ENTREVISTA COM UM DOS MELHORES MESTRES DE BATERIA DA NOVA VAGA DO RIO DE JANEIRO
RICARDINHO
Aqui pode ser visto algum do seu trabalho na escola de percursão
Como e quando foi seu inicio no samba e sua trajectoria?
Sempre fui um viciado em sambas de enredo e baterias de escola de samba. Treinava em casa com meus brinquedos quando criança fingindo estar tocando um tamborim, até que ganhei um instrumento de verdade do meu padrinho no aniversário de 1994 e comecei a treinar em casa diariamente. Comecei a frequentar os ensaios da Vila em 1994 para 1995 tocando tamborim, além das escolas Lins Imperial, Em Cima da Hora, Difícil é o Nome.
No começo tocando tamborim qual foi o melhor momento que viveu?
A estréia na avenida é sempre emocionante, Vila Isabel 1995 foi um grande momento. Destacaria outros desfiles também como Viradouro 1998 e Unidos da Tijuca 1999.
Quando foi o primeiro convite para estar como MESTRE de Bateria e em que ano?
O 1º convite surgiu no ano de 2003, na Paraíso do Tuiuti.
Como encarou essa responsabilidade e como foram os primeiros ensaios?
A responsabilidade é grande, afinal comandar 200 pessoas na avenida é um momento de grande tensão. Tive a ajuda de alguns amigos nos primeiros ensaios para que fosse ganhando confiança, e aos poucos me firmando como mestre até perante os elementos da comunidade.
Como mestre de Bateria qual o seu melhor momento?
Não posso reclamar de bons momentos, o carnaval 2004 foi ótimo, 2006 marcou as minhas primeiras premiações como mestre, mas 2007 pela bateria do Arranco foi imbatível. Emoção na avenida o tempo todo.
Quais o(s) mestre(s) de Bateria que admira e lhe servem de exemplo?
Aprendi muito com o Celinho com quem trabalhei por 6 anos, mas gosto muito do Odilon. Escuto muitos sambas e sempre estou atento às inovações que aparecem para me espelhar e retirar algo de útil.
Quais as caracteristicas que admira numa bateria e qual o modelo que procura seguir?
Acho que o segredo de uma boa bateria é cadência + afinação + boa distribuição dos instrumentos. Acho que isso faz o esquema funcionar muito bem, não há muito mistério além disso.
Que esquema (que tipo) de ensaios faz logo nos primeiros ensaios do ano?
Ensaios para acomodação do samba, deixando a bateria tocar para sentir o melhor andamento, tentando achar a melhor cadência a ser seguida, e em seguida lançar as bossas no samba.
O Projecto TAMBORIM SENSAÇÃO tem sido um sucesso. Superou as expectativas? até onde pensam chegar?
Não superou pois eu tinha noção da jóia a ser lapidada que é esse trabalho. É um campo muito vasto que estamos explorando, pois as pessoas adoram bateria e não tem meios de chegar a elas, pois as escolas de samba na verdade não ensinam ninguém a sambar, compor ou tocar. Portanto a gente achou esse caminho de fazer sucesso, e estamos a 8 anos no mercado. Mas o resultado de 4 meses para cá é muito positivo, quando trouxemos para a fórmula já consagrada maiores inovações.
Que conhecimentos tem das escolas de samba em Portugal tanto a nivel de sambas como de baterias?
Confesso que conheço pouco do carnaval daí de Portugal, conheço mais pelo António Guerreiro, amigo de longa data que já fez aulas no TS e com quem já viajei para a Argentina para fazermos um workshop sobre o samba do Brasil. Foi um sucesso a nossa viagem por sinal. Espero uma oportunidade de poder conhecer os amigos aí de Portugal e poder passar algum conhecimento que obtive aqui no Rio nesses anos de caminhada.
Que novidades pensa apresentar este ano na sua bateria?
Como disse antes não acredito em fórmulas milagrosas. Cadência + afinação + boa distribuição de instrumentos sempre proporcionam bons resultados. No mais é uma coreografia simples para empolgar a arquibancada e bossas inseridas na melodia do samba que não prejudiquem a evolução do desfilante, que precisa de ritmo para dançar e sambar.
Deixe 5 conselhos para quem quer ser mestre de bateria e atingir bons niveis!
Para ser um bom mestre de bateria você necessita possuir um conhecimento técnico de todos os instrumentos da bateria, para que você possa corrigir aquele ritmista que está tocando errado ou fora do tempo do samba, e além disso ser uma pessoa bem política, ainda mais no grupo de acesso, onde o conhecimento é tudo ! As pessoas frequentam o seu ensaio por amizade a você na maioria das vezes e você precisa deles para que seu ensaio aconteça. Um bom tratamento também ajuda a manter o grupo coeso e animado. No mais seriedade no trabalho e espírito de liderança. Agradeço o espaço para divulgar um pouquinho da nossa cultura brasileira e falar um pouco do fascinante mundo do carnaval carioca.
Valeu companheiro,
Muitas felicidades.