ENTREVISTA com  Cláudio Neves- CARNAVALESCO da nova Escola de Samba Escola de Samba Unidos do Clube das Arroteias - "ESUCA"Alhos Vedros, Distrito de Setúbal




- Seu nome e que cargo ocupa na escola ?
Cláudio Neves – Carnavalesco

- Como foi e de quem foi a ideia de criar esta escola de samba ?
Esta ideia surgiu de um grupo de amigos, que fazem parte do Rancho Folclórico do Clube das Arroteias e que têm uma paizão comum… O Carnaval! Com o objectivo de dinamizar a nossa colectividade, que atravessa um período financeiro difícil e o Bairro das Arroteias, Freguesia de Alhos Vedros, Concelho da Moita.
- Já receberam muitas inscrições ?
As inscrições ainda não estão oficialmente abertas, mas já temos alguns contactos ansiosos pela abertura das inscrições
- Qual o numero actual de integrantes tem a Escola ?
A escola ainda não tem um número de participantes definido apesar de estarmos a trabalhar para colocar cerca de 150 figurantes na rua.
- Que apoios vos são fornecidos para ajudar no projecto ?
Os apoios para este projeto, estão a ser: comercio e empresas locais, e apoio logístico por parte da Câmara Municipal da Moita e da Junta de Freguesia de Alhos Vedros.
- Tem elementos que sairam da outra Escola de Alhos Vedros ( a Bateria da SFRUA )ou tudo novos elementos ?
Todos os elementos desta nova escola, de uma forma ou de outra já desfilaram no carnaval de Alhos Vedros, organizado pela SFRUA. A mensagem que temos passado às pessoas que nos procuram é de que não queremos de forma alguma que as pessoas abandonem uma escola em deterioramento de outra. Os desfiles são em dias e horas diferentes exactamente para que ambas as escolas possam coexistir de forma saudável.
- Tem muitos elementos que vão desenvolver este projecto com experiência de algo no samba ?
O núcleo central do projeto, tem conhecimentos de escola de samba e da sua organização, e é dentro desse molde que se está a estruturar esta nova escola. Temos ao longo dos anos aprendido, e há um tempo atras fizemos uma incursão a algumas escolas do Rio de Janeiro, onde conversamos e aprendemos mais um pouco.
- Já possuem bateria ou será um projecto futuro  ?
Este ano ainda não temos bateria de samba, mas o samba enredo já esta definido (composto por Sidney Quemel ) e já esta em fase de produção no Rio de Janeiro. Durante o desfile o samba vai ser cantado e tocado pelo Grupo OUSADIA. O projeto de uma bateria de samba, também esta a ser desenvolvido, mas com mais calma, já temos pessoas que pretendem iniciar essa vertente  também.
- Quais as perspectivas para o vosso Carnaval 2020 e projectos futuros ?
As perspetivas para o nosso desfile em 2020, são as melhores, como é óbvio, sair com um desfile numa noite de carnaval, pensamos nós vai ser um espetáculo lindo e que ficará na memória de quem o vivenciar. Para futuro, não deixar morrer este projeto, e crescer, desenvolver e avançar … sempre com humildade e contando com todos os amigos do samba.


Obrigado por esta pequena conversa sobre Samba e sobre sua Escola de Samba.
Saudações sambistas