ENTREVISTA COM EUGÉNIO MARTINS- UNIDOS DO MATO GROSSO ( Figueira da Foz )

ENTREVISTA COM EUGÉNIO MARTINS O IMPULSIONADOR.... O "RESPONSAVEL POR HAVER" ESCOLAS DE SAMBA NA FIGUEIRA DA FOZ



Antes de mais as minhas saudações e os meus agradecimentos por me ter convidado para esta entrevista.

- Amigo Eugénio você é parte da história das Escolas de Samba e do Carnaval da Figueira da Foz. Conte-nos como foi o início de tudo isso.

Amigo Guerreiro, tenho muito mais a ver com a história das Escolas de Samba do que própriamente com o Carnaval local, e isto porquê? Porque o Carnaval para mim é Samba e o Samba apareceu pela minha iniciativa com o começo em 1987. Habituado já a tocar clássicos da música brasileira, abracei com a maior dedicação a criação de uma Bateria de Samba que passou por várias fases até à presente data. Como não haviam instrumentos de percursão, a minha bateria depois de devidamente desmembrada serviu para os ensaios na minha garagem, local este que considero ser o berço do samba na Figueira.
À data, a primeira formação com 8 elementos designou-se chamar "MARRRIATES". Feito o primeiro desfile houve necessidade de "muscular" a bateria com a integração de mais elementos.
Os "MARRRIATES" deram origem à "ESCOLA DE SAMBA DE BUARCOS" que anos depois passa a denominar-se "GRES A RAINHA".

- De lá para cá, como foi essa tua trajectória no Samba?

Pegando na sua palavra trajectória, o Samba tem a ver com uma mescla de influências que de forma alguma poderiam ser indiferentes a quem teve um percurso musical como eu tive. Toquei em boas bandas e com excelentes músicos. O samba vem pela afinidade que tenho pelos ritmos pois fui Baterista. Surgiu a ideia ensinar, divulgar e transmitir os meus conhecimentos.
A 25 de Abril de 2002 Nasceu a "ASSOCIAÇÃO UNIDOS DO MATO GROSSO", tendo como única actividade a escola de samba. Com objectivos bem definidos e com um projecto ambicioso.

- Actualmente que funções desempenhas na ASSOCIAÇÃO UNIDOS DO MATO GROSSO?

A 25 de Abril de 2010 serei Presidente da Assembleia Geral da A.U.M.G.

- Momentos mais felizes no Samba até hoje

O facto de Deus me ter dado a possibilidade de ter vivido o dia 25 de Abril de 2002 - data da Fundação da A. UNIDOS DO MATO GROSSO.
A honra de ter sido distinguido publicamente com o título de sócio Honorário no passado mês de Janeiro.

- Momentos mais difíceis

Sou um SAMBISTA de alma e coração, vejo o samba como um estado de alma onde o protagononismo é desprezado. O mais difícil no Samba, não é tocar, comandar... difícil é ensinar a sentir...

- Como tens visto a evolução das Escolas de Samba em Portugal?

Acompanho com bastante atenção a prestação das escolas de samba Portuguesas e verifico uma notória evolução, embora reconheça também que há desníveis acentuados que só com bastante trabalho e formação técnica e infra-estruturas associativas devidamente apoiadas poderão criar condições para uma evolução mais notória.

- E a evolução das escolas de Samba na Figueira da Foz

Relativamente a esta questão vou responder com a frontalidade que é apanágio da minha pessoa, só quando sou "obrigado" a ver e ouvir é que tomo conhecimento da realidade destas bandas.

- Quais as razões que levaram à formação da Unidos do Mato Grosso?

Por incompatibilidade de ideias e objectivos, saí da GRES A RAINHA, naturalmente que não poderia, nem me sentiria bem sem o Samba. Existindo um grupo de pessoas que tinham em comum os mesmos ideais; surge a UNIDOS do MATO GROSSO.

- Que rescaldo fazes destes 8 Anos de vida da Unidos do Mato Grosso?

O balanço é extremamente positivo e a palavra de ordem é trabalhar, trabalhar, trabalhar!

- Quem objectivos têm para a Unidos do Mato Grosso? Que sonhos?

Como fundador poderei ter alguns objectivos e ambições, no entanto esta questão deverá ser colocada a quem dirige e lidera a Associação.

- É bom para o Carnaval da Figueira ter ainda mais escolas de Samba ou as 3 actuais está de bom tamanho?

Sempre que surge mais uma escola de samba, o samba sai vitorioso.

- Para quando concurso como já é feito em Ovar, Estarreja e Mealhada?

A tendência será para isso, agora, para quando? Vamos ver...

- Quais são para ti as Escolas que melhor têm apresentado as suas Baterias?

Embora já existam Baterias com grande qualidade e acentuados níveis de execução, para mim a Bateria que continua a encher o ouvido é a da GRES CHARANGUINHA de Ovar.

- E no geral de todos os quesitos, quais as escolas que mais te agradam no país?

Só poderia responder a esta questão de uma forma justa se houvesse nivelamento de avaliação. Neste momento cada região tem a sua característica, sendo impossível ter a percepção do que é ou poderá ser o melhor!

- Que gostarias de ver acontecer em Portugal e em particular com as escolas de Samba?

O surgimento da Liga Independente de Escolas de Samba Portuguesas.

- Concordas com o encontro Nacional de Samba (Estarreja) a realizar-se nos moldes em que se realiza e com os critérios de avaliação em que se baseia?

Concordo na generalidade pois foi uma boa iniciativa, as arestas continuaram a serem polidas. Acredito que os responsáveis estão atentos e tencionam melhorar de ano para ano.

- Que recados gostarias de deixar para quem faz parte da comunidade de Sambistas do nosso País?

Apelar a todos os sambistas que se identifiquem com as escolas, que as ajudem a divulgar as suas actividades e colaborarem nos intercâmbios que se fazem.

Obrigado companheiro por me dares o prazer de ser meu amigo. Muitas Felicidades.

Eu é que agradeço. Um grande Abraço