ENTREVISTA COM SINÉSIO
Já desfilou em quase todas as baterias do RJ e em SP na X9 Paulistana.
Foi ritmistas, Diretor de Tamborim, Mestre de Bateria e atualmente ocupa o cargo com muito orgulho de Presidente da Bateria do GRES Arranco do Engenho de Dentro.
Obrigado Sinésio pela tua disponibilidade para esta pequena entrevista.
Recordo com satisfação que já desde 2001 que começamos as nossas trocas de mensagens e ideias via internet e alguns produtos TS ( tamborim Sensação ) me envia para Portugal
- Qual a teu nome e idade ?
[Sinesio Farias] Sinesio Costa Ricchezza de Farias. Tenho 48 anos nascido e criado na cidade maravilhosa - Rio de Janeiro.
- Como foi o teu inicio no samba ? Como nasceu essa paixão ?
[Sinesio Farias] Tive oportunidade de conhecer em 1998 o falecido Candimba, que na época era diretor de Carnaval da Unidos da Tijuca. A empresa que eu trabalhava na época tinha contato com o Fernando Horta, Presidente da Tijuca, e fornecemos alguns veículos para o transporte de fantasias para a comunidade e instrumentos da bateria para o sambódromo. Em 1999 fui transferido para SP e em dezembro, quando estive no RJ tirando férias, fui até o barracão para ver se poderia desfilar na bateria da Tijuca tocando tamborim, instrumento que admiro desde meus 10 anos. Deu certo, ensaiei muito, vinha todos os fins de semana para o RJ para ensaiar, e o querido amigo Celinho, mestre de bateria da Tijuca naquela época, deu-me a oportunidade de ingressar na bateria e desfilar pela primeira vez na Sapucaí. Hoje a Unidos da Tijuca é minha escola de coração.
- E qual a trajectória até hoje ?
[Sinesio Farias] Desfilei em várias escolas, praticamente todos do RJ do grupo especial, grupo acesso A, B e Blocos. Fui campeão pela mangueira em 2002 com o enredo “Brasil com z é pra cabra da peste, Brasil com s é Nação do Nordeste” e em 2001 desfilei na X9 – Paulistana de São Paulo. Sempre desfilei tocando tamborim. Teve ano que desfilei em 12 escolas na Sapucaí, quase morri de tanto cansaço rsrsrsrs, mas valeu a experiência.
- Quantos anos tocando tamborim ?
[Sinesio Farias] Tocando em escola de samba 10 anos, mas desde meus 10 anos que eu gosto do instrumento.
- Foste um dos responsaveis e fundador do projecto Tamborim Sensação. Porquê a tua saída e que recordações tens ?
[Sinesio Farias] Criei o projeto para dar oportunidade a aqueles que
queriam entrar numa bateria de escola de samba mas não encontrava a oportunidade. Face uma doença que tive, fui obrigado a ficar afastado do barulho durante 2 meses, que acabou acarretando uma desarmonia com meu sócio. Ele achou que estava trabalhando sozinho e pediu nosso afastamento. Como estava fragilizado com a doença concordei para não criar maiores problemas e evitar problemas para o projeto que criei com muito carinho. Hoje estou recuperado e desenvolvendo um novo projeto, chamado “Oficina de Olho no Futuro”. Projeto voltado para aulas de ritmo, corte costura, confecção de ferragem, alegorias e etc. Tudo voltado para o carnaval e com o objetivo de profissionalizar a comunidade da escola que acolher o projeto.
- Como se deu a tua ida para o Arranco ( http://www.arranco.xpg.com.br/ ) ?
[Sinesio Farias] O Arranco fez convite para levarmos a escolinha para lá. Estávamos na quadra do Paraíso do Tuiutí e na época achamos melhor, o arranco tinha melhor estrutura.
- Como se processa a feitura das bossas e dos desenhos da ala de tamborins do Arranco ?
[Sinesio Farias] Logo após o carnaval vamos pensando em bossas novas e as idéias são trocadas ensaiadas. Cada Diretor apresenta sua criação e iniciamos os ensaios da bateria. Muitas idéias são descartadas e outras se juntam para fazer uma única e boa bossa. Quando o samba é escolhido, verificamos se o que foi montado encaixa na melodia do samba e definimos as bossas que vão para a avenida. Geralmente as bossas são colocadas na cabeça do samba (início), na segunda do samba (parte do samba após o primeiro refrão) ou no refrão de baixo (último refrão do samba).
