ENTREVISTA COM PEDRO CANANA

ENTREVISTA COM O " NOSSO " SAMBISTA PORTUGUES- PEDRO CANANA- ACTUALMENTE EXERCENDO UM DOS CARGOS DE MAIOR RESPONSABILIDADE EM UMA ESCOLA DE SAMBA-  UM DOS DIRECTORES DE HARMONIA DA ACTUAL CAMPÊA DO CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO- UNIDOS DA TIJUCA

Nome e idade ?
Pedro Alexandre da Silva Costa Canana, 38 anos.
Como começou essa paixão pelo Carnaval em geral e pelo samba em particular ?
Desde criança assistia aos desfiles das Escolas de Samba em Sesimbra e sempre sentia uma vontade enorme em participar, foi com naturalidade que através de amigos entrei para o GRES Trepa no Coqueiro em 1993, e foi lá que nasceu a minha paixão por Carnaval e Escolas de Samba, fui ritmista, interprete e participante ativo nas actividades da Escola, ao mesmo tempo nasce também o gosto e mais tarde paixão pelo Samba, muito influenciado primeiro pelo Reinaldo Nunes e mais tarde com as várias férias no Rio de Janeiro.
Como foi o teu historial no samba em Sesimbra ?
No Trepa fiquei até 1999, depois participei como ritmista nos primeiros anos do Grupo Bigodes de Rato, e em paralelo fui um dos criadores e organizador nos primeiros 4 anos do Bloco Simpatia “Os Palhaços” na segunda de Carnaval. Em 2004 entrei para o GRES Bota no Rego e lá fiquei até 2011, onde fui ritmista, interprete e desempenhei vários cargos directivos.
 
