ENTREVISTA com Joana Campos- Escola de Samba Andorinha



ENTREVISTA  com JOANA CAMPOS - GRES Escola de Samba Andorinha


- Seu nome e que cargo ocupa na escola ?

R: O meu nome é Joana Campos e sou a Presidente do grupo.


- Como foi e de quem foi a ideia de criar esta escola de samba ?

R: Desde de criança que o meu lado artístico está bem presente, e a dança, o Samba em particular é uma paixão. Após fazer parte de uma escola durante 12 anos, resolvi desafiar 4 amigos para embarcarem nesta aventura comigo. Tem sido divertida, exigente, difícil as vezes mas o prazer de dançar e poder ensinar outros a dar os primeiros passos é muito recompensador.


- Já receberam muitas inscrições ?

R: Somos cerca de 100 entre sócios e membros.  Nós estamos num meio em que o Samba não é muito conhecido, reinam outros tipos de danças mais urbanas, mais na moda. No entanto o ultimo ano, onde intensificamos as nossas saídas e presenças em eventos tem trazido cada vez mais gente curiosa e deslumbrada com as cores e a alegria que o samba proporciona.




- Qual o numero actual de integrantes tem a Escola ?

R: Temos cerca de 35/40 elementos.


- Que apoios vos são fornecidos para ajudar no projecto ?

R: Temos sobrevivido com pequenos apoios do comercio local e a normal ajuda da nossa câmara municipal e junta de freguesia. A escola é recente e as autarquias estão relutantes e ainda a tentar entender o quanto o nosso trabalho pode transformar a região, à imagem de outras no centro do pais. Estamos certos que as autarquias locais irão apoiar o nosso projeto que pretende trazer o Samba para Santo Tirso e levar Santo Tirso para o mapa do Samba.



- Alguns dos vossos elementos que vão desenvolver este projecto tem experiência de algo no samba ?

R: De todos os elementos apenas 10 têm uma certa experiência, uns mais outros menos.



- Já possuem bateria ou será um projecto futuro  ?

R: Sim temos bateria com instrumentos nossos, são cerca de 13 elementos. Uns mais jovens que outros, com mais ou menos experiência, mas todos com uma paixão e alegria que me faz dizer muitas vezes “bateria nota 1000”.



- Que desfiles de Carnaval fazem durante o ano ?

R:  Este ano fizemos o desfile do município, o Carnaval da Reguenga (freguesia onde nascemos que pertence a Santo Tirso), o Carnaval de São Tomé de Negrelos e alguns eventos públicos e privados.


- Já desfilam com Enredo proprio ?

R: O desfile de 2019 não foi com enredo próprio, mas o carnaval de 2020 será e terá como tema: "O mundo encantado da Disney".



- Sei que estiveram muitos elementos da vossa Escola assistindo ao Festival de Samba da Vai Quem Quer ? Com que ideia ficaram do "mundo " do Samba em Portugal pois nesse Festival estiveram as melhores escolas do pais ? 

R: O nosso objectivo em ir assistir foi precisamente para mostrar a todos os nossos membros a dimensão que tem o samba em Estarreja, e o nível em que as escolas que actuaram apresentam neste tipo de eventos. Serviu obviamente para percebemos que temos MUITO que trabalhar para chegar aos pés de escolas tão aclamadas no país, mas também de guia e inspiração para o trabalhou que queremos fazer e mostrar.



- Quais as perspectivas para o vosso Carnaval 2020 e projectos futuros ?

R: Gostaríamos de organizar um carnaval em Santo Tirso semelhante ao de Ovar, Estarreja, etc. Não é possível fazer sem o apoio e vontade da nossa câmara, sabemos que na figura do Sr. Presidente, ela aposta na inovação e diferença, o que nos permite ter esperança na realização deste evento. Mais eventos de Samba, com Samba e para Sambar vão aparecer, para angariar fundos e conhecimento para depois conseguirmos lá chegar.


Com os melhores cumprimentos,

GRES ANDORINHA- Escola fundada em 2017
Pagina da Escola no Facebook : GRES ANDORINHA-

Obrigado por esta pequena conversa sobre Samba e sobre sua Escola de Samba.
Saudações sambistas