ENTREVISTA COM CARLA SOFIA- JUVENTUDE VAREIRA-OVAR

ENTREVISTA COM CARLA SOFIA-MADRINHA DE BATERIA DA JUVENTUDE VAREIRA de OVAR

Olá Guerreiro, parabéns pelo excelente trabalho que tens feito na divulgação do Samba em Portugal. Sei que estou um pouco em falta para contigo… mas cá estou eu…
“TEM CANDOMBLÉ NO MEU TAMBOR
KIZOMBA E ANGOLA EM SEU EXPLENDOR
CONTAGIAR NESSA CADÊNCIA EU VOU
E A BATERIA PRA MOSTRAR O SEU VALOR”

COMO FOI O ÍNICIO DESSE TEU AMOR PELO SAMBA E EM PARTICULAR POR ESCOLAS
DE SAMBA?

Sempre gostei dos ritmos brasileiros, e o Carnaval era a época do ano com que eu mais me identificava. Surgem as escolas de samba no Carnaval de Ovar, e foi aí onde eu descobri o verdadeiro amor pelo samba e escolas de samba.
QUAL O TEU TRAJECTO COMO SAMBISTA ATÉ AO MOMENTO ACTUAL?
Comecei por desfilar num grupo de carnaval “Barulhentas”, em 1981. Em 1987 fui para um grupo de samba “Os Mangueiras”, que passaria a escola de samba no ano seguinte com o nome “Mangueira”, ano onde foi feito pela primeira vez o desfile nocturno das Escolas de Samba em Ovar. No final do ano de 1991 entrei para a Juventude Vareira efectuando o primeiro desfile com a verde e rosa em 1992 e onde até hoje permaneço.
TIVESTE ALGUÉM COMO MODELO OU ALGUÉM QUE TE FOI ENSINANDO A SAMBAR?
Nunca tive ninguém como modelo, como digo muitas vezes eu sambava á minha maneira, mas quando entrei para a Juventude Vareira, 2 primas que já pertenciam à escola acompanharam-me na minha aprendizagem. Foi uma batalha, mas acho que cheguei lá.
ERA TEU SONHO SER MADRINHA DE BATERIA? COMO FOI ESSE PRIMEIRO MOMENTO?
Nunca tive o sonho de ser madrinha de bateria. Mas por outro lado desfilar perto da bateria tem uma magia contagiante… é simplesmente fantástico. O primeiro ano que fui madrinha de bateria da Juventude Vareira foi em 2004, foi um momento agradável e por outro lado bastante difícil.














QUE MAIS TE AGRADA VER EM UMA MADRINHA DE BATERIA?
Humildade, naturalidade, expressividade, a capacidade de transmitir o que está sentir na execução, samba no pé, cumplicidade com a bateria e com o público.
QUAL A FREQUÊNCIA OU MÉDIA DE ENSAIOS QUE REALIZAS COM A BATERIA?
Quando tenho disponibilidade 2x por semana.
SEM ELA TAMBÉM ENSAIAS MUITO?
Por motivos profissionais não tenho disponibilidade. Por vezes surgem uns pagodes, e damos um gostinho ao pé.
TENS ALGUMA PREPARAÇÃO OU CUIDADOS ESPECIAIS PARA OS DESFILES?
Muito sinceramente não… mas gostava… Hoje em dia a vida profissional / pessoal e os próprios trabalhos que antecedem o Carnaval não permite despender de muito tempo… Mas confesso que adoro estar bronzeada…
MOMENTOS MAIS FELIZES NO SAMBA ATÉ HOJE?
O Samba é felicidade, todos os momentos são vividos de corpo, alma e dedicação.
Com a minha ida ao Rio tive a oportunidade de ter estado na Cidade do Samba,entrei no barracão da Mocidade, tive um cheirinho do que envolve todo o trabalho que vimos deste lado pela TV.
O ter estado nas quadras da Portela e Salgueiro, foi fantástico. Mas confesso que ter estado no Sambódromo da Marquês de Sapucaí e ter assistido aos ensaios técnicos da Imperatriz, Salgueiro e Beija – Flor foi o auge.
E OS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS, MENOS FELIZES?
O Samba por si só não tem momentos difíceis nem menos felizes. Os preparativos, os desfiles é que podem não correr tão bem. Considero como momento difícil e por outro lado gratificante o ano de 2003, não ter desfilado, pelo facto de ter sido mãe. O menos feliz, depois de tantos meses de trabalho e dedicação em prol da nossa escola, chegar á hora do desfile e não ter a fantasia para desfilar… É Frustrante!
COMO TENS VISTO A EVOLUÇÃO DAS ESCOLAS DE SAMBA EM OVAR?
Na minha opinião, vão evoluindo positivamente dentro das capacidades e meios de cada uma, tem factores bastante importantes e determinantes para se atingir um certo patamar, mas infelizmente não estão ao alcance de todas.










