ENTREVISTA COM DIAMANTINO PALMEIRIM


ENTREVISTA COM DIAMANTINO PALMEIRIM
UM DOS MAIS PROMISSORES CARNAVALESCOS EM PORTUGAL- ESTE ANO COMO CARNAVALESCO DO GRES BATUQUE DO CONDE ( Sesimbra )


Antes de mais, deixa-me felicitar todos os sambistas, pelo qual lutam e trabalham em prol do samba
Congratular-te e em particular a todas estas entrevistas pela forma de divulgaçao do samba
Valeu Guerreiro,
Abraços e felicidades

-Diamantino como começou essa tua paixão pelo samba e em particular pelas escolas de samba?
Essa paixao vem mtos anos antes de ser formar as escolas de samba em portugal!!!
desde miudo ja participava nos grandes grupos de carnaval nocturno nos bailes de carnaval,sempre me fascionou as fantasias que esses grupos elaboravam e como sempre curioso em perceber como seriam confecionadas
-Qual o teu trajecto como sambista ?
Visto ja participar no grupos nocturnos , senti vontade e gosto em participar tambem numa escola de samba, fiz o primeiro desfile no ano 1978 pelos cheirinhos da fossa como participante de grupo, nesse mesmo ano se formou o trepa no coqueiro, quando me inscrevi e desfilei em 1979... ao longo destes anos continuei e estou ate hoje nas escolas de samba , fui desfilante ,ensaiador de passistas chefe de ala , carnavalesco... sambista!!!
-Mais particularmente quando começaste a ter o gosto e vontade de te dedicares a fazer desenhos de fantasias para Carnaval como idéias e pesquisas de enredos?
Como ja referi anteriormente desde mto novo!!!sempre senti curioso pelas fantasias e como eram confecionadas, sempre gostei de fazer pesquisas sobre materias para poder usar nas fantasias, faço sempre uma analise de temas que penso ser interessante para trabalhar em enredos depois disso as ideias fluim, organizando toda a estrutura de enredo
-Em que ano tiveste a responsabilidade de ser pela primeira vez carnavalesco de uma escola de samba( e em que escola foi ? ) ?
Tive varias experiencias de trabalhos como co-carnavalesco com nos anos 90 na escola de samba trepa no coqueiro, mas elaborando todo o trabalho como carnavalesco foi em 2003 na escola de samba bota no rego com o enredo " Cem anos pela vida" uma justissima homenagem aos bombeiros voluntarios de sesimbra pelo seu centessimo aniversario
- Como encaraste esse desafio ?
Feliz ...a realizaçao de um sonho de a muito e um desafio que que vou sempre em frente batalhando...fui muito carinhado pela escola de samba e em todas por onde passei , Bota no Rego, Trepa no Coqueiro, Da Que Falar Tripa Cagueira , Saltaricos do castelo e Batuque do Conde, e um bem haja tambem aos Unidos de Vila Zimbra , apesar de nunca ter trabalhado la tb me acarinham muito
-Que rescaldo fazes desse teu primeiro ano como carnavalesco ?
Muito bom ...experiencia unica , mas todos os carnavais sao diferentes , parece a muito tempo atras o ano 2003 apenas a 7 anos, e como e diferente hoje em dia termos tantos materiais ao nosso dispor e nesse tempo nem tanto assim , por vezes faz-se quase " milagres"
-Qual o teu estilo preferido a nivel de fantasias e adereços para uma escola de samba?
Estilos , cada carnaval tem seus estilos!!! O nosso mais aproximado ao modelo carioca
-Tens algum Carnavalesco que admires e até te sirva como modelo ?
Sempre admirei Joazinho Trinta , Renato Lage e Paulo Barros, aprecio muito toda a irreverencia no conceito visual nas fantasias e alegorias com enredos simples e controversos.
-Este ano como Carnavalesco do Gres Batuque do Conde quais as tuas previsões para o Carnaval 2010 com o enredo ( Dança Comigo )?
Diferente acima de tudo...vamos por todos a viajar na dança e com a dança
Alegre... Festivo e divertido esse e o nosso convite a todos... vem dançar!!!
- Para alem de Carnavalesco do Batuque participas como integrante ou realizas mais algum trabalho para mais alguma escola de samba em Sesimbra ?
Nao, este ano so tou mesmo a fazer o carnaval do Batuque.
- Qual o teu momento mais feliz no samba ?
Diferente em todos os anos !!! Efemero como o carnaval momentos unicos de felicidade
- Qual o mais triste... o menos feliz ?
Tambem os ha!!! Mas esses nao me lembro ... tento
-Que ambicionas....quais as tuas metas como carnavalesco dentro do panorama do samba em Portugal ?
Ambiciono acima de tudo dar o meu contributo para o crescimento do samba e do carnaval em portugal
- Com o teu trabalho muito tens contribuido para o desenvolvimento do Carnaval em Sesimbra. Como tem visto a evolução das Escolas de Samba no Carnaval de Sesimbra ?
Penso que sim , ha-que sempre pesquisar evoluir para fazer um melhor trabalho
as escolas de samba em Sesimbra tem evoluido mto em poucos anos, elas tem sido mais criativas, mais irreverentes , organizadas e participativas
- E a evolução das escolas de samba em Portugal .... principalmente a nivel de trabalho de Carnavalesco?
Penso que as escolas de samba em portugal tem evoluido bastante!!! Tem melhores conhecimentos tanto a nivel musical como de enredos, fantasias . alegorias tudo isto faz parte de um processo de aprendizamento de algum tempo , hoje em dia as escolas de samba e os carnavalescos estao mais activos isto porque toda a evoluçao das escolas se torna mais exigente
-Que gostarias de ver acontecer no samba em Portugal e mais particularmente no Carnaval de Sesimbra ?
Maior abertura a nacional das escolas de samba a varios niveis de actividades
as escolas de samba em Sesimbra tem falta de infra-estruras , encontar novos rumos em conjunto para ser auto-suficientes a nivel financeiro.

Muito obrigado e muitas felicidades para o Carnaval 2010