ENTREVISTA COM FRANKLIN SILVA ( COMPOSITOR-RITIMISTA-CARNAVALESCO )


Vamos saber mais um pouco de um dos maiores sambistas que o Carnaval tem tido.

É o compositor portugues com mais sambas de enredo ORIGINAIS em varias escolas de samba nacionais- FRANKLIN SILVA
São exactamente seis (6 )escolas onde assina os respectivos sambas de enredo.
Pelas extintas  GRESAS Academica de Sacavem (2 sambas)- Estrela Independente- ( 10 sambas) , Mocidade Lusa(1 samba) e ainda pela Capricho de Abrigada(2 sambas ), Bota no Rego- Sesimbra-(2 sambas) e Trepa no Coqueiro -Sesimbra- (1 samba)
Foi também excelente carnavalesco e exímio ritimista.

ENTREVISTA GRAVADA PREVIAMENTE


NOME E IDADE :

Franklin silva – 49 anos.

COMO FOI O TEU INÍCIO NO SAMBA ?

Comecei na extinta Académica de Sacavém em 1985 , onde me iniciei na ala de tamborins , juntamente com meu irmão Chico Carioca e onde conheci pessoas de valor pessoal e musical , como foi o caso do Dr. Ricardo Mira e onde te conheci também e fiz os meus primeiros amigos em Portugal , os quais ainda hoje perduram.

PARALELAMENTE COM A ESCOLA DE SAMBA , TIVES-TE ALGUNS ANOS FAZENDO PARTE DO GRUPO DE RITIMISTAS DO MAIS NOTÁVEL BAR DE MÚSICA BRASILEIRA QUE EXISTIU EM PORTUGAL ( BIPI- BIPI ). COMO FORAM ESSES ANOS ?
Foram dos melhores anos que passei , pois ali conheci o comandante Sobral em 1985 . Grande empresário da noite e patrono da escola de samba da Mangueira e dono do bar o qual inicialmente convidou-me par a integrar o grupo de ritimistas do Bipi - Bipi , sendo que antes , tive que fazer um teste com os feras que já la atuavam como permanentes na casa , afim de ser avaliado por eles e ter o aval de todos , para que pudesse fazer parte do grupo de ritimistas do bar.


Foram anos felizes pois tive a honra de tocar e aprender com grandes profissionais da musica brasileira, como foi o caso do Capivara , dos irmãos Rossini e Rossano , do Reinaldo de Sesimbra , do Rodapé do Cavaco , Rico Doriléo que veio expressamente do Brasil para atuar uma temporada no bar e com o qual o meu irmão Chico Carioca compôs um dos sambas mais bonitos em Portugal e do nosso saudoso Nestor Campos , mestre do violão e antigo parceiro de Vinícius de Morais na sua juventude.


A NÍVEL DE ESCOLAS DE SAMBA EM SACAVÉM , COMO FOI A TUA PROGRESSÃO ?
Eu comecei como ritimista na ala de tamborins da Académica de Sacavém em 1985 . Durante os anos em que permaneci na Escola , dei alguma ajuda na coreografia das alas e mais tarde comecei a desenvolver as técnicas de escrita em concursos de samba de enredo e no qual ganhei alguns concursos na Académica de Sacavém.

Anos mais tarde em 1993, eu e uma grande facção da escola e tu incluído , deixamos a Académica de Sacavém e fundamos a saudosa Estrela Independente de Sacavém .

Na Estrela Independente de Sacavém , assumi o cargo de carnavalesco , onde desenvolví todos os enredos ao longo dos anos que lá permaneci , mas só a partir do 3º ano é que a escola teve a sua maior evolução a nível de qualidade das fantasias.

