ENTREVISTA COM UMA DAS MELHORES PASSISTAS QUE O SAMBA JÁ TEVE EM PORTUGAL. QUE POSSA UM DIA VOLTAR POIS O SAMBA PRECISA DE TALENTOS E AMANTES DO SAMBA COMO ELA.
Nome e idade ?
-Monica Sofia Luis dos Santos Coutinho
30 anos
Quando foi o teu inicio no samba?
-Foi em 1990 na escola de samba" Gres Capricho de Abrigada"
Qual o teu trajecto como sambista ?
-Em 1990 começei a desfilar na ala mirim,onde me mantive até 1994.Em 1995 entrei para uma ala "chamada ala do sol" até 1996 e em 1997 já era figura de destaque da ala "dos girassois".Em 1998 fui destaque novamente da ala "verde e rosa".Em 1999 finalmente com apenas "17" anos o sonho concretizou-se e cheguei a madrinha de bateria,onde permaneci até 2010 com um orgulho enorme em pertencer a esta maravilhosa escola de samba.
O nivel que atingiste como passista foi conseguido como ?
-Foi conseguido com muita dedicação,muito esforço,saber ouvir quem está a ensinar(no meu caso foi a flávia),e depois esperar que a oportunidade chegue.Várias pessoas foram essenciais para isso acontecer( aqui destaco o António Guerreiro porque foi um grande incentivo para eu chegar lá),apesar de eu achar que tambem já se nasce com esse dom.
Actuamente mesmo um pouco afastada como tens visto a evolução das passistas em Portugal ?
-Actualmente há passistas muito boas em Abrigada,mas destaco aqui a importancia dos grandes centros,onde existe uma rivalidade(saúdavel claro)que faz com que as passistas tenham mais vontade e uma maior evoluçaõ.(casos de Ovar,Estarreja,Mealhada,Sesimbra).é claro que em Portugal presentemente de norte a sul temos passistas com capacidade para desfilar no Brasil,que dão um verdadeiro show na avenida.
Muitos anos seguidos desfilando.... como foi estar de "fora "?
-Foi triste por um lado,porque foram anos muito bons,muitas recordações,sensações unicas e amizades que ainda hoje perduram de norte a sul do país,mas por outro lado fico com a ideia de ter vestido a camisola de Abrigada com grande amor,dignificando sempre a escola por onde foi passando respeitando tudo e todos,e principalmente o samba em Portugal.
Como analisas a reviravolta que o Gres Capricho de Abrigada teve dos tempos aureos com actividade e actuações todo o ano e com a realização da inesquecivel Festa Tropical para os ultimos anos ?
- Bem,essa parte foi muito dificil de aceitar ,pois viviamos muito intensamente o samba em Abrigada,a escola estava no topo,fazia a melhor Festa Tropical do país "á qual chamavamos a final da liga dos campeões" ia frequentemente á televisão,aparecia nos jornais,ia a festas tropicais de norte a sul do país,e de repente o sonho começou a querer acabar. Passamos a ser uma escola a funcionar só para o carnaval,a escola deixou de ter o impacto esperado e desejado,deixou de haver contacto com outras escolas,deixou de haver evolução e interesse acima de tudo.A meu ver muito disto tem a ver com Abrigada ser um meio pequeno,quanto a outros males da escola prefiro nao me pronunciar,pois á um grande respeito pela escola,por algumas amizades e como já disse anteriormente foram mais os momentos bons e felizes que passei,por isso tudo o que de mal se passou já lá vai.
Sentes que as coisas podem vir a mudar e a escola voltar a ter uma grande dinamica ou ainda não acreditas nisso ?
- Sinceramente para já penso que não, por muito que custe e seja dificil de aceitar. A nao ser que haja uma grande reviravolta , que se vá buscar pessoas que já sairam,que deram um grande contributo á escola, pois a nova geração ainda não percebeu que têem de ser eles a dar o passo seguinte, apesar de haver malta com vontade,ela chega a março e só aparece em dezembro nestes ultimos anos.enfim é a realidade e temos de aceitar e saber viver com ela.
Como vês o actual momento do Carnaval em Portugal relativamente as escolas de samba ?
- Neste momento já se faz samba de grande qualidade em todo o país.Destaco principalmente a zona norte(que me desculpem as outras escolas),mas daquilo a que assisti este ano por exemplo, em Estarreja foram desfiles ao mais alto nível,daqueles que enche de orgulho qualquer sambista em Portugal e até em todo o mundo!!!Lá está,muito trabalhinho,e.t.c....
Pensas em voltar a dar mais uns anos de contribuito a tua escola e ao samba em Portugal ou já não tens essa intenção ?
-Quem sabe ? Se as coisas mudarem talvez ainda venha a dar o meu contributo, desfilando ou ajudando naquilo que a escola precisar.não se pode dizer nunca! Em relação ao samba em geral,aquilo que poder fazer,farei com muito gosto
Quais os seus momentos mais felizes mais marcantes no samba ? E os menos felizes?
- Os mais felizes foi ter conhecido a pessoa que amo, ter casado com ela, ter chegado a madrinha de bateria, permanecer durante 11 anos á frente daquela maravilhosa bateria, ter feito grandes amizades e acima de tudo ter estado presente no que de melhor já foi feito na escola e no samba em Portugal até hoje. Os menos felizes sem duvida foram ver partir grandes sambistas,dos quais eu guardo boas recordações.
Gostarias de deixar algumas palavras para os sambistas portugueses em geral ou até para Abrigada em particular ?
-Para os sambistas em geral eu queria deixar aqui os meus parabéns pela entrega,dedicação, persistência ao longo destes anos,por termos dignificado o samba em Portugal.(julgo que o povo brasileiro em geral se orgulha disso) todos juntos continuaremos a fazer com que o samba em Portugal seja ainda mais forte,para quem sabe um dia termos uma liga de escolas de samba tal e qual como no Brasil.um beijinho da Mónica para todos os sambistas portugueses.
Obrigado pela tua colaboração . Muitas felicidades e obrigado por me teres como amigo para sempre