ENTREVISTA COM EGILI OLIVEIRA



                             ENTREVISTA COM EGILI OLIVEIRA 


- Começo por lhe agradecer a disponibilidade para esta pequena conversa sobre samba.
Eu começo com toda a minha "Gratidão" pelo convite e pela oportunidade de contribuir com a minha história que é sempre prazeroso! - Nome e idade ?

Egili Oliveira 38 anos - Onde nasceu e onde vive actualmente ?

A Cidade que escolhi para para viver e dar seguimento a minha história foi o Rio de Janeiro a que ajudou a me educar foi São Paulo ,mas a Cidade que domina o meu coração é a Bahia. - Como e quando, ou através de quem, você entrou para o mundo do samba?

Eu nasci no mundo do samba , vim da barriga de uma sambista , e fui criada pela minha avó no estado do Rio de Janeiro ,e entre 4 a 5 anos foi quando eu aprendi meus primeiros passos de samba ,minha família era muito rica em cultura, ai tínhamos tio mestre de capoeira , o samba minha avó ensinava todos os netos aos fins de semana . Aí tinha que ser perfeito se não o coro comia bem ,lá era assim ou samba ou samba hahaha . - Como foi o seu começo como sambistas ?

O meu começo como sambista profissional foi dos 14 pros 15 anos, desbanquei uma Rainha que vinha de fora da escola , e a comunidade queria uma das sambistas da escola , mesmo descalça consegui ganhar o concurso feito de ultima hora pela direção . Estao foi assim que ganhei meu primeiro título de Rainha da Bateria pela escola de samba Arco-íris na Cidade de Jundiai -sp. - O que é para si ser passista de Escola de samba ?

Ser passista é ter amor e respeito pelo seu pavilhão , ser passista é como o primeiro periodo de um colégio ou de uma faculdade , é preciso ter a humildade de aprender e respeitar as suas etapas e os seus mestres . É sambar nos ensaios até a última batida dos instrumentos, é deixa o surdo tocar junto com a batida do seu coração, é permitir que os ritmos possuam o seu corpo e se manifestam total samba no pé.
- Qual a sua actual Escola de Samba e que lugar ocupa nela ?

(Escolas do Rio de janeiro) Atualmente sou (Madrinha da Escola )de Samba Renascer de Jacarepaguá Grupo A , (Musa) da Sao Clemente Grupo especial, e (Rainha da bateria) da Mocidade Unidos do Santa Marta
- Em quantas Escolas de Samba já desfilou ?

Em 6 escolas Minha primeira escola foi o Salgueiro , fiz a faculdade completa 10 anos de passistas .fui a única passista feminino que ganhei o prêmio de primeira passista Garra Salgueirense em 2010. Passei pela Curicica , (Rainha) , Imperio da Tijuca(musa) , Beija -Flor de Nilópolis (semi- destaque) ,Estacio de Sá(Destaque). - Como surgiu a oportunidade de vir dar workshops de samba a Portugal ?

Foi através da minha amiga que foi a primeira Brasileira a ser Rainha de Bateria de uma escola do Carnaval de Ovar . Faz muitos anos que ela acompanha o meu trabalho de workshop fora do Brasil e dentro do Brasil, e conversando surgir essa fantástica ideia carregada de boas energia de me levar a Portugal ,para termos essa troca de intercâmbio cultural. - Que sabe sobre o Samba em Portugal e mais em particular sobre passistas do nosso país ?

Sei que o Carnaval maior é o de Ovar , e que em outras cidades por exemplo, Estarreja, Figueira da Foz ,Sesimbra e outras também tem escolas de samba . Também me inteiro desse movimento cultural que Sesimbra fez a pouco tempo o Mega Samba estão de parabéns, toda manifestação cultural respeitosa em prol da alegria e da educação é de sumo respeito , Espero participar o ano que vem dessa grande festa também de vocês Falar das passistas eu não posso dizer ,porque não tive nenhuma oportunidade de poder dar aulas para nenhuma portuguesa ,acredito que cada passista se adapta a sua região aos seis costumes e tem o seus estilos particulares. Acho legal essa iniciativa da Karina em criar esses workshops em parcerias com essas outras escolas de samba pois é uma maneira de levarmos mais informações para que vcs se aperfeiçoem mais e mais e o nosso samba sempre se mantenha vivo .
- Quanto tempo vai estar em Portugal e quais os workshops que irá dar ? Estarei do dia 22 de Outubro ao 06 de Novembro As datas dos workshop acredito que é 25,26 27,28 de Outubro para mais informações contactar Karina que é minha assessora em Portugal - Como irão ser suas aulas..para iniciantes ou até para mais evoluidas ?
Trabalharei tanto com iniciante como para avançados . - O que é preciso na sua opinião para ser uma boa passista de samba em Escola de Samba ?

Primeiramente respeito pela cultura e pelos anfitriões, estar de braços aberto para receber a magia e o encanto do samba , ter muita vontade de aprender, ter muita disposição.


- Como vê o actual panorama dos passistas no Carnaval no Brasil ?

Temos qualidades otimas , assim como tudo o samba sofre evolução, mas o que não se pode perder é a tradição. Eu particularmente gosto de ver quando a passista tem aquele samba rasgado cadenciado. - Para alem do samba que outras actividades exerce ?

Estudei artes cênicas, sou bailarina afro modelo fotográfico, sou poliglota hair style ,fabrico figurinos de show e sou estudante cultural . Muito obrigado por esta pequena conversa sobre o Samba. Que seja uma maravilhosa estadia em Portugal e que a aderência ás suas aulas seja enorme.

De pequena se tornou grande né hahaha ai tem é muita conversa . Finalizo da mesma forma que comecei . GRATIDÃO !