ALGUMAS FOTOS DESSE PERIODO DE CARNAVALESCO ( relembrar que é anos 94/ 95/96/ !!!!!!! Por isso 20 anos atras e tamanha qualidade e visão carnavalesca para essa altura. )


Também assumi a função de compor todos os sambas de enredo da escola e era o puxador e cavaquinista da escola ! mas em 1997 num dos grandes enredos feitos pela escola sobre as aves , convidei o grupo de ritimistas e cavaquinista do Bipi Bipi para fazerem parte da ala de puxadores da escola. ( algo que só veio engrandecer e melhorar a qualidade da escola )

Nesse tempo , compus vários sambas para outras Escolas de Samba , entre as quais , a Imperio da Mocidade Lusa de Sacavém , a Capricho de Abrigada onde venci 2 concursos e na qual fiz a meu ver , um dos melhores Sambas de Enredo e que na altura foi muito elogiado e de vez em quando ainda falam nesse Samba ,penso que o título era , ( hoje eu não vou chorar ) mas por algum motivo estranho ao qual desconheço , nunca mais o tocaram !!

E que depois de duas vitórias seguidas , acabaram com os concursos

E no Bota no Rego onde tambem venci 2 concursos e que só não vencí um terceiro pois não consegui entregar a tempo a gravação , mas que todos me disseram que se tivesse conseguido entregar a tempo , teria vencido. Mas na altura , num desses concursos , lembro-me de que o Chora estava a iniciar-se nessa área e pediu a minha ajuda e em cima da hora , alterei umas partes da letra e da melodia e quase que ele vencia o concurso. Mas tambem não ficava mal entregue a vitória ! Quanto aos sambas que venci no Bota , por estranho que pareça , alguns amigos do samba me alertaram para uma situação estranha e a qual pude confirmar tambem de que esses sambas não constavam no site da Escola como sendo de minha autoria , mas sim de outra pessoa a qual desconheço !!! Enfim…. É SINISTRO , mas são coisas do samba em Portugal!

DEPOIS DE 5 ANOS DE INTERREGNO NO SAMBA , EM 2005 INGRESSAS-TE NO CARNAVAL DE SESIMBRA NA UNIDOS DE VILA ZIMBRA . COMO SURGIU ESSA TUA APARIÇÃO NO CARNAVAL DE SESIMBRA E COMO FOI ESSE PERÍODO NA VILA ZIMBRA ?
Um dia fui passar um fim de semana com meu filho a Sesimbra e acabei por encontrar o Marques , ex presidente do Bota no Rego e na altura , era o presidente da Vila Zimbra .

Ele contou-me toda a história sobre as guerras que tinha havido no Bota no Rego e que levou a uma grande facção da escola a sair e a fundarem a Vila Zimbra. Ele pediu a minha ajuda para integrar a escola , e eu aceitei sem compromisso pois na altura tinha pouco tempo disponível devido ao meu trabalho e a ter o meu pai doente e acamado.

No princípio foi tudo muito bonito embora notava da parte de algumas pessoas , o clima de rivalidade pouco sadia em relação ao Bota no Rego.

O QUE TE LEVOU A SAIR DA VILA ZIMBRA ?
Como havia dito , na altura existia um clima de rivalidade da parte de alguns sambistas e diretores da escola que a meu ver era um pouco doentia.

Isso veio a se verificar quando o meu filho largou a Vila Zimbra para ingressar no Bota no Rego. Devido a isso , aconteceu por uma vez , ele ser convidado a sair da sala de costura pela costureira chefe que la havia , com se ele fosse um espião . enfim… !

E pra evitar que me saltasse a tampa , preferi retirar-me da sala em silencio. A 1 dia do desfile , estava a fazer um pequeno chapéu de chinês para a irmã de meu filho , uma criança com 1 ano de idade , com restos de material e mesmo assim , pedi o consentimento para usar esses restos. Quando a costureira chefe apercebeu-se do que eu estava a fazer , começou a discutir comigo e a xingar-me e que se eu queria fazer algo , que fosse ter com os outros pois ali não havia palhaços. Perdi a cabeça a mandei-a pra uns sítios que ca sei e larguei a escola pois não aturo esse tipo de FANATISMOS.!!!

COMO SURGIU A TUA INTEGRAÇÃO NO BOTA NO REGO E COMO FOI ESSE PERÍODO ?
O meu ingresso no Bota no Rego , surgiu através de um convite de um dos antigos diretores , o meu amigo CANANA , com o aval da restante direção que na altura REGIA E BEM os destinos do Bota no Rego !


