ENTREVISTA COM RAUL CUSTODIO



ENTREVISTA COM O COMPOSITOR E CAVAQUINISTA RAUL CUSTÓDIO DO GRES TREPA NO COQUEIRO DE SESIMBRA

Nome e idade ?
Raul Custódio, 36 anos
Quando foi o teu começo no samba ?
O meu começo no samba foi em 1992, e para falar a verdade até nem era grande apreciador de samba nem particularmente de Escolas de Samba, foi através do meu amigo Henrique Amigo que na altura estava no Trepa e que me dava grandes injecções de Sambas enredos e de Pagodes que comecei a ganhar o gosto pelo Samba e por Escolas de Samba. Fiz o meu primeiro desfile de Carnaval em 1993, e foi até hoje.
Qual o teu percurso como sambista até aos dias de hoje ?
O meu percurso foi sempre no Trepa, comecei na bateria a tocar tamborim, depois ao longo dos anos fui correndo outros instrumentos de percussão até que surgiu a oportunidade de me virar para o cavaquinho, e foi até hoje.
Quais as funções que desempenhas actualmente no Gres Trepa no Coqueiro ?
Neste momento sou cavaquinista do Trepa no Coqueiro.
Momentos marcantes neste percurso no samba ?
Os momentos mais marcantes que guardo são todos aqueles passados ao lado dos meus companheiros, dos que estão, de “alguns” que já estiveram e de outros que futuramente possam estar, não lembro um momento especifico, mas um conjunto de momentos inesquecíveis.
De que mais tens saudades do Carnaval de Sesimbra ?
O que tenho mais saudades é do tempo em que as pessoas se entregavam ás coisas por gosto, por dedicação á escola de samba, por divertimento, e não para tentar dividendos pessoais da situação.
Quais as pessoas que mais vos marcaram ( influenciaram) a nivel nacional no samba ?
As pessoas que mais me marcaram são todas aquelas que fizeram e fazem algo em prol do Samba, sem discutir talento ou capacidade acho que uma ajuda de todos era importante.
Como analisas o actual momento do Carnaval de Sesimbra ?
Acho que poderia estar melhor se “olhassem” mais para os sacrifícios que as Escolas de Samba fazem todos os anos para conseguirem por o nosso Carnaval a um nível superior, e basta olhar á nossa volta.
Que desejarias ver acontecer no Carnaval de Sesimbra ?
Desejaria ver alguns progressos a nível estrutural, já que nesse aspecto estamos estagnados á anos, e que não se lembrem das Escolas de samba só nos 4 dias de Carnaval.
Como vês o actual momento das escolas de samba de Sesimbra ?
Acho que algumas escolas tem evoluído bem a todos os níveis, outras nem por isso devido á falta de condições a que estão sujeitas, podia-se começar por um tratamento imparcial em relação a todos as escolas, saber das carências de cada uma e não excluir nenhuma só por não se gostar do nome que carrega.
Que achas que seria preciso para um maior desenvolvimentos das escolas em Sesimbra ?
Como já referi anteriormente que não se olhe para as escolas individualmente como mais uma, mas como mais uma do todo, porque só assim poderemos ter um desenvolvimento e uma evolução mais equilibrada.
Como analisas o momento actual das escolas de samba em Portugal ?
Para ser sincero não acompanho muito o trabalho das escolas de samba do resto do país a não ser no que leio nas tuas crónicas, mas verdadeiramente não tenho conhecimento de causa para fazer uma analise mais aprofundada sobre essa matéria.
Que desejarias ver acontecer com o samba a nivel nacional ?
Talvez mais inventos conjuntos, em que se diversificassem mais os participantes, porque parece-me que se está a tentar criar uma elite de Escolas de Samba, o que a meu ver está a tornar-se monótono, há escolas de samba fora desse elitismo que querem mostrar o seu trabalho mas não as deixam crescer.
Como está o actual momento na vossa escola ( Gres Trepa no Coqueiro ) ?
O Trepa no Coqueiro está a meu ver neste momento numa fase de transição, a mudança de sede foi como um “começar de novo,”é necessário criar uma estrutura de organização para que possamos dar resposta aos objectivos a que a Escola se propõe. Acho que tem que haver uma reflexão sobre os anos transactos,. sobre aquilo que se fez bem e o que se fez menos bem para daí tirar as ilações necessárias para podermos melhorar nos mais variados aspectos. Mas sobre esses aspectos o Hugo pode acrescentar algo mais visto fazer parte da Comissão administrativa.
Como compositor e cavaquinista a nivel de sambas como vês o actual momento em Sesimbra ? Que mudanças ? Que evoluções ?
Sem duvidas houve nos últimos anos uma enorme evolução na composição de Sambas enredo, existe, e é notória, uma maior preocupação de quem compõe em tentar enquadrar o samba enredo com a cadência de cada bateria, e não só, também com as características de cada escola. Nota-se também um maior cuidado nas escolhas dos interpretes, o que só vem abrilhantar os bons sambas enredos que se tem feito nas escolas, posso dizer que, salvo raras excepções existem muito boas alas de interpretes nas escolas de Sesimbra.
E a nivel nacional como tem visto a evolução ( principalmente agora que praticamente todas as escolas fazem samba original) ?
Houve realmente uma enorme evolução a nível Nacional no que diz respeito ás composições de sambas enredos, quer a nível harmónico e melódico, como também na própria construção das frases e rimas. Mas acho que ainda podemos melhorar muito.
Como tens visto a evolução( em alguns casos regressão ) das baterias em Sesimbra ?
Algumas escolas trabalham mais logo evoluíram mais, outras nem por isso porque não trabalham tanto, talvez se preocupem mais com outros aspectos.
E a nivel nacional como vês o panorama do trabalho realizado com as baterias?
Como te disse anteriormente, não tenho um conhecimento aprofundado sobre o trabalho realizado pelas baterias a nível nacional, mas pelos comentários que ouço, acho que estão a trabalhar bem.
Deixa algum comentario, desejo ou algum pedido para todos nós amantes do samba.
Ser digno de pertencer ao mundo do samba é saber respeitar o espaço dos outros.
-Obrigado pela tua disponibilidade para esta pequena conversa sobre samba
Felicidades
.
Um abraço