PARA NÃO SER SÓ DEDICADO AOS NOVOS TALENTOS DO RITMO EM PORTUGAL AQUI VAI UMA EXCELENTE E MUITO ESCLARECEDORA ENTREVISTA COM UM DOS NOVOS TALENTOS DO RITMO NO RIO DE JANEIRO- O ACTUAL DIRECTOR DE TAMBORINS DO GRES VILA ISABEL: GUILHERME SALGUEIRO
Começo por lhe agradecer a
disponibilidade para esta pequena conversa sobre samba.
- Nome ?
Guilherme Salgueiro
- Idade ?
28
anos
- Onde nasceu e onde vive actualmente ?
- Onde nasceu e onde vive actualmente ?
Nasci e moro em
Vila Isabel, bairro que deu origem à escola de samba do mesmo
nome.
- Como e quando, ou através de quem, você entrou para o mundo do samba?
- Como e quando, ou através de quem, você entrou para o mundo do samba?
Sempre gostei de
samba, fico lembrando os desfiles de blocos na avenida principal daqui de Vila
Isabel. Quando a bateria passava, eu me debruçava para ver e ouvir os ritmistas.
Comecei a ensaiar em 1998. Um professor meu era ritmista e eu insisti para que
ele me levasse para a Vila. Mas meu primeiro desfile foi só em 1999, não pela
Vila, mas pela Acadêmicos do Sossego, escola do grupo B, até
então.
- Nesses seus primeiros tempos tinha alguem como "idolo" ou alguem que lhe servisse como exemplo ?
- Nesses seus primeiros tempos tinha alguem como "idolo" ou alguem que lhe servisse como exemplo ?
Meu professor era
meu espelho, eu sempre olhava para ele para copiar seus movimentos e entender a
mecânica do tamborim. Mas ídolo no sentido grandioso da palavra eu nunca tive no
mundo do samba.
- Qual o seu percurso como ritimista ?
- Qual o seu percurso como ritimista ?
Bom, como disse
anteriormente, meu primeiro desfile foi na Sossego, em 1999, depois disso,
ingressei na Estácio de Sá, Unidos da Tijuca, Vila Isabel e a partir daí comocei
a abrir meu leque de possibilidades, já que o samba é um mundo que tem uma rede
de contatos muito grande. Passei por Mangueira, Beija-Flor, São Clemente,
Cabuçu, Lins Imperial, Arranco do Engenho de Dentro, Viradouro e por aí vai...
Mas nunca deixando de desfilar na Vila.
- E quando você assumiu pela primeira vez o cargo de diretor de tamborins da Vila Isabel?
- E quando você assumiu pela primeira vez o cargo de diretor de tamborins da Vila Isabel?
Em 2009, a pedido
do Mestre Mug, eu dividi o cargo com o João, que vinha da Imperatriz. Eu sou
músico e os ensaios são justamente no dia em que eu trabalho mais, sábado, por
isso pedi para o João vir ao meu lado auxiliando o Mug e a mim. Ele é um
excelente diretor, aprendi muito com ele.
- O que é para si estar como director nessa gloriosa escola de samba ?
É uma honra e uma
responsabilidade enorme, pois a Vila é a minha escola e me pressiono
muito. Sou extremamente autocrítico. Fora que já sou ritmista da casa há 12 anos
e todos me conhecem como o ritmista, mas como diretor há de ser um pouco mais
sério, cobrar mais dos ritmistas. É complicado.
- Em que mês começam os ensaios da bateria da Vila Isabel ?
- Em que mês começam os ensaios da bateria da Vila Isabel ?
Geralmente em
junho, mas é relativo. Dependendo de quando começa o carnaval, iniciamos nossos
ensaios ora em maio, ora em junho, ora em julho.
- Os ensaios tecnicos só da bateria são quantas vezes por semana ?
- Os ensaios tecnicos só da bateria são quantas vezes por semana ?
1 vez, depois, ao
se aproximar o carnaval, ensaiamos 2 vezes por semana.
- Que tipo ou estilo de desenhos de tamborim mais gosta ?
- Que tipo ou estilo de desenhos de tamborim mais gosta ?