Foram tambem momentos felizes que ali vivi com meu filho e no qual criei amigos que ainda hoje permanecem ! Havia um bom ambiente de camaradagem de entre ajuda e bom convívio , até porque HAVIA UMA DIREÇÃO QUE SABIA TRABALHAR EM PROL DA ESCOLA e isso dava origem a que muitas pessoas colaborassem ao máximo para o engrandecimento da escola , muitas vezes comparticipando com outros tipos de ajudas , bem como financeiramente sem que mais ninguém soubesse.

E a meu ver , essa forma de pensar com uma visão mais alargada , originou a mudança da sede para a antiga DISCOTECA BOLINA , pois as pessoas que na altura estavam a frente da escola pensavam grande e agiam grande .

Não vou referir nomes para não ferir algumas pessoas mais sensíveis , mas muitos trabalharam na nova sede para que na altura se tornasse na melhor de todas em Sesimbra e numa das melhores do País com ótimas condições , onde a direção se desdobrava pra angaria fundos financeiros , ORGANIZANDO FESTAS NA SEDE , QUASE TODOS OS FINS DE SEMANA , e tambem pelo facto de se ter onde ensaiar sem ter que se andar com a casa as costas todos os fins de semana.

E PORQUE TANTO TU COMO TEU FILHO ACABARAM POR DEIXAR O BOTA NO REGO ?
Em parte foi um processo natural pois já andava um pouco cansado devido as deslocações quase semanais e ao custo financeiro que isso implicava , e o que me deixava lixado era o facto de alguns artistas que viviam em Sesimbra quase nunca la punham os pés e eram os maiores ! E eu e mais alguns que eram de fora , tinham-mos que fazer 100 kilometros todas as semanas ! depois foi o falecimento de meu pai que deu origem ao meu desanimo e a não sentir-me em condições anímicas para desfilar !

Depois a gota de água surgiu com um comentário meu sobre uma questão e que sem ofender ninguém , mas somente fazendo uma chamada de atenção sobre um assunto , FUI XINGADO POR UM ELEMENTO DA DIREÇÃO ( uma pessoinha de nome  Vitor e pela sua mulherzinha , ( repetente em outras situações em que a mesma xingou outros elementos da escola ) COM PALAVRÕES E NÃO SÓ , E A DIREÇÃO , na pessoa do PRESIDENTE DA ESCOLA O CHORA e a VICE PRESIDENTE DE NOME JESUS , AINDA OS APOIARAM NESSAS OFENSAS !!!

E o mais grave a meu ver é que essa dita mulherzinha , nem sequer faz parte da escola , pertence a outra escola e muito mal já falou do Bota no Rego !!! enfim ……

E como não aturo esse tipo de palavreado e de comportamento barraqueiro , ainda por cima vendo alguns elementos da direção da Escola de Samba a corroborarem com essas atitudes e ainda por cima sem que tivessem pulso nem inteligência para solucionar a situação , preferi largar a escola. E meu filho , como excelente filho que é , não poderia nunca ficar indiferente a tal situação e por isso tambem deixou a escola !

AO LONGO DE TODOS ESTES ANOS , FALTOU-TE CONCRETIZAR ALGUMA COISA NO SAMBA ?
NÃO !!!! Ao longo de tantos anos , fiz o que achei que deveria ter feito e que adorei fazer !

Tive a HONRA de tocar com GRANDES MÚSICOS os quais destaco , O MEU AMIGO RICARDO MIRA , OS INTEGRANTES DO GRUPO SAMBA TROUPE , COM O REINALDO DE SESIMBRA , O RICO DORILÉO NA TEMPORADA QUE ACTUOU EM PORTUGAL A CONVITE DO COMANDANTE SOBRAL , dono da melhor casa de samba que já existiu em Portugal ( BIPI – BIPI ) , DO RADAPÉ DO CAVACO , DO SAUDOSO NESTOR CAMPOS , AMIGO E PARCEIRO DE VINÍCIOS DE MORAIS NOS SEUS TEMPOS DE JUVENTUDE , do ROSSINI , DO ROSSANO , DO CAPIVARA ( grande baterista ) , DALÚ ( excelente percussionista ) e DE TI , MEU GRANDE AMIGO E GRANDE PERCUSSIONISTA GUERREIRO e de tantos outros que fizeram parte do meu percurso !

