ENTREVISTA COM FRANCISCO FREITAS DOS UNIDOS PELO SAMBA- ILHA DA MADEIRA

A ILHA DA MADEIRA TAMBÉM TEM SAMBA.
ENTREVISTA COM  O CAVAQUINISTA E UM DOS VICE-PRESIDENTES DOS UNIDOS PELO SAMBA ( U.P.S. ). FRANCISCO FREITAS ( CHIQUINHO ).
 
 
-Nome e idade ?
 
Francisco Freitas mais conhecido por Chiquinho e tenho 34 anos.

-Como foi o seu inicio nestas andanças pelo samba?
 
Devia de ter 17 anos e tocava caixa com o meu Pai na claque do Nacional da Madeira que era colega de trabalho do Presidente da escola de samba “Os Cariocas” e durante uma conversa o Presidente dos “Cariocas” disse ao meu Pai que estava a precisar de alguém que tocasse caixa para preencher uma vaga na bateria e foi então que o meu Pai lhe disse que eu sabia tocar ao qual o Presidente pediu pra que eu fosse ao lugar de ensaio, e eu fui, depois de uma pequena avaliação por parte do responsável da bateria passei a ser parte integrante da bateria.


-Qual o seu trajeto como sambista ?
 
Aos 17 anos integrei na escola de samba “Os Cariocas” onde permaneci durante 5 anos começando por tocar caixa e depois tamborim, depois fui para uma escola nova e que só durou 1 ano “Os Académicos do Ateneu” infelizmente depois de gravado o samba não pude desfilhar devido a um acidente de viação, depois voltei aos “Cariocas” onde permaneci por mais 8 anos nessa altura já tocando cavaquinho, saindo depois do Carnaval de 2010 para abraçar um novo projeto que hoje se chama UPS – Unidos Pelo Samba no qual permaneço até aos dias de hoje, durante estes anos toquei tamborim, repique e este ano tocando cavaquinho.

 
-Atualmente que cargo ocupa no UPS ?
 
Sou o 2º Vice-presidente da escola e responsável por tudo o que é musica dentro da
escola. 
.



-Fale-nos da Associação UPS ( Unidos pelo Samba ).
 
A Associação UPS nasceu logo a seguir ao Carnaval de 2010 por um grupo de amigos que têm em comum o gosto pelo Samba e pelo Carnaval e que hoje já está dando os seus primeiros passos tendo como objetivo um dia poder desfilhar no cortejo principal do Funchal como uma verdadeira Escola de Samba, com o seu próprio Samba Enredo tocado e cantado ao vivo e cumprindo com todos os quesitos de uma verdadeira Escola de samba
 .




-Tem muitas actuações durante o ano ? No Carnaval qual a vossa actividade ?
 
Durante o ano são poucas as atuações porque aqui na Madeira o Samba ainda não está muito enraizado, só pela altura do Carnaval é que temos alguma atividade com os desfilhes e atuações em bares e hotéis.


-Como é a aceitação do samba ai na Madeira principalmente fora do Carnaval ?
 
Como anteriormente referi o samba ainda não está muito enraizado por isso a aceitação não é a melhor mas os Ups com a criação de um Grupo de Samba /Pagode vem conquistando alguns adeptos.


-No samba quais as vossas preferencias artisticas ?
 
Nós gostamos muito do Grupo Revelação, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Martinho da Vila, Sambô e muitos outros e também Monobloco que nos inspirou neste Carnaval.

-Actualmente como esta o panorama do samba na Ilha da Madeira ?
 
Muito fraco, fora do Carnaval quase não se ouve Samba com exceção do (recente) Pagode dos UPS, que é o único grupo de Samba/Pagode da e na Madeira.
 


-Relativamente a escolas de samba quantas existem na Madeira e qual a "linha " que seguem... se tem todos os quesitos de uma escola de samba (Enredo,  bateria ,samba de enredo ,interpretes ,Comissões de frente, mestre sala/porta bandeira , bainas e alas para alem das alegorias( carros alegoricos ) ?
 
Tendo como base o desfilhe principal que acontece no sábado á noite no Funchal participam 9 trupes e a linha seguida é a do biquíni e armação, a musica não tem nada a ver com o Samba e dessas 9 nenhuma tem todos os quesitos acima referidos, ao nível de bateria, nem todas as trupes têm e as que têm muito pouco e mal se trabalha (desculpem-me mas é a verdade), aqui na Madeira não se canta um Samba Enredo, não se conta uma historia através do Samba e dos disfarces.


-Para si qual a mais evoluida escola de samba ai na Madeira ?
 
Sem sombra de dúvida a mais evoluída é o Fura Samba e logo atrás a progredir a passos largos vem o Bairro da Argentina.


-Agora com o Facebook e com o Youtub tornando tudo mais perto qual o vosso conhecimento sobre as escolas de samba e os diversos carnavais no continente ?
 
Nos Ups já temos um conhecimento bastante grande fruto de algumas amizades travadas por mim e por outros Upseiros com alguns intervenientes dos Carnavais de Ovar, Estarreja, Mealhada e Sesimbra e claro através do seu blog.


-Pelo que conhece quais as coisas que mais lhe agrada e que opiniões tem sobre todo o trabalho desenvolvido em prol do samba pelas escolas de samba e grupos aqui no continente ?
 
Visto “daqui” o que mais me agrada é a entreajuda e as boas rivalidades que existem entre as escolas, na minha opinião o trabalho desenvolvido pela maioria das escolas é muito bom, também contribuindo para isso o facto de haver concurso, porque a concorrência faz vir ao de cima o melhor que há em nós.


-Ai na Madeira quais as mudanças que gostaria acontecessem para melhorar o Carnaval e o samba no geral ?
 
Gostaria que o tema principal do Carnaval que é designado pela Secretaria Regional do Turismo fosse dado a conhecer com muito mais antecedência ou que fosse tema livre, gostaria que se “armasse” um pequeno Sambódromo para haver o desfilhe de noite e o desfilhe de dia, que houvesse uma liga de Carnaval para poder haver votações sobre todos os quesitos que uma Escola de Samba deve ter e a respetiva entrega de prémios e que todas as trupes/escolas tivessem de apresentar e interpretar os seus sambas originais.


-Quais os planos futuros para a vossa Associação ?
 
A curto prazo é fortalecer o Pagode dos UPS, a criação de um projeto tipo
“Monobloco” para tocar em festas gastronómicas que acontecem durante o Verão e dessa forma ter toda ou a maioria da bateria no ativo e finalmente poder fazer parte do desfilhe de sábado á noite mantendo todos os nossos ideais ou seja apresentar um Samba Enredo.

Obrigado por esta pequena conversa sobre samba e muitas felicidades para a UPS.

Em meu nome e da Associação UPS – Unidos pelo samba queremos lhe dar os parabéns pelo fantástico trabalho que tem feito em conjunto com Bruno fotografia pela divulgação do Samba Português e agradecer muito pela oportunidade de nos dar a conhecer a todos os Sambistas Portugueses e não só através do seu blog