ENTREVISTA- ESCOLA DE SAMBA DA TROFA- O DIAMANTE



                                  ENTREVISTA
                           COM MARIANA SILVA
      ESCOLA DE SAMBA DA TROFA O DIAMANTE



- Seu nome e que cargo ocupa na escola ?

 Mariana Silva - Fundadora e Presidente 

- Como foi e de quem foi a ideia de criar esta escola de samba ?

Há quase 30 anos atrás, o Carnaval na Trofa era muito forte, existiam algumas escolas de samba, onde eu participei muito nova. Nessa altura as Escolas de Samba vestiam-se com roupas reduzidas mas não com um estilo tão abrasileirado. Passado alguns anos, o Carnaval morreu e desde entao nunca voltou a ter desfile de escolas de samba. Nos últimos anos renasceu o Carnaval da Trofa com a participação das escolas primarias juntamente com as respectivas Associação de Pais, onde se juntam alguns grupos de foliões. 
Um dia, decidi solicitar o agendamento de uma reunião com a Câmara Municipal para fazer algumas proposta culturais, nessa reunião apresentei varias ideias e no que diz respeito ao Carnaval sugeri ressuscitar a tradição com a criação de uma Escola de Samba, o projecto foi muito bem aceite e começamos os preparativos visto que estávamos a 2 meses do Carnaval.
O desfile de Carnaval de 2019 aconteceu quase como um projecto piloto para perceber a reacção do publico e a adesão por parte das pessoas, foi considerado um sucesso e a partir dai começamos a organizar as coisas para dar seguimento.


- Já receberam muitas inscrições ?

A participação de 2019 teve a presença de 50 pessoas. Neste momento estamos com inscrições abertas para 2020, em quase todos os participantes mantém a sua inscrição e estão a chegar novas inscrições. Sentimos que nesta zona ainda nao estão preparados para começar a trabalhar para o Carnaval em Outubro, mas efectivamente em Janeiro já não há margem para aceitar inscrições. Penso que com o tempo as pessoas irão entender melhor a organização da Escola de Samba, o tempo de preparação que implica este projecto... para já estamos a semear o bichinho nas pessoas.

- Qual o numero actual de integrantes tem a Escola ?

Não vamos baixar dos 50 participantes. Contudo estamos a tentar criar a nossa bateria que nao foi possível para 2019. Se conseguirmos o financiamento para os instrumentos e inscrições para aulas de bateria, certamente o numero aumenta para 80 pessoas.

- Que apoios vos são fornecidos para ajudar no projecto ?

Vamos contar com o apoio da Camara Municipal e tentaremos angariar patrocínios,  mas como ainda somos um grupo muito recente, poderá haver alguma dificuldade na angariação de verbas. Contudo acreditamos que vamos conseguir, embora ás vezes as coisas nao aconteçam no timming que queremos, mas teremos de saber esperar e nunca desistir.

- Alguns dos vossos elementos que vão desenvolver este projecto tem experiência de algo no samba ?

Eu Mariana, vou a caminho de 22 anos com experiência em Marchas Populares ( coreografa desde sempre e mais tarde comecei a desenvolver os figurinos e cenografia) O samba não é a mesma coisa que a marcha popular, no entanto parte da logística tem semelhanças: desenhar roupas, escolher tecidos e adereços, sapatos, musica, letra, ensaios e mais ensaios... Eu não tenho experiência de participar numa escola de samba mas usei dos meus conhecimentos adquiridos a organizar marchas populares e assumi a logística. No entanto só avancei com o projecto porque tive o apoio de 2 amigas de muitos anos, Cláudia Santos Bailarina e coreografa profissional e Elisabete Batista passista da Escola de Samba Costa de Prata, com 21 anos de experiência a desfilar. Estas 2 amigas, cada uma com o seu conhecimento ajudaram no arranque deste projecto assegurando os ensaios das passistas e em tudo que envolveu a nossa apresentação, escolha de musica, sapatos etc... São sem duvida o meu pilar!
Sabemos que nesta fase inicial não estamos a trabalhar com o rigor que outras escolas do pais têm, porque estamos no inicio e o barco é grande... estamos a gatinhar para fazer o melhor possível á nossa maneira e com as condições que neste momento temos. Se conseguirmos que os jovens e adultos se juntem a nos e haja convivio... este projecto já valeu a pena.

- Já possuem bateria ou será um projecto futuro  ?

Não temos bateria, estamos neste momento a ver de que forma conseguimos angariar verbas para aquisição de instrumentos. Já temos pessoas interessadas em aprender a tocar mas efectivamente ainda não avançamos por falta de verbas.


- Que desfiles ou actuações fazem durante o ano ?

Não fizemos actuações, apenas no Carnaval da Trofa 2019. Para fazermos actuações precisamos de ter a bateria, a amplificação da mesma, e os nossos próprios fatos. Acredito que em 2020 ainda nao seja possivel a nossa participação em algumas actuações mas em 2021 acredito que estaremos preparados para expandir as actuações , caso nos convidem.

- Já disfilam com Enredo proprio ?

Não, neste fase do projecto contamos com a ajuda da Costa de Prata para a disponibilização de fatos pois seria muito difícil, arrancar já com roupas próprias e esplendores visto não existir ainda orçamento para cobrir o custo de tudo isso e nem conhecimento para execução de muitas peças.
Na minha opinião só será possível enredo próprio quando tivermos verbas e o domínio da bateria, da execução de roupas e adereços para puder fazer tudo de raiz e enquadrar no enredo que queremos.

- Que conhecimento têm do "mundo " do Samba em Portugal ?

Neste momento ainda tenho uma visão pura do samba em portugal pois nao vejo ainda as rivalidades, as injustiças nos concursos, nem os bons e os maus. Sinceramente, sinto-me confortável assim, estou a estudar cada vez mais o samba para que possa fazer um bom trabalho com o meu grupo. Quero seguir com leveza e nao me pressionar a ser a melhor escola ou ter as melhores passistas...Estou mais preocupada e focada no bem estar do elementos que fazem parte e nos bons momentos juntos, do que formatar esta Escola para competições e prémios etc... Pois também tenho a consciência que nestes primeiros anos nao estou nesse campeonato. Obviamente que quero cumprir as regras normais de uma escola de samba, mas nao é o meu foco querer competir com escolas que ja existem ha mais de 20 anos. Existem vários passos a dar... neste momento começamos a gatinhar e vamos com calma. 
Quanto ao samba em portugal, está a expandir, cada vez vejo mais investimento e rigor nas escolas de samba e apoio seu desenvolvimento... aliás apoio todas as actividades de permitam que as pessoas possam sair da rotina das suas vidas e convívios frente a frente fugindo um pouco aos "convívios tecnológicos"


- Quais as prespectivas para o vosso Carnaval 2020 e projectos futuros ?

Gostava de me apresentar com a bateria, mas ainda nao sabemos se será possivel. Os projectos futuros ja foram mencionados nas perguntas anteriores.

SIGA A PAGINA DA ESCOLA NO FACEBOOK : Escola de Samba da Trofa o Diamante

Obrigado pela vossa disponibilidade para esta pequena conversa sobre samba e sobre vossa Escola.

Saudações sambistas.