O facto de ter sido carnavalesco durante anos na ESTRELA INDEPENDENTE DE SACAVÉM , onde tive o prazer de criar e desenvolver lindos enredos com fantasias incríveis e das quais me orgulho !

OLHANDO PRA TRÁZ , TEM ALGUMA COISA QUE TIVESSES FEITO E QUE SE PUDESSES , NÃO VOLTARIAS A FAZER ?
Com certeza que sim !!!

Uma delas era não ter perdido tanto tempo com o samba em detrimento da família , de momentos de lazer com meu filho e esposa.

A outra , seria não ter participado em tantos concursos de Samba de Enredo como o fiz em Sesimbra , principalmente !



QUANTO A FAMILIA , COMPREENDO O TEU PONTO DE VISTA. MAS EXPLICA-ME O PORQUE DE DIZERES QUE NÃO TERIAS PARTICIPADO EM TANTOS CONCURSOS DE SAMBAS DE ENREDO EM SESIMBRA ?
É simples ! quando me meto em alguma coisa , como no caso dos sambas de enredo , eu tento fazer o melhor que posso e sei dentro daquilo que aprendi em escolas de música , e sobre composição , métrica , riqueza poética e a ligação que tudo isso tem que ter com a sinópse do samba, bem como o que alguns excelentes sambistas me ensinaram.

Não quer dizer com isso que a inspiração venha sempre ao de cima aliando a qualidade !

E apesar de em Portugal isso ser tudo muito amador e levar essa coisa de concursos um pouco na esportiva , o certo é que isso é apenas uma brincadeira , mas que envolve responsabilidade e seriedade de quem faz e de quem julga !

E eu passei por tantas situações caricatas que não lembra ao diabo !!!

COMO ASSIM ? PODES DAR ALGUM EXEMPLO ?
Ui … se fosse citar todas , nunca mais saía daqui !

Mas dou-te alguns exemplos !

Uma vez na Vila Zimbra , o presidente da escola estava a pensar em fazer concurso de samba de enredo. Como tal , fiz um samba e cantei-o para o presidente e um outro elemento da direção. No final ele adorou o samba , só que já havia pedido para o Tarolo ( elemento fulcral da escola que ensaiava a bateria e tocava cavaquinho na Escola ) para fazer um samba. Conclusão : deixei ao critério deles e do Tarolo para fazerem o que quisessem com o meu samba .

No final , vi nos folhetos que a Camara Municipal fazia para o carnaval sobre as escolas de samba e no samba da escola , aproveitaram só uma pequena estrofe da letra e colocaram em baixo … arranjos orquestrais : franklin ! ….. QUE EU SAIBA , NUNCA FUI MAESTRO… MAS TUDO BEM… INCRÍVEL NÃO É !!!

Depois no ano seguinte , ainda estava eu na Vila Zimbra e concorrí com um samba no Bota no Rego!


O tema era sobre os carnavais de todo o mundo. O samba do Chora o qual se esqueceu da letra em plena atuação e nem falava no principal carnaval do mundo ( Rio de Janeiro ) e no qual até tinha fantasias de destaque da Portela , Mangueira e se não estou em erro , da Unidos da Tijuca e que no final das atuações , ouço alguns elementos da escola a ligarem para outros elementos a dizerem … venham que vai começar a votação ! e no final , acabou por vencer o concurso , alem de na votação terem dito o numero de votos do publico e no escrutínio afixado na semana seguinte , aparecer com mais do dobro dos votos…. Enfim !!!! É MUITO SINISTRO !!!!


Alem de que tambem tenho a certeza , que quem foi votado alí nesse concurso , não foi o samba enredo , mas sim o AUTOR DO SAMBA !


E como naquela altura o ambiente entre a Vila Zimbra e o Bota no Rego ainda era de muita crispação entre alguns elementos…. Concertesa seria humilhante a escola levar um samba da autoria de um elemento da Vila Zimbra.


Felizmente é com muito agrado que vejo que essa crispação entre as escolas terminou , pois já existe um convívio salutar , embora ainda exista alguns elementos que não veem as coisas assim !!!


Como outras situações de camuflar o nome do autor pra vencer !!!