Que gostarias de ter feito mas que não fizeste para contribuir para uma melhoria do samba em Sesimbra ?
Em primeiro lugar ninguém consegue nada sozinho, por isso dentro dos grupos de pessoas e associações que participei sempre tentei ajudar, dar o meu contibuto, as minhas ideias, a minha critica construtiva. O Carnaval é um pouco como futebol, todos são treinadores, todos entendem, ou pelo menos acham que sabem muito, e são sempre os melhores, como é comum se dizer “em Sesimbra não há segundos”, e quando não existe na estrutura organizativa (Câmara e em algumas direcções de escolas de samba) ninguem com conhecimento de causa, fica dificil. Mesmo assim penso que muita coisa evoluiu e algumas escolas também, a mentalidade é outra, existe mais gente a gostar de samba e a saber o que é, e como se faz Samba, Escola de Samba e Carnaval. Em conjunto com várias pessoas penso ter tido alguma influência e dado o meu contributo para essa evolução. Agora mais concretamente em relação á tua questão, existem três pontos pelos quais sempre lutei, mas que continuam iguais e que gostaria que no futuro mudassem para melhor:
  1. A melhoria do espaço para o desfile das escolas de samba, seja na avenida ou com a criação de um espaço próprio, um sambodromo que poderia ser um espaço polivalente, onde se poderia realizar por exemplo as marchas populares, arraial, festivais de musica, gastronomia, etc. Pois o lugar atual do desfile não tem as minimas condições para que as escolas de samba façam as suas apresentações, nem conforto nem visibilidade para quem assiste. O percurso é muito longo, estreito, com curvas, subidas e descidas, sem pavimento adequado e sem assentos para publico, todos estes fatores e mais alguns são a antitese do que deve ser um desfile de escolas de samba.
  2. A criação de concurso de escolas de samba, sempre disse e continuo a dizer, e os restantes carnavais de Portugal provam isso, o concurso favorece e estimula a evolução.
  3. Gostaria de ver terminada a monarquia que existe em algumas escolas de samba, existem várias pessoas com capacidade para ser diretor, trabalhar e dar ideias para sua escola. Então porquê algumas pessoas continuam a agir como se a escola de samba fosse sua?  A não permitir que opiniões contrárias ás suas possam também ser válidas, ninguém é dono da verdade absoluta, não consigo encaixar que uma só pessoa acumule diversos cargos importantes dentro da mesma escola de samba, das duas uma: ou essa assoçiação não tem mais ninguém com capacidade para essas funções (pouco provável) ou essa pessoa quer centralizar todas as decisões e atividades sem afrontas ou pontos de vista diferentes do seu, e isso é negativo e faz com que a sua associação não evolua, pois “ninguém é sozinho melhor que todos juntos” e “da discussão nasce a luz”.
Como analisavas as escolas de samba em Portugal no momento em que deixaste Portugal ?
Como sempre disse Sesimbra tem escolas de samba a mais. A ideia que tinha quando deixei  Portugal mantêm-se hoje, na minha opinião existem duas boas Escolas de Samba em Sesimbra, o Bota e o Trepa, e uma terceira o Vila Zimbra a tentar melhorar e evoluir. Penso que o Trepa vem evoluindo nos últimos anos, já o Bota estagnou, com muita pena minha. Quanto ás restantes continuam muito atrás e vêem tendo um outro aspeto positivo quando contratam algum profissional, musicos ou carnavalescos. É a minha opinião e não é a primeira vez que a manifesto, sou frontal e já tive a oportunidade de dizer tudo isto e muito mais a algumas pessoas responsáveis.
Em relação ao resto do País não estou tão habilitado a comentar, mas do que pude conhecer, ouvir e ver pela internet, acho que é do senso comum dizer que no geral as Escolas de Samba (nomeadamente a Vai Quem Quer e o Trepa) e o Carnaval de Estarreja é o mais forte e evoluido de Portugal, admiro muito também os Sócios da Mangueira da Mealhada e o Novo Império da Figueira da Foz, e penso que a Aldeia do Carnaval de Ovar vai ajudar ainda mais á evolução das escolas de Ovar, onde se destacam a Costa de Prata e Charanguinha.
Como nasceu essa ideia de ires junto com tua esposa (Ana Alves) para o Brasil, mais propriamente para a cidade maravilhosa, Rio de Janeiro ?
Sempre que podiamos juntávamos os nossos tostões para passar férias no Rio de Janeiro, nessas férias além do Samba, praia, belezas naturais e do acolhimento dos cariocas, começamos a perceber que nos sentiamos muito bem e á vontade na cidade, então foi com naturalidade que o sonho de viver no Rio se tornou num desejo.
Como tem sido a vossa vida no Rio ? Era tudo o que esperavam ?
Tem sido muito boa, como é natural, mais dificil nos primeiros tempos, pois foi uma grande mudança, um recomeço quase do zero, mas com muito trabalho, preserverança e alguns amigos conseguimos nos estabilizar ao fim de alguns meses. Hoje estamos felizes, realizados e perfeitamente adaptados à realidade carioca. Umas coisas são como como esperavamos, e outras não, isso faz parte pois não existem lugares perfeitos, e o Rio não é diferente, mas o balanço final até ao momento é muito positivo.
Quais as maiores dificuldades sentidas e quais as mais agradaveis surpresas ?
Quem vêm da Europa nota muitas diferêncas, aqui é Brasil, é América do Sul, a mentalidade, forma de estar é diferente, mais desorganização e burocracia, no geral o atendimento nos serviços é péssimo, muitas pessoas não são profissionais, nem têem brio no seu trabalho, mas claro existem também várias excepções. Encontrar casa é muito dificil, o custo de vida está muito alto. Agradáveis supresas são o calor o ano todo, uma vida intensa cheia de eventos, culturais e desportivos, a alegria de viver de toda gente, e o bairro de Vila Isabel onde vivemos e não trocamos por nenhum outro, lugar tranquilo de bom ambiente, bons restaurantes e os melhores botequins,  e com todos os serviços, perto do centro e da zona sul, e com muito samba e escolas de samba em redor, Vila Isabel, Salgueiro, Mangueira, Tijuca, Estácio,etc.
A nivel do samba como foi a vossa integração e ambientação ?
Foi tranquila, já conheciamos um pouco da realidade, acho que tivemos uma integração rápida, e ela teve muito a ver com a nossa dedicação, gosto, conhecimento, capacidade e respeito. Mesmo assim existe algum preconceito por sermos portugueses, pois estamos envolvidos em segmentos importantes das escolas de samba, e também por haver por parte dos brasileiros um total desconhecimento sobre o carnaval, samba e escolas de samba em Portugal, e do que de bom se faz no nosso País. Mas no geral podemos dizer que somos respeitados e bem aceites.
 