Gosto de
simplicidade, mas com efeito. Não tenho um padrão, eu acho, encaixo com a
métrica do samba enredo. O desejo depende muito da ala que se tem, não se pode
inventar e complicar se você não tem um naipe de ritmistas bom. E outra, na
minha visão o ritmista tem que curtir o desfile, aproveitar, uma vez que ele só
tem aquele momento, ele passou o ano inteiro se preparando para aquilo. Ele deve
aproveitar. Assim como na música, o menos é mais, a pausa também conta, também é
nota musical. Devemos respeitá-la.
- Espera pela eleição do samba de enredo campeão para fazer os desenhos ou já vai tendo alguns preparados para depois encaixar no samba eleito ?
- Espera pela eleição do samba de enredo campeão para fazer os desenhos ou já vai tendo alguns preparados para depois encaixar no samba eleito ?
Geralmente sim. Há
algumas figuras que crio antes, uma subida, um pedaço de segunda (parte), mas no
total, aguardo a escolha do samba.
- Qual a melhor ala de tamborins no Rio em sua opinião ? E em São Paulo ?
- Qual a melhor ala de tamborins no Rio em sua opinião ? E em São Paulo ?
Tamborim hoje é
uma ala rara de se encontrar, vemos muitos ritmistas que desfilam em muitas
escolas. Gosto muito da ala da Tijuca, Mocidade, Portela. No Grupo A tem a
Tuiuti, Viradouro. Em são Paulo, confesso que não estou inteirado sobre as
escolas, mas gosto da Mocidade Alegre, X-9, Império de Casa
Verde.
- Como tem analisado as justificativas dos jurados relativamente ás notas dadas á bateria da Vila ?
- Como tem analisado as justificativas dos jurados relativamente ás notas dadas á bateria da Vila ?
Algumas notas são
contestáveis, até pelo fato de o mesmo jurado descontar ponto durante 2, 3 anos
seguidos. Das duas uma: ou ele não gosta da escola, ou repetimos o erro
reincidentemente. Outras notas servem como lição para que no ano seguinte
aprimoremos nossos fundamentos. O jurado tem uma audição diferente da que nós
temos, estamos no meio, dentro da bateria, e ele está em cima, ouve mais os
detalhes que nos escapam.
- Que planos tem para futuro como director na bateria ?
Melhorar cada vez
mais e fazer da ala de tamborins uma ala cada vez mais coesa, uma segunda
família, na qual nos conheçamos pelo olhar. Não tenho grandes pretenções, a
bateria da Vila já veio completa!
- Como vê o actual momento das baterias no Rio de Janeiro ?
- Como vê o actual momento das baterias no Rio de Janeiro ?
Acho que há muitas
paradinhas, bossas, convenções, diga como quiser, sem propósito, sem
identificação com o samba enredo, são gratuitas, têm notas demais, parece uma
prateleira de instrumentos caindo no chão. Parece que há uma competição para ver
quem consegue fazer a bossa mais complicada. Por outro lado, há escolas que
aprimoraram seu ritmo, sua cadência, mantendo a essência de uma bateria de
escola de samba. Há novos mestres surgindo, em evidência, que são
competentíssimos e que valorizam a cadência.
- Qual as principais diferenças entre as baterias do Rio e de S.Paulo ?
- Qual as principais diferenças entre as baterias do Rio e de S.Paulo ?
O ritmo, o Rio
possui uma cadência que nenhuma outra escola do mundo terá. Aqui somos amigos,
visitamos as escolas co-irmãs e somos bem recebidos. Já ouvi relatos de que em
São Paulo não é bem assim, é mais parecido com o futebol, são rivais, não apenas
adversários.
- Qual o tipo de paradinhas e bossas que mais aprecia ?
Gosto das
paradinhas feitas pelo repique, de pergunta e resposta, gosto também das bossas
que apresentam uma característica do enredo, ou uma levada afro, ou uma salsa,
ou um funk. E gosto das paradinhas de impacto, quando os instrumentos silenciam
ao mesmo tempo, como uma explosão!
- As paradinhas são mais para colocar nos refrões ou em outra parte do samba ?
- As paradinhas são mais para colocar nos refrões ou em outra parte do samba ?