- Qual o momento mais feliz no samba ?
[Sinesio Farias] O desfile. Quando a bateria sobe firme e mandamos fazer as bossas e a bateria executa sem ratear. Nesse momento percebemos que o trabalho foi bem feito e que daremos um show na avenida.
- E aquele mais triste...menos feliz... ?
[Sinesio Farias] Quando imprevistos acontecem como chover na hora do desfile fazendo com que os instrumentos desafinem, quando desfilamos para uma avenida vazia, quando o carro de som falha e compromete o andamento da bateria e etc.
- Que funções exerces presentemente no Arranco ?
[Sinesio Farias] Estou como Presidente da Bateria do Arranco desde minha saída da posição de Mestre de Bateria face a doença que tive em 2008.
- A Bateria do Arranco foi bastante premiada e reconhecida pelo trabalho este Carnaval quais os prémios e também o segredo e razões para tal ?
[Sinesio Farias] Ganhamos o Samb@net, Jorge Lafont e várias outras homenagens de sites, imprensa e etc. O segredo ? Dedicação e carinho dos ritmistas. Sem eles não conseguimos fazer nada.
- Qual a importancia que está tendo o sambanet ( http://www.sambanet.com.br/ ) para as escolas dos Grupos de Acesso ?
[Sinesio Farias] O Prêmio Samb@Net foi criado para valorizar as escola do grupo de acesso. Sempre toda atenção foi para as escolas do grupo especial e as escolas dos grupos inferiores nunca apareciam, não havia homenagem nem reconhecimento do que se era feito. Se não me engano, em 2000 ou 2001 um grupo de amigos resolveu valorizar as escola do acesso A e B criando com muita sabedoria e dedicação a premiação, que hoje tem um enorme significado no mundo do samba. Os quesitos são julgados por especialistas amantes do carnaval, incentivando as escolas entrarem na avenida com o objetivo de ganhar o carnaval e ser premiada com o troféu troféu Samb@Net. Nota 10 para os organizadores desse grandioso evento.
- Como esta o nivel da ala de tamborins do Arranco ?
[Sinesio Farias] Sou suspeito em dizer que somamos quatro notas 10 desde que entrei para o Arranco rsrsrsrsrs
- Quais as caracteristicas que mais admiras em uma bateria ?
[Sinesio Farias] Afinação, conjunto dos instrumentos (equilíbrio na quantidade dos instrumentos) e o andamento. Gosto das bossas, mas não é o que mais me chama a atenção.
- Qual é para ti neste momento a melhor bateria do Rio de Janeiro ?
[Sinesio Farias] Depois do Arranco rsrsrsrs Unidos da Tijuca pelas suas terceiras e caixas de guerra.
- Qual a melhor ala de tamborins actualmente na tua opinião ?
[Sinesio Farias] Hoje no RJ não temos uma ala de tamborim que desponte sobre as demais. As alas estão bem equilibradas com bons ritmistas, sendo uma pouco melhor do que a outra na criatividade sem exageros. Gosto da Tijuca, Grande Rio, Estácio e Beija Flor.
- Quais os mestres de bateria que mais te impressionaram e até com quem mais aprendeste?[Sinesio Farias] Sem dúvida o Celinho, Odilon e Ciça. Bom mestre é aquele que sabe tocar os instrumentos e são audaciosos na avenida. Percebi ao longo destes 10 anos de samba que a maioria dos Mestres não sabiam se quer afinar um instrumento, e que ocupavam o cargo somente por política ou coisa parecida.
- Qual e em que ano foi o melhor desenho ( bossas ) de tamborins que ouviste e também em qual participaste e te deu mais prazer ?
[Sinesio Farias] Unidos da Tijuca em 2003 com o enredo “Agudas, os que levaram a África no coração, e trouxeram para o coração da África, o Brasil”. O desenho era bem trabalhado e com 3 conversões na segunda do samba. Toda bateria estava muito boa, mas foi prejudicada pela roupa pesada e enorme, atrapalhando o ritmista e prejudicando a propagação do som dos instrumentos. A roupa era tão grande que não se conseguia ver o ritmista que estava do nosso lado.
