ENTREVISTA COM DUARTE PEREIRA- GRUPO DE SAMBA - A BATUCADA




ENTREVISTA COM O PRESIDENTE E "MAESTRO" DO GRUPO- A BATUCADA- DA ILHA DA MADEIRA - DUARTE PEREIRA



Começo por lhe agradecer a disponibilidade para esta pequena conversa sobre samba.
- Nome e Idade ?
Duarte Pereira - 34 Anos

- Como e quando, ou através de quem, você entrou para o "mundo" do samba?
Entrei no mundo do samba através da Banda Orquestral de Câmara de Lobos, nos arraiais (festas) em que tocamos em casa das pessoas, tocávamos e cantávamos  sempre sambinhas, isso foi em 1998, depois disso, no mesmo ano é que entrei na minha 1ª Trupe como executante de Caixa, "A Turma do Funil", onde permaneci 3 anos.


- Qual o seu percurso como ritimista ?
1998 - 2001 - Turma do Funil
Em 2002 recebi um convite para integrar a Trupe "Sonho de Um Dia" também a tocar Caixa. Sendo que em 2003 fiquei de descanso, uma opção pessoal para poder idealizar um projecto na qual nasce o Grupo "A Batucada".
2004 até os dias de hoje - Grupo "A Batucada".
FOTO DA 1ª FORMAÇÃO


- Como surgiu a ideia de formar e de quantos elementos é composto o Grupo Batucada  que este ano festeja o seu 10º aniversario ?

A Ideia de formar o Grupo "A Batucada" foi de poder criar um grupo que funciona-se como uma verdadeira família, com amantes do bom samba.
Já tinha um Grupo pequeno que fazia "Batucada" em discotecas, Bares e Pubs e eventos especiais, ao fim de inúmeros pedidos decidi fazer um "Up-Grade".
Em finais de 2003 fui convidado a organizar uma Batucada para a Associação de Animação Geringonça para o Carnaval 2004 e foi a partir dessa altura que Nasceu o Grupo "A Batucada", Músicos profissionais, remunerados, com qualidade e profissionalismo, o Grupo inicial foi denominado pelas 13 magníficos, sendo chefio por mim e composto por: Nuno Teixeira, Amandio Silva, Miguel Pires, Osvaldo Azevedo, Paulo Jorge Balau, Diogo Andrade, José Pereira, Luis Barreto, Lino Teles, Maurício Silva, Luís Severino e Marco Oliveira.
Ao passar dos anos o Grupo foi crescendo em nº de executantes e cada vez com mais qualidade.
Chegamos a ter 30 elementos, sendo na sua maioria músicos e com uma união fenomenal.
Actualmente o Grupo "A Batucada" é composto:
Duarte Pereira (Maestro e Fundador), Nuno Teixeira, Fábio Silva, Venâncio Ferreira, Pedro Santos, Gustavo Barros, Luís Severino, Lino Vasconcelos, João Henriques, Sérgio Andrade, Jaison Fernandes, André Abreu, Élvio Vieira, Martinho Gouveia, José Pereira, Lino Ornelas, Rui Guedelha, José Adelino, Marco Fernandes, Maurício Silva, Miguel Castro, Pedro Vasconcelos,Delino Correia, Ricardo Silva, Ricardo Araújo, Amândio Silva, Edgar Azevedo, Lino Teles, Miguel Pires, Flavio Silva, João Sousa, Diogo Silva, Rogério Fragoeiro.
Alguns elementos permanecem no ativo e outros por razões profissionais não conseguem estar presentes em todas as ocasiões, mas fazem sempre parte do Grupo, pois quando têm disponibilidade pagam a sua passagem e vêm a ilha fazer o Carnaval com o Grupo.
CONCURSO DA RAINHA DE BATERIA- 2014

- Quais as maiores dificuldades que o vosso grupo enfrenta para maior implantação e evolução ?

As maiores dificuldades são as questões de logísticas, quer em espaço quer em instrumentos, gostaríamos de ter melhores condições, por isso que fazemos questão em que as nossas atuações sejam sempre remuneradas, pois é sempre uma ajuda para manutenção e aquisição de instrumentos. Um Músico deve-se fazer-se respeitar e em todos os sítios, principalmente Bares, Pubs, Discotecas e Hotéis em que façam atuações devem fazer-se pagar, mas infelizmente há sempre amostras de grupos que fazem questão de tocar gratuitamente, dando de lucrar aos estabelecimentos em troca de nada ou alguma bebida alcoólica, o que é um perfeito disparate.
Contra todas estas adversidades temos conseguido evoluir, criando ritmos próprios e introduções rítmicas com cada vez mais qualidade.
  
- Que instrumentos tocam no grupo ?

