NOVA ENTREVISTA




ENTREVISTA com ZÉ LAGARTO- Mestre bateria do Paraiso Tropical- (Penafirme da Mata)



O meu obrigado pela disponibilidade para esta pequena " conversa "
Nome completo e idade ?
- Olá, o meu nome é José Carlos Vicente dos Santos Lagarto, e tenho 33 anos.
Como e quando foi o teu começo no samba ?
- Apareci na fundação da antiga escola união, sem ser fundador, apenas como participante em 97, sem saber sequer o viria a acontecer a seguir, porque vou ser sincero, nunca gostei de carnaval, e aparecemos como grupo carnavalesco num desfile de carnaval no Montijo.
Como foram esses momentos ? Que mais recordas ?
- Recordo grandes momentos como a ansiedade dum primeiro desfile, porque era só com coreografia, muito complicado....a seguir, começámos com a ajuda de alguns elementos da escola de samba da abrigada, como tu sabes e bem, a dar os primeiros passos como escola de samba, a bateria apareceu com elementos fenomenais, começaram a aparecer os carnavais, e começámos a adquirir uma certa experiência na avenida que ainda hoje é mostrada....ao fim de um certo tempo.
Como foi essa mudança com dissolução da União de Penafirme da Mata para a fundação do Paraiso Tropical ?
-Porque houve uma certa discrepância entre a comissão da escola de samba e a direcção da coletivividade á qual estávamos agregados, o que levou a isso, á criação do gres paraíso tropical, do qual me orgulho de ser diretor de bateria....
Em que ano assumiste a direção da bateria da bateria ( na altura ainda União )?
- Eu já era o diretor de bateria no último ano da união, por isso, tenho 3 anos de cargo, que não é bem um cargo, para mim, é excelente poder conviver com um grupo que para mim é espetacular.
Como te sentiste com essa responsabilidade e quais as principais caracteristicas que se possa dizer que são marca da bateria do Paraiso Tropical ?
- A bateria do Gres Paraíso Tropical não tem assim uma imagem de marca que se possa dizer que é a imagem de marca própria, porque quando arrancámos, tinhamos muita gente que nunca tinha ouvido samba, e tocar samba, muito menos, como podes ver, houve algum trabalho, e desde já, um obrigado cheio de apreço e amizade a todos os que fizeram com que hoje em dia, aonde o Paraíso Tropical vá, seja sempre respeitado e apreciado com o valor que tem, embora tenhamos poucos elementos.
Quais as maiores carencias ou dificuldades que notas na bateria ?
- Poderíamos ter mais 9 ou 10 elementos, teríamos mais espaço de manobra, e mais alguma qualidade...
Tens alguma personagem do samba que admires e que tenhas como "inspirador ".... "idolo " ?
- Vou ser sincero, não tenho ídolos nem inspirações, simplesmente admiro o trabalho de gente que trabalha para a sua comunidade, pessoas que elevam o seu trabalho para um propósito simples, que é o bem estar de todos os que o rodeiam, trabalhando para o bom nome da sua agremiação, coletividade, ou mesmo grupo. não quero entrar em destacar nomes, porque posso cair no erro de me esqueçer de alguém.
Momentos mais felizes no samba até hoje ?
- Tenho alguns grandes momentos, que são aqueles em que a escola entra para desfilar, e em algumas fantasias, no samba enredo, vês trabalho teu, e as pessoas gostam e comentam o trabalho que é apresentado, e dão valor.
E os momentos mais dificies ?
- Os maus é quando, alguma coisa corre mal, e te esforçaste, e o trabalho final poderia ser melhor, e quando não o é, não é por querer, é por não conseguirmos, nem sempre sai tudo bem, a nível de fantasias, de bateria, de dança, mas há um esforço enorme de muitas pessoas para que tudo saia bem.
Sem " Carnaval proprio " como existe na Mealhada, Estarreja, Ovar, Figueira da Foz, Sesimbra etc... como vez o futuro sem que o concelho de Alenquer faça seu proprio Carnaval ?
- A nivel de carnaval, temos desfilado em Samora Correia, sem garantias de futuro risonho, mas sempre com objetivos cumpridos, de parte a parte, embora eu, pessoalmente, e deixo desde ja um alerta á Camara Municipal de Alenquer que com 2 escolas de samba, não tinham necessidade de procurar outros mercados, pois há em Alenquer excelentes condições para fazer um Carnaval, e até mesmo um carnaval de Verão com iguais condições, mas acham que é muito dispendioso e que dá muito trabalho, enfim...
Como tens visto a evolução das escolas de samba em Portugal ?
- Há cada vez mais escolas de samba em Portugal, a todas uma forcinha para a continuação de boa evolução,e não percam a coragem, porque é mesmo assim, tudo tem um principio, e há que seguir em frente, e trabalhar para um conjunto, vejamos o trabalho do Gres Bota no Rego, a nível de palco, apresenta um trabalho que não aparece do nada, há um trabalho contínuo até chegar ao patamar em que eles se encontram.
No geral de todos os quesitos quais as escolas que mais te agradam no país ?
- Ja falei no Bota no Rego, falo também na Charanguinha de Ovar, os meus cumprimentos a todos, que em palco, não brincam e é simpesmente bom de ver e ouvir, e na Vai Quem Quer, estas 2 tive o prazer de ouvir e ver, no fim de semana passado, na festa de aniversário da Unidos de Mato Grosso, na Figueira da Foz.
Que gostarias de ver acontecer com o samba em Portugal e em particular com as escolas de samba ?
- Ainda gostava, e adorava, um evento de escolas de samba, mas a nível nacional, era um evento fora de série.
Obrigado companheiro . Muitas felicidades
- Um abraço, companheiro.