- Como sentiste ( já também fizeste parte durante um tempo da escola ) este momento da Tijuca campeã depois de tantos anos.....tanta luta ?
[Sinesio Farias] Muito feliz em ver minha escola de coração ser finalmente campeã. No meu ponto de vista este seria o tri-campeonado conquistado pela Tijuca. O primeiro em 2004 e o segundo em 2005, mas fazer o que .....
- Quais os teus projectos para futuro no samba ?
[Sinesio Farias] Oficina De Olho no Futuro. Está sendo criado com o verdadeiro objetivo de preparar hoje o componente do futuro. Nosso foco é profissionalizar o jovem, dando-lhe a oportunidade de trabalhar pela sua escola e ser remunerado por isso. Quem ganhará com isso é a escola de samba que terá um profissional dedicado e uma comunidade saudável e , por fim, o samba / carnaval.
- E para o Arranco ?
[Sinesio Farias] Será a primeira escola a desfrutar dos ganhos de ter sua própria mão de obra especializada.
- Que conhecimentos tens do que é feito em samba tanto em Portugal como na Europa ?
[Sinesio Farias] Acompanho pela internet o que é divulgado. Gostaria de poder participar mais dos eventos fora do RJ mas meu trabalho não me permite. É uma pena, quem sabe quando me aposentar rsrsrsrsrs.
- Deixa um conselho para os ritimistas portugueses em particular para atingir bons niveis.[Sinesio Farias] Toque com o coração, com sentimento. Samba se sente na alma, no espírito, motivo de dar arrepio quando a bateria começa a tocar. Perceba na harmonia do conjunto dos instrumentos a vibração perfeita, na batida do tambor o ritmo do seu coração, sinta-se feliz.
“Eu não posso ouvir um tamborim. Batendo assim, com tanta empolgação. Por que você não vem? Faz tanto bem ao coração”
Muito obrigado Sinésio pela sua amizade . Muitas felicidades e se Deus quiser até breve ( No Carnaval 2011 ...penso estar por aí )
[Sinesio Farias] Estarei aguardando sua visita meu amigo.
Já desfilou em quase todas as baterias do RJ e em SP na X9 Paulistana.
Foi ritmistas, Diretor de Tamborim, Mestre de Bateria e atualmente ocupa o cargo com muito orgulho de Presidente da Bateria do GRES Arranco do Engenho de Dentro.
Obrigado Sinésio pela tua disponibilidade para esta pequena entrevista.
Recordo com satisfação que já desde 2001 que começamos as nossas trocas de mensagens e ideias via internet e alguns produtos TS ( tamborim Sensação ) me envia para Portugal
- Qual a teu nome e idade ?
[Sinesio Farias] Sinesio Costa Ricchezza de Farias. Tenho 48 anos nascido e criado na cidade maravilhosa - Rio de Janeiro.
- Como foi o teu inicio no samba ? Como nasceu essa paixão ?
[Sinesio Farias] Tive oportunidade de conhecer em 1998 o falecido Candimba, que na época era diretor de Carnaval da Unidos da Tijuca. A empresa que eu trabalhava na época tinha contato com o Fernando Horta, Presidente da Tijuca, e fornecemos alguns veículos para o transporte de fantasias para a comunidade e instrumentos da bateria para o sambódromo. Em 1999 fui transferido para SP e em dezembro, quando estive no RJ tirando férias, fui até o barracão para ver se poderia desfilar na bateria da Tijuca tocando tamborim, instrumento que admiro desde meus 10 anos. Deu certo, ensaiei muito, vinha todos os fins de semana para o RJ para ensaiar, e o querido amigo Celinho, mestre de bateria da Tijuca naquela época, deu-me a oportunidade de ingressar na bateria e desfilar pela primeira vez na Sapucaí. Hoje a Unidos da Tijuca é minha escola de coração.
- E qual a trajectória até hoje ?
[Sinesio Farias] Desfilei em várias escolas, praticamente todos do RJ do grupo especial, grupo acesso A, B e Blocos. Fui campeão pela mangueira em 2002 com o enredo “Brasil com z é pra cabra da peste, Brasil com s é Nação do Nordeste” e em 2001 desfilei na X9 – Paulistana de São Paulo. Sempre desfilei tocando tamborim. Teve ano que desfilei em 12 escolas na Sapucaí, quase morri de tanto cansaço rsrsrsrs, mas valeu a experiência.
