ENTREVISTA COM JOÃO MATOS- SKALABÁ TUKA


                   ENTREVISTA COM JOÃO MATOS 
              PRESIDENTE DO GRUPO SKALABÁ TUKA

1- Nome e idade?

João Matos Idade:31


2- Quando foi o seu começo na musica..no samba ?


Comecei a estudar música na banda filarmónica em Sines  com 6 anos de idade em 1999 tive a primeira formação de samba com o mestre Reinaldo Nunes de Sesimbra tinha eu 13 anos de idade. A comissão de Carnaval de Sines na altura propôs a um grupo de amigos músicos de Sines (no qual estava inserido) formar uma bateria de Samba para desfilar no nosso Carnaval. O nome dessa primeira bateria era "Os Pelicanos da Baía".


3- Qual o seu percurso como sambista até aos dias de hoje ?


Desfilei no Carnaval de Sines pela 1º vez tinha eu 7 anos  num bloco de marchinhas (eu tocava requinta). Depois só voltei a tocar no Carnaval com a bateria de Samba Pelicanos da Baía no carnaval de Sines de 2000. Nesse mesmo ano lembro-me de ter participado com o Reinaldo Nunes e meus colegas de Sines no desfile dos palhaços em Sesimbra, num bloco de marchinhas (fui tocar saxofone). Desfilámos no nosso carnaval ainda em 2001 mas depois a nova direcção da comissão de Carnaval deixou de apostar neste projecto. Já com outra direcção de Carnaval anos mais tarde em 2003 reorganizei os Pelicanos da Baía e voltámos a desfilar no Carnaval de Sines nesse mesmo ano e em 2004. Foi o 1º contacto que tive à frente de uma bateria de Samba. Em 2005 também devido à falta de aposta por parte da Associação de Carnaval  a bateria Pelicanos da Baía terminou de vez. Em 2009 nasceu o projecto Skalabá Tuka mas só voltámos a desfilar no carnaval de Sines em 2015. De 2009 até 2015 participávamos no Carnaval apenas como bloco de rua numa espécie de "Carnaval Selvagem".



4- Como nasceu o Skalabá Tuka e há quantos anos ?


Quando terminou a bateria de Samba Pelicanos da Baía a paixão pelo samba acabou por ganhar mais força. A Associação de Carnaval de Sines dessa altura ficou com os instrumentos de samba que utilizávamos nos Pelicanos da Baía. Sem instrumentos eu e o Alex tínhamos malta interessada em construir uma nova bateria de Samba em Sines. Através da banda filarmónica de Sines conseguimos comprar a um amigo do Samba um repenique, uma caixa malacacheta, dois surdos, um chocalho e uma cuíca. Entre amigos comprámos também 2 tamborins e fabricámos os ganzás. No carnaval de 2007 pelas ruas de Sines de Bar em Bar já soava um ligeiro batuque que arrastava os foliões. Jovens e loucos curtíamos o Carnaval à nossa maneira, livres sem obedecer às ordens da Associação de Carnaval. Em 2008 acabámos por desfilar no carnaval de Sines num grupo folião de Sines que são os sempre em festa. Aliados à nossa loucura, fizemos o primeiro samba enredo como crítica a José Sócrates e ao computador Magalhães. No verão de 2008 decidimos aumentar o número de ritmistas e criar um nome e logótipo. Skalabá Tuka foi o nome que escolhemos e tivemos a nossa primeira aparição num concerto comemorativo na noite de 24 de Abril de 2009. Tocámos com a orquestra da Escola de Artes de Sines. https://www.youtube.com/watch?v=zyIEbg7sb1I


5- Actualmente que funçoes desempenha no Skalabá Tuka ?



Actualmente já somos Associação, sou eu o presidente e também mestre de bateria.


6- Quantos elementos tem o vosso grupo ?


No carnaval de 2018 vamos desfilar com 40 elementos.


7- Vosso grupo para alem da percurssão tem mais alguns objectivos musicais, mais algum projecto em vista ?


Musicalmente somos estudantes de percussão e alguns elementos tocam outros instrumentos que não os de samba. Estudamos não só o samba mas também outros ritmos do mundo em que por vezes fazemos alguma fusão com o samba.



8- Com a composição de um Samba de Enredo pretendem também mais tarde vir a ser uma possivel escola de samba ou apenas usarão tal para desfilarem no Carnaval ?


Formar uma escola de samba poderá ser no futuro uma das nossas vertentes.



9- Têm muitas actuações durante o ano ?


Talvez em média 6 actividades por ano.


10- Com é a vossa participação no Carnaval de Sines?


Actualmente vamos tocar ao vivo durante o desfile de Carnaval, e vamos animar o centro histórico de Sines à noite como bloco.


11- Que opinião tem sobre o Carnaval de Sines?


Achamos que o carnaval de Sines tem tudo para ser o melhor do país (que para nós será sempre o melhor). Este ano um novo grupo de interessados está a dar um novo rumo à associação de Carnaval. Esperamos que os Sineenses se voltem a unir e que trabalhem novamente em equipa para voltar a devolver a esta cidade o grande Carnaval que já foi.


12- Tem conhecimento do panorama do Samba em Portugal ?


Sim. Acabámos por ter um maior conhecimento desde que começamos a participar na MEGA-SAMBA


13- Que experiências tem tido extra Skalabá Tuke no samba em Portugal ?


Basicamente tem sido a MEGA-SAMBA.


14 - Deixa algum comentario, algum desejo, alguma nota para os sambistas em geral.


Sim, que podem contar com os Skalabá Tuka para o que precisarem. 


Obrigado pela sua colaboração para esta pequena entrevista. Saudações sambistas.

Um grande obrigado por esta oportunidade e um excelente Carnaval 2018