Começaste como director de ala na Unidos da Tijuca- explica para nós essas funções ?
Harmonia de Ala (também chamado de coordenador, ou diretor de ala), trabalha com uma ala no apoio ao Harmonia (responsável pela mesma), as suas funções nos ensaios e desfiles são:  apoiar o Harmonia no anotar presenças dos componentes, na formação da ala, a corrigir atitudes inadequadas dos componentes (como bebida e fotos depois da ala estar formada), cantar o samba e motivar os componentes a fazerem o mesmo, transmitir alegria e corrigir a evolução dos componentes, nomeadamente na fileira da frente da ala, onde se posiciona na lateral da cabeça da ala, orientando também se necessário a última fila da ala da frente. Ao longo do ano participa sem grandes obrigações nas atitivades da escola.
Agora com um cargo de maior responsabilidade explica o que é ser um dos directores de Harmonia da Unidos da Tijuca ?
O Harmonia executa todas as funções referidas para o Harmonia de Ala, como responsável máximo pela ala e sua evolução no desfile da escola, orienta os Harmonias de Ala em todas as questões relacionadas com a ala, sua posição no desfile é mais solta, devendo perceber e resolver todos e quaisquer problemas com sua ala, ou qualquer outra ala, carro, etc. Além dessas funções nos ensaios e desfiles, tem escala de presença na quadra da escola desde o inicio do concurso para o samba-enredo até ao carnaval, onde apita o samba (orienta com apito o mestre e diretores de bateria para tempo e sequência dos sambas tocados na quadra), apoia na logistica de palco, orienta o espaço para actução dos segmentos da escola, como velha-guarda, baianas, passistas, casais de mestre-sala e porta-bandeira. Apoia o departamento feminino na distribuição das fantasias para o Carnaval, e apoia o transporte dos carros alegóricos, tripés e fantasias do barracão para o desfile. Deve conhecer perfeitamente o regulamento dos desfiles da Liesa, e possuir conhecimentos diversos sobre escolas de samba, não é qualquer um que chega a Harmonia, e normalmente são pessoas antigas na escola ou que já têm passado como Harmonia em outra/s escolas. Tem de ter compromisso grande com a escola pois ao longo participa das várias reuniões, atividades e eventos da escola de samba.
 
Paralelamente saiste como ritimista na bateria da Estacio de Sá já em dois Carnavais. Pensas voltar a repetir essa experiencia ? Consegues por palavras explicar como foi esse momento na Sapucaí dentro de uma bateria ( por sinal das mais respeitadas do Rio )?
É uma emoção muito grande fazer parte do coração da escola de samba, é arrepiante. Tive essa oportunidade na Estácio de Sá, comandada por Mestre Chuvisco, que além de ser uma fera na percussão e no samba, é muito boa pessoa, merece o melhor e todos os elogios que recebe. Hoje em dia é normal um ritmista tocar em várias baterias, na bateria Medalha de Ouro é um pouco diferente pois dos 300 rimistas, cerca de 270 são do Estácio ou morro S.Carlos, o berço do samba. Então vários mestres de outras escolas vão “buscar” os ritmistas da Estácio para tocar também em suas baterias. Adoro tocar e fazer parte desta bateria e espero continuar, embora confesse que as vezes se torna complicado conciliar com a função de Diretor de Harmonia na Tijuca, e lógicamente com a minha vida profissional e pessoal.
 
E ai no Rio que evoluções tens confirmado ? Que escolas mais te impressionaram e mais admiras ( para alem da Tijuca obviamente ).
  • Tijuca é muito profissional, forte nos quesitos e com chão (comunidade) muito forte, vai continuar a lutar pelos primeiros lugares, é hoje em dia uma das grandes.
  • União da Ilha eu gosto muito, conheço muita gente boa na Ilha do Governador, está muito bem, já ouvi várias vezes no barracão da Tijuca que a Ilha está seguindo a forma de trabalhar da Tijuca, nos últimos anos são os dois barracões sempre mais adiantados e bonitos, por isso fez grande carnaval e deve continuar em grande.
  • Salgueiro é uma escola muito grande, quase uma Mangueira em torcida, escola da moda, muito comercial e popular,  é sempre forte, costuma ter problemas no desfile e algumas situações obscuras nas direções.
  • Beija-Flor é também muito forte nos quesitos, sua comunidade e nos bastidores, tenho uma antipatia forte por ela, e não sou só eu, a BF só é realmente querida em Nilópolis.
  • Imperatriz continua sendo técnica e bem-sucedida com isso.
  • Portela é enorme, de muita tradição e importância no samba e no carnaval carioca, voltou este ano a ser Portela, fico feliz pois gosto muito dela.
  • Grande-Rio vem crescendo, se reforçando muito bem, fazendo desfiles muito bons, e já começa a merecer vencer.
  • Mocidade está com a bola toda ($$$), e com Paulo Barros, é uma escola grande e concerteza vai lutar pelo titulo.
  • Vila Isabel eu gosto muito, moro no bairro e aqui respira-se samba, teve um ano ruim, mas tenho certeza que vai voltar em grande, 100% comunidade, não tem alas comerciais (turistas), vai mudar de direção, concerteza para melhor.
  • Mangueira é a minha grande desilusão, principalmente porque sempre fui “mangueirense de coração”, é a maior escola de samba em torcida, com tanta tradição, mas parece que essa dimensão atrapalha, deixa-me dar um exemplo: no desfile deste ano da Manga, além de vários erros, reparei numa situção, uma diretora de Harmonia tentava que uma baiana da última fila da ala das baianas evolui-se para a frente e não se misturasse com a ala que vinha atrás, imagino o que essa baiana dizia “minina sou baiana da Mangueira há 150 anos, não é voçê que vai me dizer o que fazer”…tudo explicado né? Mas torço para que a verde e rosa volte aos lugares que merece, pois é muito importante para o samba e carnaval no Rio.
  • No grupo de acesso além da minha Estácio de Sá, admiro os Impérios, Serrano e da Tijuca
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Que previsões fazes para um proximo Carnaval agora sem Paulo Barros como carnavalesco na Tijuca ?
Como já disse o Carnaval se ganha nos quesitos, e ai a Tijuca continua muito forte, o Presidente Fernando Horta tem controle total da Escola, a bateria é uma das melhores actualidade, o Julinho e a Rute são o melhor casal do momento, a estrutura de barracão é a melhor, a direção de carnaval e harmonia continua a dar cartas. A nivel de desfile somos uma máquina, é impressionante como a Tijuca não tem problemas com evolução nem com carros, mesmo de grandes dimensões. E  a comunidade é muito dedicada e presente, com um canto e evolução perfeitos. A saída do Paulo Barros irá concerteza se refletir, pois hoje em dia ele tem uma dimensão e uma imagem muito forte, mas convém dizer que esta saida da Tijuca foi diferente da última, quando Paulo foi para a Viradouro e levou consigo toda a equipa de trabalho. Ora se há coisa que Fernando Horta não é, é burro, então ao longo dos últimos anos foi preparando uma estrutura forte para fazer face a uma possivel saida do carnavalesco, e hoje a Unidos da Tijuca está preparada para continuar a surpreender e a fazer grandes carnavais.
 