No Grupo Temos: Surdos, Caixas, Tamborins, Repiques e Shaker.

- Tem muitas actuações ? Fora do Carnaval tambem tem muita actividade ?

Durante a altura de Carnaval temos inúmeras atuações, não só na trupe em que desfilamos, mas também a nível pessoal, começamos sempre na 6ª feira Travesti e é sempre sem parar até o denominado enterro do osso.
Fora do Carnaval acontecem algumas atuações pontuais, tais como Casamentos, Jantares Especiais de Grupo (Hotéis e Quintas), Arruadas, etc...etc.
CALHETA BEACH RESORT- 2014
DISCOTECA- O MOLHE- 2012
COPACABANA 2004
DESFILE SOLIDARIO DAS ESCOLAS DE CAMARA DE LOBOS
 

- Qual a frequencia de vossos ensaios mensalmente ?

Na altura das preparações para o Concurso da Rainha da Bateria e Desfile de Carnaval, é costume ensaiar a partir de Janeiro pelo menos 3 vezes por semana.
Durante o Ano fazemos 1 ou 2 ensaios sempre antes das atuações, mas estamos ponderando novamente fazer um Up-Grade no Grupo e torna-lo mais produtivo e criar "shows" temáticos para podermos apresentar em unidades hoteleiras e não só.

- Qual o genero de samba que é seguido pelo Grupo A Batucada ?

Temos fazer com que as nossas atuações pareçam autênticas baterias do Samba e Enredo, sempre uma uma intensidade fenomenal e com muita interacção dos executantes, na qual nos fazemos acompanhar da nossa Rainha da Bateria e de algumas Bailarinas e com alguns ritmos de Samba-Funck e Samba de Breque, na qual somos muiuto conhecidos pelos nossos Breques originais na qual já contamos pelos menos com 4 e este ano introduzimos o Samba-Reggae e o Olodum.
Temos feito alguns convívios em que fazemos a nossa versão de Pagode, Sambão e Sambinhas.
Músicas que a maior parte do grupo costuma interpretar nas Bandas Filarmónicas. 
CARNAVAL 2012 COM A RAINHA DE BATERIA


 Existem na Madeira quantos grupos de samba do genero do vosso ?

Existem alguns Grupos Idênticos, que tentam fazer o mesmo trabalho que nós fazemos, alguns pela sua falta de humildade nunca passam de amostras, pois temos de ser humildes e de aprender com os outros.
Existem 2 Grupos na qual tenho bons colegas e tenho imenso respeito pela sua dedicação a trabalho demonstrado.
Os UPS - Unidos Pelo Samba, pela sua coragem e dedicação na qual abraçaram o seu projeto, são excelentes pessoas e grande Amigos.

Existe a Banda Filarmónica das Eiras, que tem um grupo muito engraçado e muito bem chefiado pelo meu Grande Amigo Eduardo Gama, um projeto com pernas para andar e muito bem montado, sempre com humildade e com muita dedicação.

A Par destes 2 que enumerei, existe a Bateria da Escola de Samba "Os Cariocas" em tempos uma grande Bateria, mas que de momento está a passar por alguma dificuldade e instabilidade. Em tempos era uma Bateria de imensa qualidade e bem chefiada, mas como cada grupo, há sempre momentos menos bons, mas tenho a certeza que vão conseguir ultrapassar este mau momento e vão voltar ao que eram antes.

 
- Como é a aceitação ai na ilha para com o vosso genero musical ( samba ) e se já têm muitos seguidores ?

O nosso Grupo "A Batucada" tem imensos seguidores e sempre que temos actuações publicitadas tem uma boa aderência, quer seja no carnaval ou não.
Existem muitas pessoas que seguem o nosso trabalho e admiram imenso e são essas pessoas que nós dão vontade de continuar a londa caminhada que já temos e tentar inovar.
O nosso Grupo tem uma boa aceitação sempre onde passamos, pois para além das atuações remuneradas, também fazemos as nossas atuações solidárias, como por exemplo: Escolas, Instituições de Solidariedade, etc...etc...


- Têm alguma ligação com o Grupo Gerinçonça ? Fale-nos de como é composta a Geringonça... se segue os moldes de uma escola de samba ( com comissão de frente , bateria, baianas, mestre-sala e porta-bandeira, alas ) ?
                                                             ANO DE 2012
Sou Associado da Geringonça desde 2005, tendo entrado juntamente com o meu Grupo "A Batucada" após um convite dos meus Grandes Amigos Virgílio Gonçalves, que fazia parte da direcção e do Presidente na Altura o Sr. Egídio Oliveira, foram 2 pessoas fenomenais e que sempre apostaram em nós.
A Geringonça segue os moldes de uma Escola de Samba, levando sempre o Mestre-Sala e Porta-Bandeira, uma comissão de frente, Carro Alegórico com figurantes, Uma Bateria que é a nossa juntamente com a Rainha da Bateria, Alas e Baianas, sendo que na parte final leva uma ala de figurantes com deficiência.
GRUPO A BATUCADA GERINGONÇA


- Qual a vossa opinião sobres as escolas de samba ai na Madeira e quais as que seguem os moldes exactos que uma escola de samba deve seguir ?

