ENTREVISTA COM MARION- Madrinha de Bateria da UNIDOS do Mato Grosso



ENTREVISTA COM MARION- MADRINHA DE BATERIA DA UNIDOS DE MATO GROSSO- Figueira da Foz



Obrigado Marion pela tua disponibilidade para esta entrevista.

Antes de mais gostaria de agradecer o convite a esta entrevista. Dar os meus sinceros parabéns pelo “blog” e o grande esforço que tem feito para divulgar o samba em Portugal.


- Marion como foi o inicio desse teu amor pelo samba e em particular por escolas de samba ?

Sempre gostei de dançar. Recordo de ficar fascinada sempre que via o carnaval do Rio de Janeiro na televisão. Há algum tempo que sentia vontade em integrar uma escola de samba. Na altura a Unidos do Mato Grosso tinha apenas um ano de existência e como tinha amigas que frequentavam a escola perguntaram-me se eu gostaria de experimentar. Foi até hoje!

-Qual o teu trajecto como sambista até ao momento actual?

Iniciei o meu trajecto como sambista em 2004 na UMG, onde desfilo até hoje. Passados dois anos de desfilar como passista, consegui alcançar o lugar de Madrinha de Bateria em 2006 e 2007. Em 2008 desfilei como destaque, em 2009 tive a fantástica oportunidade de desfilar como destaque de comissão de frente, que adorava repetir em breve!


- Tiveste alguém como modelo ou alguém que te foi ensinando a sambar ?

Tentei sempre aprender com os vídeos que via na internet, mas também tive alguns modelos portugueses como a Antónia, Madrinha de Bateria da “Vai Quem Quer”, e a Paulinha, Madrinha de Bateria do “Batuque”. Também tenho de agradecer á Sónia (Vai Quer Quer), que na altura era nossa ensaiadora e me ajudou bastante.


- Era teu sonho ser Madrinha de Bateria ? Se assim era como te sentes agora que vais realizar esse sonho pela Unidos de Mato Grosso ?

Penso que é o sonho de qualquer passista que realmente goste de samba, que se esforce e mostre empenho pela escola. Como já disse anteriormente, já tive oportunidade de ser Madrinha de Bateria, mas penso que este ano será ainda melhor, com mais emoção que nos anos anteriores, devido a evolução que senti durante estes anos, ao amor e dedicação que tenho pela minha escola.


- Que mais te agrada ver em uma madrinha de bateria ?

Uma Madrinha de bateria não pode ser apenas avaliada pelo corpo e atitude que tenha, mas sim pela sua postura. Ter samba no pé é importantíssimo, ter carisma e saber interagir com o publico, tanto em desfile como em espectáculo de palco. Demonstrar simpatia e paixão pelo samba é uma peça fundamental, a meu ver. Tudo isto tem de ser feito de forma natural, pois o samba é como se fosse um sentimento, é um estado de espírito, é algo que nos faz sentir bem e esquecer qualquer problema, pelo menos é o que acontece comigo, é assim que o sinto.


- Qual frequência ou média de ensaios que realizas com a bateria ?

Neste momento não tenho tido disponibilidade para frequentar os ensaios de bateria por motivos profissionais, mas sempre que posso estou presente. É necessário ensaiar com a bateria para a minha preparação pessoal para o carnaval, ou seja, aprender as paragens e a melhor maneira de interagir com o balanço da bateria.


- Sem ela também ensaias muito ?

Como não tenho tanta disponibilidade como gostava, tento compensar os ensaios em casa. Ensaio em frente ao espelho, aperfeiçoando alguns movimentos, inventando alguns passos novos e também visualizando vídeos na internet, que de certa forma me ajudam a evoluir.

Aproveito sempre os ensaios das passistas para ensaiar.


- Como tens visto a evolução das escolas de samba na Figueira da Foz ?

A evolução tem sido positiva. Em primeiro lugar, é de realçar que cada vez mais existe gosto pelo samba na figueira da foz e adesão às escolas, tanto que se pode concluir este facto devido à existência de uma nova escola de samba no nosso carnaval.


- Momentos mais felizes no samba até hoje ?

Já tive vários momentos felizes no samba até hoje. Porém nunca esquecerei o desfile do Troféu de Escolas de Samba em Estarreja deste ano. Foi tão emocionante que cheguei a chorar antes do desfile, durante e no fim! Foi uma emoção tão grande, um sentimento tão forte. É caso para dizer que tenho muito “amor á camisola”!


- E os momentos mais difíceis , menos felizes ?

Não me lembro de ter um momento difícil ou menos feliz no samba. A meu ver o samba é alegria, emoção e acima de tudo felicidade.


- Como tens visto a evolução em toda a sua estrutura das escolas de samba em Portugal ?

Embora o meu “departamento” seja mais ligado à dança, penso que as escolas em geral têm evoluído a olhos vistos. Basta estar presente nos encontros de escolas de samba para podermos constatar esse facto.


- E a nível de dança como tens visto essa evolução ?

Tenho notado alguma evolução nas sambistas portuguesas em geral, principalmente nas madrinhas de bateria. Penso que há cada vez mais empenho por parte das mesmas, o que é favorável para a evolução do samba em Portugal.

- Quais as madrinhas de bateria que mais admiras ?

Eu admiro todas aquelas mulatas, com o característico corpo “violão”, super bronzeadas, com o cabelo bem comprido e muito samba no pé. Mas como ícones de rainhas de bateria tenho a Raíssa (Beija-Flor) e a Viviane Araújo (Salgueiro).


-Que mudanças ou evoluções desejavas que acontecessem com o Carnaval da Figueira da Foz e em particular com o desfile das escolas de samba ?

Gostaria que existisse votação de quesitos, para que o carnaval tivesse um sentido no final. O facto de haver votação traria uma maior emoção ao carnaval da Figueira da Foz.


- Que gostarias de ver acontecer com o samba em Portugal e em particular com as escolas de samba ?

O samba em Portugal precisa de algo mais dinâmico. Algo que motive as escolas para uma

maior evolução e que faça com que haja mais empenho da parte de toda a comunidade sambista em Portugal. Uma forma de o fazer era a existência de mais eventos de características idênticas ao Troféu Nacional de Escolas de Samba em Estarreja, que promove de certa forma o empenho e motivação das escolas.


- Mais em particular que desejos para o Carnaval 2010 da Unidos do Mato Grosso?

O meu maior desejo é que o carnaval seja tão bom ou, se possível, ainda melhor que o de 2009. Este é o meu único desejo! Espero que todos se divirtam, pois o carnaval é a folia que embala o coração.


Obrigado muitas felicidades e muito samba.