ENTREVISTA COM JOÃO FERNANDO- CHARANGUINHA DE OVAR


ENTREVISTA COM UM DOS BALUARTES DO SAMBA EM OVAR.

JOÃO FERNANDO- CHARANGUINHA ( Ovar )
( foto- Comissão de Frente- Charanguinha 1998)

Começo por lhe agradecer a disponabilidade para esta pequena conversa de samba.
- Amigo João Fernando você é parte da historia da Escola de samba Charanguinha e até do Carnaval de Ovar.
- Conta-nos como foi o inicio de tudo isso ?
O Samba em Ovar nasceu nos finais da década de 70 como força de apoio ao Basquetebol da Ovarense. Foi uma boa novidade no meio Ovarense e , a partir daí foi só trabalhar para melhorar tudo que envolve o Samba, quer a nível masculino, quer feminino.
- De lá para cá como foi essa tua trajectória no samba ?
Como baterista ,que ainda sou (apesar dos 68 anos),a trajectória passou pela evolução em todas as vertentes, com a ajuda de pessoas mais jovens, mas com vontade de dinamizar o Samba e de o melhorar em termos de ritmo,cor,dança, evidenciando esse percurso através do Carnaval de Ovar e do trabalho anual que passa por actuações por todo o país.
- Actualmente que funções desempenhas na Charanguinha ?
De momento continuo a desfilar e a incentivar os mais novos para que continuem o meu trabalho.
- Quais os momentos mais felizes no samba que recordas até hoje ?
A alegria da Minha Charanguinha ter pisado os melhores palcos do país e de ter levado o nome da Escola de Samba e de Ovar além fronteiras até países como Espanha, França e Suíça. E, posteriormente, receber a Medalha De Mérito Da Cidade De Ovar.
- E os momentos mais dificies ?
Poucos, mas sem significado por oposição a tudo que de bom se tem vivido no seio desta colectividade.
- Como tens visto a evolução das escolas de samba em Portugal ?
Penso que em termos de evolução as Escolas de Samba em Portugal poderão ser agrupadas em dois segmentos: aquelas que, dentro da linha do Samba e respeitando a sua origem, criaram nuances próprias que as individualizam e , por outro lado, aquelas que, com a qualidade que as caracteriza, se mantiveram fiéis à raíz do Samba sem introduzir uma marca própria. Quero aqui também aproveitar para dizer que toda a evolução se ficou também a dever a essa figura impar do nosso Carnaval - Xando.
Foi o grande responsavel pelo desenvolvimento ritmico tanto em Ovar como em outras localidades como Mealhada , Estarreja e Figueira da Foz .
- E a evolução das escolas de samba em Ovar ?
As Escolas de Samba em Ovar evoluiram naturalmente de acordo com uma mesma permissa: dar ao Samba a cor e o brilho dos temas de origem nacional e regional. Canta-se a Ria, canta-se o Fado, canta-se a Raça Negra tudo com o carisma do ritmo vareiro do Samba.
- Que rescaldo fazes destes já longos anos da Charanguinha ?
Qualquer rescaldo realtivo à Charanguinha só pode ser positivo.
- Que objectivos têm para a Charanguinha ? Que sonhos ?
Dentro dos objectivos /sonhos para a Charanguinha penso que a apresentação no Brasil seria sem dúvida aquilo que qualquer elemento desta Escola de Samba sonhará poder um dia concretizar.
- No geral de todos os quesitos quais as escolas que mais te agradam no país ?
A qualidade rítmica é o elemento que singulariza qualquer Escola de Samba, como tal todas as Escolas que pautem o seu trabalho por este quesito serão dignas de registo.
-Que gostarias de ver acontecer com o samba em Portugal e em particular com as escolas de samba ?
Gostaria de ver acontecer um verdadeiro Encontro Nacional de Escolas de Samba, e por “nacional” entende-se com todas as escolas do país e não apenas com as vencedoras dos carnavais, onde o objectivo fosse a troca de experiências e a divulgação desta forma única de cultura e não o escrutínio da melhor.
- E no Carnaval de Ovar que evoluções gostarias de ver realizadas ?
No Carnaval a evolução passa pela apologia na qualidade, o que obriga a pensar naturalmente nas condições que temos para oferecer qualidade. Para que as condições sejam propiciadoras será necessária a concretização por exemplo da infra estrutura da Aldeia do Carnaval.
- Concordas com o ENCONTRO NACIONAL de SAMBA ( Estarreja ) a realizar-se nos moldes em que se realiza e com os criterios de avaliação em que se baseia ?
Não, não concordo, uma vez que apenas reúne as escolas vencedoras e não a totalidade das escolas do País.
-Que recados gostarias de deixar para quem faz parte da comunidade de sambistas do nosso país ?
Continuar o trabalho no Samba e zelar pela concretização da Reunião Anual de Escolas de Samba, onde todas as formas de Samba estejam presentes.
-Obrigado companheiro por me dares o prazer de ser meu amigo. Muitas felicidades