ENTREVISTA COM PEDRO LOURES


ENTREVISTA COM PEDRO LOURES - CARNAVALESCO DA UNIDOS DE VILA ZIMBRA E UM CARNAVALESCOS PORTUGUESES DA NOVA VAGA QUE MUITO VEM TRABALHANDO EM PROL DO CARNAVAL DE SESIMBRA.

Obrigado Pedro pela amabilidade de me concederes esta pequena entrevista.

-Como começaste com a paixão pelo samba e em particular pelas escolas de samba?


Já desde muito novo que gostava de ver as escolas de samba desfilar na avenida e comecei a ter aquele bichinho em participar, até que acabei por entrar numa escola que já não existe (Sambinhas no Horizonte).


-Mais particularmente quando começaste a ter o gosto e vontade de te dedicares a fazer desenhos de fantasias para Carnaval como idéias e pesquisas de enredos?


Em 2001 entrei para a escola de samba (Bota no Rego) no qual pude participar no desenvolvimento de algumas fantasias com o apoio do carnavalesco na altura,e durante os 4 anos seguintes apenas fui o apoio do carnavalesco, no qual desenvolvi muitos trabalhos e ao mesmo tempo aprendendo bases e estilos, comecei por trabalhar com o Marcos Pinto foi quem me deu algumas bases e confiança, mais tarde tive a oportunidade de trabalhar com o Diamantino Palmeirim e ai tendo aprendido estilos diferentes ,foi um salto muito grande e agradeço desde já aos dois pela confiança que depositaram em mim, foi muito gratificante trabalhar com estes dois carnavalescos, os meus professores ( com carinho) e foi com eles que nasceu a vontade de saltar para o outro nivel, a fantasia e a pesquisa de um enredo.


-Que rescaldo e recordação tens do teu primeiro ano como carnavalesco ?

Bem, tive um certo receio quanto ao desenvolvimento das fantasias como 1º ano foi tudo muito rapido, tendo sido o apoio de alguem durante cinco anos e de repente ser convidado a fazer um enredo para uma escola nova, a responsabilidade era muito maior, tive alguns momentos de crise emocional chegando a pensar (não vou conseguir) vai tudo cair-me em cima, mas nao passou de uma fase de insegurança, e tudo correu bem,uma recordação...bem nesse ano detestei o meu fato nao saiu como o tinha planeado, mas tirando isso criei forças para continuar.


-Que maiores dificuldades tens enfrentado nesse trajecto ?


O tempo é a minha maior dificuldade, o trabalho, a escola de samba,é uma responsabilidade muito grande, o resto sai.


-- Qual o teu momento mais feliz no samba ?
Ter a certeza de que o meu trabalho esta finalizado e pronto para sair para a aprovação final, o desfile, é um momento muito feliz para mim . Qual o mais triste...menos feliz( no samba ) ? Quando algo me corre menos bem, quando fico bloqueado e algo nao me sai, deixa-me triste.

-Que ambicionas....quais as tuas metas como carnavalesco dentro do panorama do samba em Portugal ?

O céu é o limite hehe, quero continuar a fazer o que faço ,a minha meta como carnavalesco é um dia mais tarde ser reconhecido como alguem que ama realmente o que faz e que acreditem mais no meu trabalho,quero continuar onde estou (não sou de saltar de escola em escola) quero criar coisas diferentes a cada ano que passa, quero mostrar o meu outro lado ainda um pouco adormecido .


- Que estilo de fantasias são mais do teu agrado ?


Toda a fantasia que é criada de raiz, a fantasia que nasce com material menos esperado a pedra e pluma é apenas um produto final,nao gosto de uma fantasia em que vemos a beleza de algo que foi montado com peças já feitas, gosto de criar de trabalhar materiais, com mais ou menos pedras ou plumas o que me agrada mesmo é a criação da mesma é essa a fantasia do meu agrado.


- Que estilo de Enredo mais te agrada ?


Gosto muito do estilo(Fantástico, Imaginário)eu sou um fan de ficção cientifica, algo que mexa com muita fantasia.


-Este ano com o Enredo "Da Semente Ao Grão, Puro Aroma da Terra“ que pelo que sei era um enredo que já ambicionavas realizar á mais tempo, que prespectivas tens para o Carnaval da Vila Zimbra ?

Este enredo já tem cinco anos na gaveta hehe a direcção da escola tinha conhecimento e propôs-me fazê-lo,fi-lo de bom agrado e contentamento, esta completamente remodelado consegui dar uma volta muito grande está com um ar mais rico e colorido e com uma evolução de trabalho superior a anos anteriores, a minha prespestiva é positiva o enredo é bom o samba enredo é muito bom, dou os parabéns ao Bruno Soares e aos demais que tornaram possivel todo o projecto do samba,está excelente, parabéns!


- Como surgiu essa ideia de enredo ?


Na altura estava na escola de samba (Bota no Rego) e foi aberto concurso para o enredo do carnaval 2005 e eu participei, a ideia surgiu ao balcão de uma pastelaria quando tomava um café, é algo que nos acompanha no dia a dia porque não falar sobre o café e comecei a pesquisa, foi muito bom a descoberta de algo em que nós tambem fizemos parte.Mas não foi esse enredo que saiu esse ano mas fiquei com uma ideia muito positiva do enredo que o guardei.


-Como tens visto a evolução das escolas de samba em Portugal no geral.... no seu todo ?


Uma evolução muito positiva a meu ver

- E a nivel de fantasias e adereços ?


Cada vez mais tenho a ideia de um Brasil em tamanho pequeno, é positivo, só mostra que temos criatividade, é dar continuidade a todo esse trabalho que temos vindo a ver.


-Que gostarias de ver acontecer no samba em Portugal e mais particularmente no Carnaval de Sesimbra ?

No samba gostaria de ver uma maior expansão a nivel nacional dar a conhecer um pouco mais o que fazemos por cá, no carnaval de sesimbra em particular um pouco mais de organização na parte de quem organiza e a criação de melhores condições para que tudo seja possivel de realizar a nivel geral .


Muito obrigado e muitas felicidades para o Carnaval 2010
Muito obrigado