- Quantos anos tocando tamborim ?
[Sinesio Farias] Tocando em escola de samba 10 anos, mas desde meus 10 anos que eu gosto do instrumento.
- Foste um dos responsaveis e fundador do projecto Tamborim Sensação. Porquê a tua saída e que recordações tens ?
[Sinesio Farias] Criei o projeto para dar oportunidade a aqueles que
queriam entrar numa bateria de escola de samba mas não encontrava a oportunidade. Face uma doença que tive, fui obrigado a ficar afastado do barulho durante 2 meses, que acabou acarretando uma desarmonia com meu sócio. Ele achou que estava trabalhando sozinho e pediu nosso afastamento. Como estava fragilizado com a doença concordei para não criar maiores problemas e evitar problemas para o projeto que criei com muito carinho. Hoje estou recuperado e desenvolvendo um novo projeto, chamado “Oficina de Olho no Futuro”. Projeto voltado para aulas de ritmo, corte costura, confecção de ferragem, alegorias e etc. Tudo voltado para o carnaval e com o objetivo de profissionalizar a comunidade da escola que acolher o projeto.
- Como se deu a tua ida para o Arranco ( http://www.arranco.xpg.com.br/ ) ?
[Sinesio Farias] O Arranco fez convite para levarmos a escolinha para lá. Estávamos na quadra do Paraíso do Tuiutí e na época achamos melhor, o arranco tinha melhor estrutura.
- Como se processa a feitura das bossas e dos desenhos da ala de tamborins do Arranco ?
[Sinesio Farias] Logo após o carnaval vamos pensando em bossas novas e as idéias são trocadas ensaiadas. Cada Diretor apresenta sua criação e iniciamos os ensaios da bateria. Muitas idéias são descartadas e outras se juntam para fazer uma única e boa bossa. Quando o samba é escolhido, verificamos se o que foi montado encaixa na melodia do samba e definimos as bossas que vão para a avenida. Geralmente as bossas são colocadas na cabeça do samba (início), na segunda do samba (parte do samba após o primeiro refrão) ou no refrão de baixo (último refrão do samba).
- Qual o momento mais feliz no samba ?
[Sinesio Farias] O desfile. Quando a bateria sobe firme e mandamos fazer as bossas e a bateria executa sem ratear. Nesse momento percebemos que o trabalho foi bem feito e que daremos um show na avenida.
- E aquele mais triste...menos feliz... ?
[Sinesio Farias] Quando imprevistos acontecem como chover na hora do desfile fazendo com que os instrumentos desafinem, quando desfilamos para uma avenida vazia, quando o carro de som falha e compromete o andamento da bateria e etc.
- Que funções exerces presentemente no Arranco ?
[Sinesio Farias] Estou como Presidente da Bateria do Arranco desde minha saída da posição de Mestre de Bateria face a doença que tive em 2008.
- A Bateria do Arranco foi bastante premiada e reconhecida pelo trabalho este Carnaval quais os prémios e também o segredo e razões para tal ?
[Sinesio Farias] Ganhamos o Samb@net, Jorge Lafont e várias outras homenagens de sites, imprensa e etc. O segredo ? Dedicação e carinho dos ritmistas. Sem eles não conseguimos fazer nada.
- Qual a importancia que está tendo o sambanet ( http://www.sambanet.com.br/ ) para as escolas dos Grupos de Acesso ?
[Sinesio Farias] O Prêmio Samb@Net foi criado para valorizar as escola do grupo de acesso. Sempre toda atenção foi para as escolas do grupo especial e as escolas dos grupos inferiores nunca apareciam, não havia homenagem nem reconhecimento do que se era feito. Se não me engano, em 2000 ou 2001 um grupo de amigos resolveu valorizar as escola do acesso A e B criando com muita sabedoria e dedicação a premiação, que hoje tem um enorme significado no mundo do samba. Os quesitos são julgados por especialistas amantes do carnaval, incentivando as escolas entrarem na avenida com o objetivo de ganhar o carnaval e ser premiada com o troféu troféu Samb@Net. Nota 10 para os organizadores desse grandioso evento.