As únicas Escolas e Trupes que seguem os mesmos moldes são unicamente:
Geringonça, Cariocas e Bairro da Argentina.
Há mais uma Escola de Samba que leva sempre músicas de samba-enredo original e até participa em concurso no vosso Carnaval, que é os Fura Samba, só é de lamentar que não levam Bateria, pois aí sim seria fenomenal.
O resto dos agrupamentos que compões o Cortejo de Carnaval, são mais simplificados e mais característicos a nível regional, sendo que algumas até parecem que já fazem um ensaio geral para a Festa da Flôr que decorre sempre no mês de Maio, pois nem música de carnaval levam.

  - Quais os vossos melhores (ou o melhor) momentos nos 10 anos de grupo ?

Os nossos momentos mais marcantes foi no 1ª ano em que fomos fundados, foi um convívio fenomenal, depois a nossa Participação em 2006 juntamente com a Associação de Animação Geringonça no evento mais importante turístico, que foi a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
Atuações para Grupos importantes, tais como a Siemens International, Zurich Seguros e claro o nosso 10º Aniversário que foi mesmo em grande e bem intenso.
DESFILE DE CARNAVAL 2013


- Que conhecimentos tem do trabalho que é feito aqui no continente a nivel de grupos de samba e de suas escolas de samba ?

Tenho tido conhecimento através de colegas que por lá andam e também participam, inclusive temos um elemento que entrou no grupo este ano o Pedro Santos que faz parte de um Grupo na Mealhada, que é os Sócios da Mangueira.
Temos nos nossos objetivos participar um dia numa concentração aí no Continente e inclusive se for possível da nossa parte fazer um género de intercâmbio, deixando já aqui o repto para possíveis interessados em fazer intercâmbio com o nosso Grupo.
 
- E qual a vossa opinião sobre o samba aqui no continente ?

O Samba aí no Continente pelo que tenho visto no seu Blog e em conversa com alguns amigos, também é vivido com entusiasmo e com muita qualidade, podendo equiparar-se a alguns grupos que referi na minha entrevista, a diferença é que têm a possibilidade que ter um maior número de executantes, em relação aos  apoios não sei como é que fazem aí, se têm apoios ou parcerias, mas pelo que vejo fazem um excelente trabalho.


- Existe muita união entre os sambistas na ilha da Madeira ou rivalidades que não sejam muito saudaveis ?

Como referi anteriormente, existe das duas coisas, há grupos que sabem da qualidade que têm e são sempre unidos e com boa camaradagem e há outros que sentem prazer em prejudicar os grupos que tentam ser remunerados, fazendo as atuações a Borla só para o Grupo Remunerado não fazer.
Nós no Ano passado tivemos 2 casos desses, mas pelos vistos saíu o tiro pela culatra, pois voltamos este ano ao mesmo estabelecimento em que éramos remunerados e voltaram a apostar em nós, pois preferem pagar, pois sabem que levamos sempre qualidade.
Mas uma coisa temos sempre nas nossas mentes, quem tenta fazer alguma coisa para prejudicar o outro, acaba sempre por ser o mais penalizado.

                                                    RELAX TIME

- Que projectos futuros ou metas procuram atingir na Batucada ?

Uma das nossas metas para o futuro é sempre uma Associação ou Escola de Batucada, podermos trabalhar com crianças e jovens carenciados, poder dar-lhes uma vivência diferente e ocupar os seus tempos livre sempre em boa companhia, existem outros projetos que não vou mencionar, mas ao acontecer será a 1ª vez que acontecerá na Ilha da Madeira, e acontecendo será mesmo bombástico.


Obrigado por esta pequena conversa sobre samba e pela divulgação do vosso trabalho. Muitas felicidades . Saudações sambistas

Em meu nome pessoal e em nome de todos os integrantes do Grupo " A Batucada" agradecemos por esta preciosa oportunidade em divulgarmos o nosso trabalho e quem sabe um dia alguém possa aceitar o nosso repto de intercâmbio.
Parabéns pelo seu excelente blogue e espero que continue sempre a divulgar o que de bom se faz a nível do Samba em todo Portugal.
Grande abraço a todos os sambistas e bem hajam.
 
Podem seguir o nosso trabalho e ver alguns videos em: