ao Sr. João Fernando e ao povo de Ovar… ninguém merecia, muito menos eu… LAMENTAVÉL…
19º Para terminar que conselhos ou sugestões darias, aos sambistas portugueses?
Sugeria á nossa “TRIBO” que colocasse de lado todas as diferenças e “SEM MENOSPREZAR NINGUÉM”, se unisse em prol da evolução desta nossa paixão… O SAMBA…
Aos Portugueses em geral… “SEJAM SAMBISTAS TAMBÉM!!!!!!!”
Obrigado pela colaboração companheiro. Obrigado também por seres meu amigo verdadeiro. Muitas felicidades…
Obrigado Guerreiro, pela oportunidade e por fazeres parte do meu vasto leque de amigos… Sempre que precisares de colaboração para a dignificar o SAMBA… Podes contar comigo… Sucesso na tua vida pessoal e pro teu blog…
Valeu companheiro…