COMO TENS VISTO A EVOLUÇÃO EM TODA A SUA ESTRUTURA DAS ESCOLAS DE SAMBA EM PORTUGAL?
Depois do que vi no Rio de Janeiro, ainda temos muito que batalhar, acho que a criação da Liga das Escolas de Samba em Portugal seria um factor determinante para uma evolução significativa de todas.

E A NÍVEL DE DANÇA COMO TENS VISTO ESSA EVOLUÇÃO?
Acho que se tem evoluído muito. Actualmente existem meios para que possam evoluir e atingir um patamar bastante satisfatório. Lógico que não é só, é preciso gostar, batalhar, dedicar… acima de tudo sentir…
QUAIS AS MADRINHAS DE BATERIA QUE MAIS ADMIRAS?
Viviane Araújo, corpo, sensualidade, Raissa, corpo, bronze e sensualidade
desfila com alma





QUE MUDANÇAS OU EVOLUÇÕES DESEJAVAS QUE ACONTECESSEM
COM O CARNAVAL DE OVAR E EM PARTICULAR COM O DESFILE DAS
ESCOLAS DE SAMBA?

Da Aldeia do Carnaval está tudo à espera, a nível de convívio vai ser certamente muito importante para todos, grupos e escolas. Segundo o projecto teremos um espaço para podermos organizar algumas festas, pagodes…
É inadmissível que numa cidade como esta, onde temos muitas pessoas ligadas ao samba e pessoas que não estão ligadas mas que também gostam, não seja permitido fazer pagodes nas sedes de cada colectividade. Antigamente era permitido, de há dois anos para cá simplesmente não autorizam… Não temos um espaço nem condiçoes para se organizar um pagode, para se organizar uma festa que envolva escolas.
Com o desfile das escolas de samba, tenho uma opinião diferente do actual. Achava que as escolas deviam desfilar no Sábado, no Domingo só os grupos e terça-feira escolas e grupos.
A nível de votação algumas coisas têm que ser corrigidas. Actualmente temos um conjunto de itens que não eram avaliados e agora passaram a ser. Sou de acordo, mas quem vota tem que ter capacidade de avaliar os respectivos itens e muitas vezes não me parece que saibam o que estão a votar, depois de ter analisado as votações ao pormenor, leva-me a pensar que há júris que votam sem ver o desempenho da escola. Os júris têm que acompanhar o trabalho de cada escola, não é só nos dias dos desfiles, mas também acompanharem o trabalho que é feito para dignificar o nosso Carnaval.
QUE GOSTARÍAS DE VER ACONTECER COM O SAMBA EM PORTUGAL E EM PARTICULAR COM AS ESCOLAS DE SAMBA?
Como já referi anteriormente a Liga das Escolas era importante para todas. Deviam haver encontros a nível nacional, intercâmbio com outros países onde se faz Carnaval, demonstrações das diversas técnicas de confecção, os diferentes materiais utilizados nos adereços, alegorias, etc…
….
Pois o samba marca como um giz
É eterno porque é raiz
Pois o samba marca como um giz
É eterno porque é raiz
Não quero dizer que viver é só sambar
Mas sambar é viver
É saber se encontrar
Só o samba faz a tristeza se acabar
Só o samba é capaz desse povo alegrar
Ser sambista é ver com olhos do coração
Ser sambista é crer que existe uma solução
É a certeza de ter escolhido o que convém
É se engrandecer e sem menosprezar ninguém
Aconselho a você que seja sambista também
Aconselho a você que seja sambista também…
Valeu Carla. Muitas felicidades e muito samba.