ENTREVISTA COM JOANA MIRA


ENTREVISTA COM JOANA DE CASTELA E MIRA. DIRECTORA( COMISSÃO DE CARNAVAL ) DO GRES CAPRICHO de ABRIGADA.
JOANA TEM 21 ANOS , É FILHA DE UM BALUARTE DO SAMBA EM PORTUGAL O DR RICARDO MIRA.

- Como foi o inicio dessa paixão pelo samba ?


Eu acho que o início desta paixão pelo samba já é uma coisa que vem de dentro da barriga da minha mãe… Desde que me conheço que adoro samba… Para mim é intrínseco, está no meu sangue… É a minha terapia quando estou triste… É algo que me acompanha sempre e que faz parte da minha vida desde que nasci…


- Sabendo que teu pai ( Ricardo Mira ) desde cedo te incutiu essa vivência com o samba conta como foram esses primeiros anos na Escola de Samba CAPRICHO de ABRIGADA ?


Eu era tão criança quando desfilei pela primeira vez na Escola de Samba que nem me recordo… Tinha apenas 2 anos…Mas há fotografias que o retratam… Os primeiros anos foram sempre cheios de alegria… Eu sempre tive o prazer de poder acompanhar as coisas de uma maneira diferente uma vez que o meu pai fazia parte da comissão mas, para mim era fantástico poder ir aos ensaios e ver crescer uma coisa que me era tão querida como a Escola de Samba… Já para não falar que comecei a poder partilhar com os meus amigos e colegas de escola a paixão pelo samba…


- Tua irmã e irmão continuam também ligados ao samba?


Sempre… Como disse foi algo que sempre esteve incutido na nossa educação… Todos temos aquele culto do samba que faz com que mesmo que não desfilemos no Carnaval estejamos sempre ligados tanto ao samba a nível mundial, como nacional, como na Escola de Samba Capricho de Abrigada! E este ano, tenho o prazer de poder juntar a família quase toda no desfile o que para mim é sempre um grande apoio e uma grande alegria!


- Como analisas o momento actual da ABRIGADA em relação ao que ela já foi em tempos já um pouco distantes em que era uma escola activa todo o ano?


No momento actual a Escola de Samba está a preparar tudo para o Carnaval de 2010. O enredo está concluído, estamos a trabalhar nas fantasias, nas coreografias e na percussão.

A Escola continua activa todo o ano…Pode não estar é tanto como antigamente… Mas é algo que a nova comissão tem intenções de mudar! Este ano estamos em força e prontos para aceitar desafios e para percorrer o país!!

Mas sinceramente, acho que não devemos comparar a actualidade com aquilo que se fez no passado… Devemos sempre olhar para o futuro e pensar em evoluir e dar sempre mais… E não viver naquilo que já foi….



- Que motivos e razões vês para que tal tenha deixado de acontecer ?


Tal não deixou de acontecer… Mas se alguma coisa correu menos bem acho que pode ter sido também pelo afastamento de algumas pessoas… Todas as pessoas são importantes, todas elas marcam… todas elas fazem falta de uma maneira ou de outra… Para além de que, na minha opinião, as coisas dependem das ideias e das opiniões de cada uma das comissões…


- Como se deu a tua ida para a Comissão directiva da Escola de samba ?


A Escola de Samba já tinha feito duas Assembleias e em nenhuma delas tinha sido nomeada uma comissão… Na festa da Abrigada surgiu a ideia de nos juntarmos… E assim foi…


- Essa actual Comissão de samba formada por gente jovem que planos têm para a escola?


Planos e vontade de trabalhar é o que não nos falta… Não tenho razões de queixa desta comissão… Algumas das pessoas que a constitui eu nem sequer conhecia mas gosto de todos eles da sua maneira especial… Também temos as nossas brigas, é claro, mas isso faz parte… E nós temos a paixão pelo samba que nos une a todos assim como a vontade de fazer o que é melhor para a nossa Escola de Samba! Podemos ser jovens e meio desorientados às vezes (risos)! Sim, porque nem sempre estamos certos!! Mas contamos com todos os que estão à nossa volta para nos ajudar a definir o melhor caminho para a nossa Escola! É muito importante o apoio que todos nos têm dado, principalmente os mais velhos… Eles já têm mais experiência e sabem como nos abrir o caminho para trabalhar!! O primeiro objectivo agora é montar o Carnaval cujo tema será “ Da Antiguidade à Modernidade”… Estamos a fazer os fatos e a ensaiar… Estamos a tentar incutir o espírito do samba nas pessoas (algo que acho bastante importante)! Também estamos de momento a tentar renovar e actualizar o nosso site!! Queremos que ele volte a ser o “Portal do Samba” de Portugal! Também nos queremos desde já mostrar disponíveis às diversas Escolas para responder, dentro da nossa disponibilidade, aos convites que nos enviarem! Acho que a nossa divulgação também depende das outras Escolas do país… e é muito bom que elas se juntem para conviver e para partilhar o samba! Depois em Janeiro, iremos realizar a festa de aniversário da Escola de Samba. Ah… E claro que um dos nossos principais objectivos é também fazer a Festa Tropical…



- Está no pensamento e objectivo reeditar as famosas FESTAS TRÓPICAIS de Abrigada ?


Sim claro!! Já não era sem tempo fazermos outra dessas!! Queremos juntar toda a gente aqui… Sei que talvez demore um tempinho até que volte a ser como antigamente… Mas para isso também contamos com a boa vontade e disponibilidade de todos os sambistas e Escolas de Samba de Portugal!!


- Porque motivos não tem sido realizada ?


Sinceramente, não sei… Acho que é uma decisão que cabe a cada comissão e no que depender de nós ela não vai faltar!!!


- Tem sido dificil gerir a escola de samba e o seu Carnaval ?


Ao início estava um pouco receosa uma vez que estudo longe de Abrigada e o meu tempo livre é curto… Como já referi anteriormente nem sempre as coisas são fáceis… Por vezes é difícil saber qual o caminho certo que se deve seguir… já para não falar que estar a gerir as coisas pela primeira vez, principalmente quando se mexe com decisões importantes! E nem sempre as opiniões são concordantes entre todos os membros da comissão, nem com todos os membros da Escola de Samba… Mas é da discussão que nasce a luz! É difícil agradar a todos e às vezes temos que ser nós o pulso firme…


- Momentos mais felizes no samba até hoje ?


Para mim o momento mais feliz do samba é sempre que vejo a Escola de Samba sair… Mal oiço o som do cavaquinho é uma emoção tão forte…Às vezes não consigo conter as lágrimas…


- E os momentos mais difíceis ?


Um dos momentos mais difíceis foi no único ano que a Escola não desfilou… Aqueles dias custaram bastante a passar…. Mas também custa bastante quando alguém parte para longe de nós…


- Como tens visto a evolução das escolas de samba em Portugal ?


Para mim, as Escolas de Samba têm evoluído bastante! Estão mais profissionais… têm melhores coreografias, fantasias, tecidos, adereços, instrumentos…Mas acho que para isso também tem contribuído e muito a curiosidade das pessoas, a vontade de se informarem e de quererem evoluir… Também o mais fácil acesso aos meios de comunicação, a globalização e também as festas em que se aprende muito ao observarmos as outras escolas e onde se incute um pouco de competitividade que incita a vontade de melhorar!




- Que gostarias de ver acontecer com o samba em Portugal e em particular com as escolas de samba ?


Gostaria que continuassem a tentar superar-se e a evoluir a cada momento, gostava que houvesse maior interacção entre elas… E quem sabe, fazer um encontro nacional em que todas as Escolas desfilassem!



Obrigado Joana e muitas felicidades para acordarem o gigante adormecido.