ENTREVISTA COM BRUNO OLIVEIRA

VAMOS CONHECER MELHOR QUEM QUASE QUE NO ANONIMATO DE FORMA GRATUITA E APAIXONADA TEM DADO UM CONTRIBUTO EXTRAORDINARIO PARA QUE O SAMBA NACIONAL NÃO FIQUE RESTRITO A UMA SEDE, A UMA TENDA, A UM BAR, A UM PALCO OU QUALQUER AVENIDA MAS SIM PARA QUE POSSA SER VISIONADO POR TODO O MUNDO EM SUAS FOTOS E FILMAGENS E NOS DARMOS A CONHECER UNS AOS OUTROS POIS SE ANTIGAMENTE TIVESSEMOS ESSES CONHECIMENTOS A NIVEL DO SE FAZ DE SAMBA EM PORTUGAL NÃO TINHA HAVIDO TANTO EQUIVOCO , TANTA " MENTIRA " NEM ATÉ ESCOLAS COM O MESMO NOME .

O meu muito obrigado pela disponibilidade para esta pequena entrevista.

- Nome e idade?

Bruno Oliveira, 34 anos.

- Como nasceu esse gosto pelo samba?

O meu gosto pelo samba surgiu desde pequeno, quando via as escolas de samba a desfilar, apesar de nunca ter pertencido a nenhuma escola de samba, estas sempre me fascinaram muito, daí o meu gosto pelo samba.

- Porque não desfilas ou fazes parte de uma escola de samba com esse amor todo que tens ao "mundo " do samba?

Não desfilo, nem faço parte de nenhuma escola de samba, pelo simples facto de que ao longo da minha vida, não ter grande disponibilidade para me empenhar a 100%. Penso que, para eu me envolver numa escola de samba, será necessário ter toda uma flexibilidade e compatibilidade de tempo, por forma a me entregar de corpo e alma para poder contribuir com o meu melhor.

Como sempre tive mil e uma coisas para fazer acabei sempre por nunca desfilar em nenhuma escola de samba.

Já que eu não gosto de fazer as coisas por fazer, optei então por ser apenas espectador e apreciador do samba.

- Quando começaste a acompanhar os eventos de samba em Portugal (a norte por enquanto)?

Desde sempre, acompanhei os eventos de samba em Portugal, o único senão, foi que nunca o divulguei, como estou a fazê-lo agora.

Já acompanhava o teu Blogue desde que o criaste, pondo-me a par de todas as novidades que me ajudou imenso a saber do que se ia fazendo no resto do país, o que me facilitou para saber onde se iriam realizar os eventos para depois me deslocar até eles. Basicamente, foste tu, companheiro, que me incentivaste a iniciar este projecto e me deste a motivação necessária para ir mais além.

Em termos de divulgação de samba e de tudo o que se tem feito em prol do mesmo, posso dizer, que, foi nestes últimos dois anos que, venho a acompanhar todos os eventos relativos ao samba de modo a divulgar o que se vai fazendo. Como disseste e bem, esta divulgação, por agora, tem sido mais a norte e centro do país, mas, se tiver mais disponibilidade, quero ver se isso muda.


- Com o que já tens visto e porque por vezes quem " esta de fora " vê melhor, qual a tua opinião sobre o actual momento das Escolas de Samba em Portugal?

Neste momento, como mero espectador que sou, penso que existem escolas que estão a evoluir muito e outras que estão a estagnar.

Enquanto em alguns pontos do país vemos escolas de samba que nos últimos anos tem tido uma evolução muito boa, quer em termos de desfiles, quer em termos de baterias, existem porem algumas escolas que apesar de tudo continuam muito ligadas ao seu "mundo ” e teimam em não evoluir.

O que vale é que estes são uma minoria e no geral e apesar da nossa realidade ser muito diferente do que se vive no Brasil, tenho reparado numa evolução nas escolas de samba.

Acho que existem mentalidades que têm de ser mudadas para que isto evolua para outro nível.

Temos uma prova disso nos Sambas Enredos deste ano, em que já vamos em 18, um número bem maior que o do ano passado e aliado a isso temos este ano sambas muito bons. Dentro da nossa realidade estamos a caminhar num bom caminho.

- Para ti qual o Carnaval que mais tem evoluído a norte de Portugal?

Falando apenas em termos de escolas de samba, sem dúvida alguma, que é o Carnaval de Estarreja! Nota-se uma evolução ao nível das escolas muito boa e isso viu-se este ano, com comissões de frente magníficas e com carros muito bem conseguidos.

Apenas pecam pelo local onde se realiza o desfile que é muito estreito e curto para a dimensão das escolas de samba, que já pede uma avenida mais larga e comprida para desfilarem.

- Onde notas mais entusiasmo com o samba?

Definitivamente a norte de Portugal penso, que, se vive mais o entusiasmo com o samba, quer pelos eventos que se vão promovendo ao longo de todo o ano quer, por aquilo que vamos observando nas cidades que promovem estas actividades, temos reparado que o entusiasmo a norte é mais contagiante.

- E onde notas mais entusiasmo com o Carnaval (que são coisas completamente diferentes)?

Sem qualquer dúvida, que em termos de Carnaval, Ovar ganha o 1º prémio.

Aqui vive-se, transpira-se, o Carnaval. Durante todo o ano, Ovar esmera-se na preparação do Carnaval.

Nas semanas antecedentes ao Carnaval, são inúmeras as festas por toda a cidade, os bailes, pagodes as animações nas sedes dos grupos, o convívio entre grupos.