No início era
sempre antes do refrão de baixo, o chamado refrão principal, mas agora
fazemos nos refrães, logo no início
do samba, o que chamamos de cabeça do samba, e em outras partes. A criatividade é
quem dá o tom, mas que seja de bom senso.
- O mais correcto é serem colocadas nos compassos ou nos desenhos melodicos ?
- O mais correcto é serem colocadas nos compassos ou nos desenhos melodicos ?
Não existe o mais
correto, existe o bom senso, se ficar legal, ótimo, se não, não se
coloca.
- Que acha das paradinhas longas que a maior parte das baterias esta adotando ?
Acho que prejudica
outros quesitos, como harmonia, evolução, pois os desfilantes param de cantar o
samba e evoluir para prestarem atenção na bossa. E uma bossa muito longa faz os
integrantes da escola pararem por muito tempo, comprometendo o canto, a dança e
o próprio samba enredo.
- E sobre o andamento das mesmas qual a sua opinião ?
- E sobre o andamento das mesmas qual a sua opinião ?
Acho que tem
melhorado, estamos voltando a um andamento gostoso de se tocar. Para onde
estávamos indo não tinha mais jeito, não tinha mais como acelerar. É claro que o
número de componentes aumentou e para que todos desfilassem em um certo tempo,
foi necessário aumentar o andamento, mas seria como pegar uma valsa e aumentar o
bpm (batidas por minuto) porque tem mais casais na pista de dança. Nossa
essência é a cadência, o ritmos gostoso de se cantar um samba, de sambar. Acho
que vamos voltar a ter andamentos mais lentos, respeitando a característica de
cada escola.
- Actualmente qual é para si a melhor bateria do Rio de Janeiro ? E quais as razões para ter essa opinião ?
- Actualmente qual é para si a melhor bateria do Rio de Janeiro ? E quais as razões para ter essa opinião ?
Não tenho a
melhor, pois cada uma possui uma característica única, admiro e gosto muito da
Unidos da Tijuca, Mocidade, União da Ilha, Mangueira, Portela e minha Vila
Isabel.
- Da nova vaga de directores de bateria qual o que está mostrando melhor trabalho e até surpreendendo mais ?
Sou suspeito para
falar, pois tenho hoje em minha bateria um diretor novo, com sangue da dinastia
Amaral, que é Vila Isabel e que mescla a tradição do ritmo da locomotiva do
samba, como a criatividade e ousadia da juventude, que é o Mestre Wallan Amaral.
Outros mestres como o Thiago Diogo (Porto da Pedra), Marcão (Salgueiro),
Chuvisco (Estácio de Sá) são mais do que
promessas, já são realidade no mundo do samba. Não só na bateria, mas na escola
em si, como a nova safra de intérpretes, como Igor Sorriso (São Clemente),
Leandro Santos (Estácio), são gratas revelações.
- Tem algum conhecimento do trabalho ao nivel de samba que é feito na Europa e mais em particular Portugal ?
- Tem algum conhecimento do trabalho ao nivel de samba que é feito na Europa e mais em particular Portugal ?
Em Portugal
conheço pouco, tenho mais conhecimento do que é feito na Inglaterra, Alemanha,
Áustria, França, pois todo ano pessoas desses países vêm fazer um intercâmbio e
levar às suas escolas o que de mais novo temos aqui no Rio. Mas gostaria muito
de conhecer mais, assim como estar presente nessas escolas e difundir nosso
samba em Portugal.
- Deixe um recado aos sambistas em geral e em particular aos de Portugal.
Samba é uma
filosofia de vida, é um sentimento, é mais do que os quatro dias de desfile.
Muito mais coisas acontecem para que durante os oitenta e dois minutos aconteçam
mágicas, sorrisos, lágrimas e suor. O samba é capaz de contar histórias, mudar
vidas, de unir pessoas, de diminuir diferenças, de fazer a dor passar por pelo
menos alguns momentos. Seja como ritmista, como passista, compositor, diretor de
harmonia, ou desfilante de ala, respeite, ame, viva o samba.
Um grande abraço e
obrigado pela oportunidade de expressar meus poucos anos de experiência dentro
desse mundo.
Guilherme
Salgueiro.