- Como esta o nivel da ala de tamborins do Arranco ?
[Sinesio Farias] Sou suspeito em dizer que somamos quatro notas 10 desde que entrei para o Arranco rsrsrsrsrs
- Quais as caracteristicas que mais admiras em uma bateria ?
[Sinesio Farias] Afinação, conjunto dos instrumentos (equilíbrio na quantidade dos instrumentos) e o andamento. Gosto das bossas, mas não é o que mais me chama a atenção.
- Qual é para ti neste momento a melhor bateria do Rio de Janeiro ?
[Sinesio Farias] Depois do Arranco rsrsrsrs Unidos da Tijuca pelas suas terceiras e caixas de guerra.
- Qual a melhor ala de tamborins actualmente na tua opinião ?
[Sinesio Farias] Hoje no RJ não temos uma ala de tamborim que desponte sobre as demais. As alas estão bem equilibradas com bons ritmistas, sendo uma pouco melhor do que a outra na criatividade sem exageros. Gosto da Tijuca, Grande Rio, Estácio e Beija Flor.
- Quais os mestres de bateria que mais te impressionaram e até com quem mais aprendeste?[Sinesio Farias] Sem dúvida o Celinho, Odilon e Ciça. Bom mestre é aquele que sabe tocar os instrumentos e são audaciosos na avenida. Percebi ao longo destes 10 anos de samba que a maioria dos Mestres não sabiam se quer afinar um instrumento, e que ocupavam o cargo somente por política ou coisa parecida.
- Qual e em que ano foi o melhor desenho ( bossas ) de tamborins que ouviste e também em qual participaste e te deu mais prazer ?
[Sinesio Farias] Unidos da Tijuca em 2003 com o enredo “Agudas, os que levaram a África no coração, e trouxeram para o coração da África, o Brasil”. O desenho era bem trabalhado e com 3 conversões na segunda do samba. Toda bateria estava muito boa, mas foi prejudicada pela roupa pesada e enorme, atrapalhando o ritmista e prejudicando a propagação do som dos instrumentos. A roupa era tão grande que não se conseguia ver o ritmista que estava do nosso lado.
- Como sentiste ( já também fizeste parte durante um tempo da escola ) este momento da Tijuca campeã depois de tantos anos.....tanta luta ?
[Sinesio Farias] Muito feliz em ver minha escola de coração ser finalmente campeã. No meu ponto de vista este seria o tri-campeonado conquistado pela Tijuca. O primeiro em 2004 e o segundo em 2005, mas fazer o que .....
- Quais os teus projectos para futuro no samba ?
[Sinesio Farias] Oficina De Olho no Futuro. Está sendo criado com o verdadeiro objetivo de preparar hoje o componente do futuro. Nosso foco é profissionalizar o jovem, dando-lhe a oportunidade de trabalhar pela sua escola e ser remunerado por isso. Quem ganhará com isso é a escola de samba que terá um profissional dedicado e uma comunidade saudável e , por fim, o samba / carnaval.
- E para o Arranco ?
[Sinesio Farias] Será a primeira escola a desfrutar dos ganhos de ter sua própria mão de obra especializada.
- Que conhecimentos tens do que é feito em samba tanto em Portugal como na Europa ?
[Sinesio Farias] Acompanho pela internet o que é divulgado. Gostaria de poder participar mais dos eventos fora do RJ mas meu trabalho não me permite. É uma pena, quem sabe quando me aposentar rsrsrsrsrs.
- Deixa um conselho para os ritimistas portugueses em particular para atingir bons niveis.[Sinesio Farias] Toque com o coração, com sentimento. Samba se sente na alma, no espírito, motivo de dar arrepio quando a bateria começa a tocar. Perceba na harmonia do conjunto dos instrumentos a vibração perfeita, na batida do tambor o ritmo do seu coração, sinta-se feliz.
“Eu não posso ouvir um tamborim. Batendo assim, com tanta empolgação. Por que você não vem? Faz tanto bem ao coração”
Muito obrigado Sinésio pela sua amizade . Muitas felicidades e se Deus quiser até breve ( No Carnaval 2011 ...penso estar por aí )
[Sinesio Farias] Estarei aguardando sua visita meu amigo.