ENTREVISTA COM HUGO PINTO

ENTREVISTA COM UM DOS COMPOSITORES E INTERPRETES DA ESCOLA DE SAMBA TREPA NO COQUEIRO de SESIMBRA HUGO PINTO


1- Nome e idade?
Hugo Lopes Pinto,34 anos.
2- Quando foi o teu começo no samba ?
Foi em 1986 no 2ºano do Marisamba o meu primeiro contato com o samba e com a realidade de desfile de escola de samba.
3- Qual o teu percurso como sambista até aos dias de hoje ?
Foi esse 1º ano no Marisamba tinha eu 9 anos,depois apesar de sempre muito proximo do samba nunca mais voltei a desfilar em E.S.,mais tarde em 1999 eu e alguns amigos fundámos A.R.Bigodes de Rato,onde estive durante 8 anos até ingressar na G.R.E.S. Trepa no Coqueiro até aos dias de hoje.
4- Quais as funções que desempenhas actualmente no Gres Trepa no Coqueiro ?
Faço parte da comissão administrativa,até que haja nova direção,pertenço a ala de interpretes de samba da escola,dedico-me tambem à parte de composição de samba e dou o meu contributo no grupo de palco.
5- Quais foram os momentos que marcaram mais a tua vida de sambistas ?
Quando estás feliz e fazes aquilo que gostas todos os momentos são marcantes,vivi momentos maravilhosos nos Bigodes,os piratas,o circo,alegria geral entre outros, ficarão para sempre no meu coração,adorei desfilar com os Saltaricos em Estarreja e conhecer pessoas espetaculares, toda a experiencia vivida no RJ,na Mangueira,Salgueiro e com grandes bambas do samba,e agora o Trepa do qual já sou sócio há muitos anos,mas só agora à 4 anos para cá me entreguei de corpo e alma.
Por trás de todos estes momentos marcantes no samba,está e esteve um valor que eu prezo muito,a AMIZADE e que desejo que assim continue.
6- De que mais tens saudades do Carnaval de Sesimbra ?
Recordo com alguma nostalgia as noites maravilhosas no Ginásio,sempre fui muito folião...
7- Quais as pessoas que mais vos marcaram ( influenciaram) a nivel nacional no samba ?
A nível nacional,ainda que a mim não diretamente o Reinaldo que foi o impulsionador do samba em sesimbra,o Luis Taklin,aquelas noites no xeque mate,foi aí que ganhei o gosto pelo samba,agora dos que trabalhei adoro o meu amigo Carlos Pinto (Caneca).
8- Quais os maiores progressos que vês no Carnaval em Sesimbra nos ultimos anos ?
Tenho a ideia que de facto algumas E.S.,e Grupos Axé estão no caminho certo e estão a progredir ,agora o Carnaval de Sesimbra está é a regredir de ano para ano.
9- Que mudanças e beneficios gostarias que houvesse no Carnaval de Sesimbra ?
Mudanças??

Seriam muitas,mas a mentalidade é a principal.
Criem condições para promover o melhor espetaculo que a terra tem,há um ditado que diz"Deus dá nozes a quem não tem dentes".
10- Qual a tua analise também ao actual momento das escolas sesimbrenses ?
Todas elas no plano financeiro têm dificuldades,ainda que com muito trabalho ,no geral tenham evoluido,umas mais que outras como é obvio.
11- Que achas que seria preciso para um maior desenvolvimentos das escolas em Sesimbra ?
Alargar horizontes,chamar quem sabe mais para junto de nós,maior disponibilidade e dedicação dos intervinientes para aprender,criar uma estrutura global que nos dê estabilidade financeira,quer através de publicidade ou de um circuito fechado,e uma maior promoção do espetaculo.
12- Como analisas o momento actual das escolas de samba em Portugal ?
Pelo que sei e tambem pelo que vejo no teu blog num modo geral estão no caminho certo,a evoluir de ano pra ano.
13- Que desejarias ver acontecer com o samba a nivel nacional ?
A nivel nacional o melhor beneficio é sempre o convivio e a troca de conhecimento,seria interessante um desfile nacional,mas justo,e a criação das saudosas festas tropicais.
14- Como está o actual momento na vossa escola ( Gres Trepa no Coqueiro ) ?
O Trepa no Coqueiro está bem,no caminho certo,ultrapassou um momento atribulado,com mudanças de direções sucessivas,mudança de sede forçada,tudo ao mesmo tempo que preparava mais um carnaval,mas com o esforço de todos conseguimos,agora daqui pra frente pensamos evoluir dia a dia como E.S..
15- Como interprete e compositor como analisas o actual momento dos sambas em Sesimbra ? Que mudanças ? Que evoluções ?
O atual momento é saudavel,muita gente nova a crer compôr,todas as E.S. levam sambas originais,nos concursos cada vez mais hipoteses de escolha,agora bom ou mau isso depende sempre da inspiração de cada compositor.
Quanto a evoluções ou mudanças,existe sempre a preocupação de acompanhar o que se faz no RJ,e penso que o ritmo cada vez mais elevado é a grande diferença em relação ao passado.
16- E a nivel nacional como tem visto a evolução ( principalmente agora que praticamente todas as escolas fazem samba original) ?
A nivel nacional fazerem praticamente todas samba original já é uma grande evolução,acho fundamental para as E.S.criarem raízes fortes e identidade própria.
17- Como tens visto a evolução( em alguns casos regressão ) das baterias em sesimbra ?
Quanto a baterias,na minha opinião existem 3 pilares fundamentais,a estrutura e organização da própria escola,a aplicação e dedicação dos seus batuqueiros e a capacidade do seu mestre de bateria,se um destes não funcionar não tens uma boa bateria.Em Sesimbra temos desde o 8 até ao 80.
18- E a nivel nacional como vês o panorama do trabalho realizado com as baterias?
No panorama nacional,daquilo que conheço,principalmente das escolas mais a norte é no geral o seu melhor sector,trabalham muito e todo o ano,mas têm todas as condições e apoios para o fazer,os 3 pilares funcionam na perfeição,os meus parabéns pelo trabalho desenvolvido.
19- Deixa algum comentario, algum desejo, alguma nota para os sambistas em geral.
Fica aqui o meu desejo de uma UNIÃO cada vez mais forte entre todos aqueles que gostam e têm a paixão pelo SAMBA.
"...A Amizade nem mesmo a força do tempo irá destruir..."
Ao A.Guerreiro os meus parabéns pelo trabalho desenvolvido no seu blog em prol da divulgação do samba nacional e internacional.
Obrigado pela colaboração para nos dar-mos a conhecer uns aos outros e como pensamos esta nossa paixão que é o SAMBA.
O prazer foi todo meu pela entrevista.
Um abraço,HUGO PINTO