ENTREVISTA COM RENATO SABÃO


ENTREVISTA COM O MESTRE-SALA DA ESCOLA DE SAMBA SÓCIOS DA MANGUEIRA ( Mealhada )- RENATO SABÃO




1-Nome e idade ?
Meu nome é Renato Luiz da Silva, mais conhecido como Renato Sabão,tenho 38 anos.

2-Como foi o seu inicio nestas andanças pelo samba?
Ainda miúdo,meus irmãos me levavam para os ensaios das escolas de samba em São Paulo,onde me davam aqueles instrumentozinhos para eu tocar,mas eu gostava era da dança ,:).Mas o meu início no samba,foi em Portugal,quando larguei o futebol profissional,caí mesmo de cabeça no samba,meu outro amor 🙂.

3-Como nasceu essa paixão para Mestre Sala ?
Sempre adorei ver os casais,mas me apaixonei mesmo,quando passei a ser um Mestre Sala,amo o que faço,ocupo esse cargo com todo orgulho,sinto um prazer enorme
Adicionar legenda

4-Qual o seu trajecto como sambista ?
Na verdade,sinto-me um iniciante no mundo do samba,no Brasil,frequentava os ensaios da escolas,curtia vários sambas,mas nunca
cheguei a desfilar lá,posso dizer que o meu trajeto no samba,começou mesmo em Portugal.

5-Há quantos anos está nos Sócios da Mangueira ?
Estou nos Sócios da Mangueira há 16 anos,comecei na bateria(surdo),o de estive 6 anos,estive na Comissão de Frente por 4 anos,foi quando apareceu a minha oportunidade de fazer aquilo que amo,passei a ser o Mestre Sala da escola,onde estou há 6 anos.

6-Como vê o actual panorama dos Casais de Mestre-Sala e Portas Bandeiras em Portugal ?
No meu ver,os casais estão evoluindo muito,a procura por mais conhecimentos sobre o que realmente é e significa uma casal de Mestre Sala e Porta Bandeira aumentou bastante.Em várias conversas com os casais,noto a vontade de querer saber cada vez mais,já há uma preocupação em ensaiar ainda mais,sentem prazer em erguer o pavilhão da escola,isso é muito bom,só engrandece e enriquece o samba em

7-Qual a frequencia de vossos ensaios nos Sócios da Mangueira ?
Como temos horários compatíveis para ensaiar,ensaiamos 3 vezes por semana,sempre sozinhos,por questão de concentração,enquanto estamos criando a coreografia,só nos juntamos a bateria que temos a coreografia totalmente criada.

8-Sente que o cargo de Mestre Sala e Porta Bandeira em Portugal é dignificado como merece ser ?
Sinto que sim,há muito respeito pelo casal,uma adimiração enorme e muito carinho.Em ensaios da escola,pode parecer que não mas o ambiente mudo com a presença do casal,no meu ver,é dignificado sim, como merece

9-Como foi o vosso desempenho no Carnaval deste ano  ( 2017 ) ?
O nosso desempenho este ano foi fantástico,para mim,o melhor desfile que já fiz como Mestre Sala,a minha Porta Bandeira,Adriana Carvalho,apesar de ser o seu primeiro ano como PB,esteve magnífica!!.Só é pena ainda insistirem em colocar no júri,pessoas que não percebem nada do que vão para lá fazer,é uma pena...

10-Como vê o actual momento do Carnaval da Mealhada relativamente as escolas de samba?
O carnaval da Mealhada está num momento excelente,a mudança para o centro da vila foi uma aposta ganha.As escolas da Mealhada estão a evoluir muito,a rivalidade é saudável,isso é muito bom,o samba é isso,amizade-diversão,e devido ao bom desempenho que as escolas vem tendo ao longo dos últimos anos,o carnaval da Mealhada é bem visto e muito respeitado nacionalmente.É
um prazer fazer parte deste carnaval.

11-E o que pensa do actual momento do samba em Portugal ?
O samba em Portugal está atravessando um momento magnífico,não só em relação as escolas de samba,Portugal tem hj excelentes grupos de sambas,grandes músicos.O samba em Portugal está num ótimo caminho.


12-O que acha mais necessario para melhorar o samba no nosso pais e a actividade das escolas de samba ?
O necessario para melhorar o samba em Portugal,hj temos 3 grandes exemplos do que realmente é preciso,3 pessoas que trazem muitos conhecimentos,e hj são espelhos para muitos no país,Xando Lopes,Antonio Guerreiro e Nuno Bastos,são só 3 exemplos de muitos que poderia dar,mas são pessoas como estas que fazer o samba crescer cada vez mais em Portugal.Em relação as escolas,o necessarios todas elas tem,que é a força de vontade da malta,o esforço,o trabalho, a dedicação,Isso abrilhanta as atividades das escolas ,os desfiles e as atuações de
Adicionar legenda


13-Qual o sentimento e sensações quando actua tanto em palco como na avenida perante sua bateria e seus sambas ?
Quando ouço a minha bateria,o coração bate forte,o sentimento é de amor,amor pela escola,amor pelo cargo que nela ocupo,e o amor pelo samba.Quando estou atuando,a sensação que tenho,é que o mundo é uma roda de samba,e estou no meio 🙂.

14-Quais os seus momentos mais felizes no samba ? E os menos felizes?
Já tive vários momentos menos felizes na vida,mas no samba não,no samba sou feliz,quando estou triste,o samba me alegra.O meu momento mais feliz no samba,foi sem dúvida a conquista do troféu nacional,que orgulho... que prazer...

Gostaria de deixar algumas palavras para os sambistas da Mealhada em particular e portugueses em geral ?

QUERO AGRADECER O CONVITE,FOI COM TODO CARINHO E PRAZER QUE ACEITEI TER ESSE BATE-PAPO CTG AMIGO ANTONIO GUERREIRO,ADIMIRO IMENSO O TEU TRABALHO,MEUS PARABÉNS!.MUITO POR TUA CAUSA,O SAMBA PORTUGUÊS TEM CRESCIDO BRUTALMENTE, DIARIAMENTE.


AOS SAMBISTAS PORTUGUESES,UM FORTE ABRAÇO E CONTINUAÇÃO DE MUITO BOM TRABALHO.O SAMBA EM PORTUGAL ESTÁ NUM ÓTIMO CAMINHO,É UM ORGULHO FAZER PARTE DELE.

UM ABRADECIMENTO ESPECIAL ,PRIMEIRAMENTE  AO BOM DEUS,AO MEU MESTRE ROGÉRIO DORNELLES E A MINHA PB ADRIANA CARVALHO.

Obrigado por esta pequena " conversa " sobre samba. Felicidades.Tudo de bom em sua vida.
.
OBRIGADO ANTONIO GUERREIRO
.