A grande noite mágica (noite de Segunda para Terça-feira) já é bastante conhecida de todos, em que toda a cidade é invadida por dezenas de milhar de foliões oriundos de todo o país, numa explosão de enorme folia e alegria.

Quer também pelo sistema organizativo do Carnaval de Ovar, tudo isto me leva a dizer que o melhor Carnaval se encontra aqui.

- Nessas tuas andanças pelos eventos quais os melhores momentos que já presenciaste e quais os que te deram mais prazer até de fotografar?

Para mim, os melhores momentos que já presenciei, foram todos aqueles momentos de puro convívio, em que se nota o que é o verdadeiro espírito do samba. Aqueles momentos em que fazemos novas amizades e damos umas boas gargalhadas com esses amigos.

Em termos de fotografia todos eles me dão prazer, sejam eles quais forem.

- No conjunto de todos os quesitos quais as escolas que mais te tem agradado no país?

Do que conheço e vou vendo, tem duas escolas de que gosto bastante e que noto que têm tido um trabalho consistente. São elas, sem nenhuma ordem de preferência, Bota no Rego e Trepa Coqueiro.

Quem foi à Mealhada no verão passado ao “Festival de Samba Mealhada 2011” e viu o espectáculo que as passistas do Bota no Rego deram no palco, um trabalho de louvar e um prazer de se ver.

O Trepa no Coqueiro, pelo magnífico Carnaval que fez este ano, com uma comissão de frente magnifica, em que logo desde o início do desfile prendeu logo a atenção do público, aliado a um bom samba enredo fez um magnífico desfile.

- Que gostarias de ver acontecer com o samba em Portugal e em particular com as escolas de samba?

Gostaria de ver mais empenho de certas escolas para divulgar o seu trabalho. Tenho notado algumas dificuldades em entrar em contacto com algumas escolas, para que possam de uma forma ou de outra divulgar a sua escola. Se continuam fechadas para o “mundo” e não divulgam o seu trabalho, não serão conhecidas nem reconhecidas por grande parte da restante comunidade.

Gostaria, de ver ser criada uma Liga de Escolas de Samba, de forma a harmonizar de igual forma todos os quesitos para uma escola de samba para que todas fossem avaliadas com os mesmos parâmetros; normalizar leis; regulamentos; divulgação das escolas; eventos; entre outros.

- Que opinião tens sobre o TROFÉU NACIONAL de SAMBA (Estarreja)?

Esta será apenas a minha modesta opinião.

Para mim antes de mais, não se chamaria de Troféu Nacional do Samba, poder-lhe-ia chamar outra coisa qualquer, talvez, de Encontro Nacional de Samba em que não haveria votações nem pódios.

Para ser um Troféu Nacional, acho que se deveriam juntar todas as fundações de carnavais do país e fazer um regulamento em conjunto entre todas e só depois sim, se poderia chamar de Troféu Nacional do Samba.

Em termos de localização do desfile, acho que está mais que visto e falado que a Praça Francisco Barbosa, não fornece condições quer para quem desfila quer para quem vê o Troféu Nacional do Samba. Como referi anteriormente, este para mim é um ponto que o Carnaval de Estarreja tem de rever e encontrar uma alternativa.

Para quem desfila, queixa-se do piso e das dificuldades de lá desfilar.

No meu ponto de vista de espectador, acho a avenida estreita demais e curta demais para um desfile de escolas de samba para um Troféu que recebe as “Campeãs” dos Carnavais, uma vez que, as escolas para terem os elementos todos na avenida vão muito compactos. Isto pra quem vê o desfile é muito mau porque vão todos muito juntinhos, sem espaço para poder desfilar e dançar em condições.

De resto, acho que este Troféu é uma mais-valia para o samba, pois é mais um motivo de convívio entre sambistas.

- Qual a tua escola de samba de "coração"? Aquela... a mais.... se é que tens ?

Escola do coração, não tenho. Apoio, qualquer que seja a escola, independentemente da sua cor ou do seu estatuto. Para mim, todas as escolas têm o mesmo valor, já que sem qualquer uma delas as outras não teriam o valor que têm.

Gostarias de deixar algum(uns) conselhos ou sugestão (ões) aos sambistas em Portugal ?

A minha sugestão é: passado o Carnaval e toda a euforia, é a altura de todos vós se unirem, para que todos juntos sejam mais fortes e a vossa voz tenha mais valor.

E como alguém costuma escrever "NENHUM DE NÓS É MAIS IMPORTANTE DO QUE TODOS NÓS JUNTOS", nunca isto teve tanto sentido.

CONFIRA A SUA PAGINA E SEUS TRABALHOS NO FACEBOOK: https://www.facebook.com/profile.php?id=100000308253629#!/xpto1977


Obrigado companheiro pela entrevista. Muitas felicidades.

Aproveito esta oportunidade para te prestar uma sentida homenagem pelo excelente trabalho que tens realizado na divulgação do samba em Portugal. Sei que me poderei tornar repetitivo perante todos aqueles que te agradecem, mas sei dar-te o devido valor. Sei bem o trabalho que dá fazeres isto, por isso dou-te os meus parabéns pelos 3 anos do Blogue e por toda a tua dedicação, empenho e amor ao samba. Continua por muitos anos, que eu estarei aqui, para te apoiar em tudo aquilo que precisares.

Um forte abraço, companheiro.

Bruno Oliveira.