Acabaram de "matar " um pouco das saudades de Portugal nestas duas semanas de férias no nosso país. Como foi essa estadia ?
Foi muito bom, rever a familia e os amigos, voltar a comer os nossos petiscos, mariscos e nosso peixe, coisas que não temos no Brasil, mais dificil foi o frio, pois já não estamos habituados. Fomos muito bem recebidos , com saudades, e isso te dá um sentimento muito bom, pois nós só sentimos falta e saudades de quem gostamos. Estaremos de volta em breve, no final de Julho e inicio de Agosto para mais umas merecidas férias.
 
Que diferenças encontaram por cá ?
Quando saímos de Portugal a crise já estava a se instalar, mas a verdade é que notamos uma grande diferença em 2,5 anos, em Sesimbra (e não só) muito menos gente nas ruas, muito comércio fechado, e os que se mantêm abertos estão vazios, centros comerciais vazios e lojas enormes com 2 funcionárias, é precisamente o oposto da realidade que vivemos no Brasil, ainda mais numa cidade com 6,5 milhões de habitantes. Mas também existem semelhanças, parece-me que o fosso entre ricos e pobres aumentou, a classe média diminuiu, isso é uma característica da realidade social brasileira, mesmo tendo melhorado nos últimos anos. Fico triste com esta realidade e espero e desejo que o nosso País se recupere rapidamente e que possa proporcionar melhores condições de vida a todos os portugueses.
Deixa ( agora que ja tens a experiencia dos dois lados ) alguns conselhos para os sambistas aqui em Portugal. Obrigado pela tua disponibilidade para esta pequena conversa. Grande abraço e tudo de bom para vocês ai na vossa vida carioca
Acho que no samba como na vida devemos ser honestos, trabalhadores e frontais, detesto falsas palmadinhas nas costas. Amigo não é aquele que nos diz aquilo que queremos ouvir, mas sim quem nos diz o que sente. Devemos estar sempre disponíveis para aprender, ninguém nasce ensinado, nem ninguém sabe tudo. Devemos respeitar o próximo, ninguém é perfeito, todos temos qualidades e defeitos (eu tenho muitos), sabedoria é saber aproveitar as qualidades de cada um e aprender a conviver com as suas coisas menos boas. Quem sou eu para aconselhar alguém, mas o que posso dizer é que vão sempre atrás dos vossos sonhos, lutem por eles, o que plantam hoje mais tarde colhem (para o bem e para o mal).” É melhor se arrepender de algo que fizemos, do que passar a vida toda lamentando-se por não tê-lo feito”.
Abraço a todos os amigos Sambistas de Sesimbra e Portugal, e grande abraço também amigo Guerreiro, e continuação de bom trabalho, paciência e dedicação nessa tua paixão de divulgar o Samba e o Carnaval em Portugal.