Como haver concursos em que o júri é formado por amigos de um dos concorrentes e não saber distinguir amizades e outro que nada entende de samba , apesar de ser músico de bandas de música , de terem maestros de bandas de música para júri e na hora da votação haver elementos do juri dizerem… eu fui convidado pra vir aqui julgar sambas de enredo e não , marchinhas de carnaval !

E outro elemento do júri falar que o melhor samba era o meu e no final , votam no samba do chora que ganhou com uma marchinha de carnaval ?!?!?!? enfim …. PAPAGAIADA !!!

Quando ouço elementos do júri virem me dizer que … a sinopse não conta pra nada , que o samba , é samba á Sacavém !!! ENFIM ….. RIDÍCULO !!!!!!!

ATÉ HOJE , AINDA TOU PRA SABER O QUE É SAMBA A SACAVÉM !!!!!

E QUEM DIZ SACAVÉM , JÁ AGORA , ENTAO QUE ME EXPLIQUEM E DIFERENCIEM O QUE É SAMBA A SESIMBRA , A ABRIGADA , A OVAR , A ESTARREJA E A MEALHADA !!!

Um dia disse pra um desses elementos : então se a sinopse não conta pra nada , porque dão ela aos compositores ? então para o ano eu cago pra sinopse e faço um samba sobre a batata o arroz e o feijão e venho a concurso ! Ao que a pessoa me respondeu : e ganhas pá !!

Só tive uma coisa a dizer … pra fazer merda , faço quando vou a casa de banho !!!! enfim…. Sem mais comentários !

Por isso e muitas mais razões é que não voltaria a concorrer tantas vezes como o fiz pois apesar de como disse , isto ser uma brincadeira … há que levar as coisas um pouco com mais RESPONSABILIDADE E SERIEDADE !!!
 

ENTÃO ACHAS QUE O NÍVEL DOS SAMBAS DE ENREDO EM PORTUGAL SÃO DE FRACA QUALIDADE ?
NÃO … DE FORMA ALGUMA !!!

Existe sim uma boa safra de compositores que levam a coisa a sério , pois sabem o que estão fazendo !

Seguem a sinopse , compõem com qualidade linguística , com métrica , com riqueza poética , com lógica !!!

E isso atualmente eu só vejo em compositores e sambas do norte do País. Pois levam a coisa muito mais a sério , como é o caso do XANDO , DO SEU FILHO XANDINHO , DO NUNO BASTOS E DE MAIS ALGUNS QUE ESTÃO A SURGIR NO PANORAMA MUSICAL DOS SAMBAS DE ENREDO , PRINCIPALMENTE NO NORTE !

Ao contrário de muitos elementos que nem sabem o que é uma clave de sol , e fazem uns versinhos rimando alhos com bugalhos e coisas sem nexo e sem contexto de lógica na sinopse e depois veem os tais entendidos na matéria e dão a vitória a essas cabecinhas pensadoras e brilhantes !!!! E depois gosto de me rir quando veem pra mim com conversas de que eles é que são bons , que são uns artistas de primeira apanha !!!

TENHO CERTESA QUE SE PERGUNTARES A QUALQUER UMA DESSAS FIGURINHAS , POUCOS OU NENHUM SABERÃO DIZER O QUE SE DEFINE POR MÉTRICA NA ESCRITA DE UM SAMBA DE ENREDO !

Mas a culpa não é deles , mas sim de quem coloca pessoas sem um mínimo de ouvido pra música e sem conhecimento do que deve ser um samba de enredo , pra ser jurado !!!

Cheguei a um ponto em que já não estou pra me chatear e deixo esses artistas falarem e cantarem vitórias puxando de falsos galões !!!

Se gostam de viver nos seus mundinhos de HIPOCRISIAS , preenchendo os seus EGOS e as suas VAIDADES …. Então que sejam felizes assim , ENGANANDO-SE A ELES PRÓPRIOS !!!

Como disse uma vez a uma amiga minha , Rosália , esposa do ex Presidente do Bota no Rego : o que importa pra mim , não é ouvir o meu nome ser falado na avenida , mas sim ouvir o povo dizer … o samba da tal escola é um espetáculo !

FOI SEMPRE O MEU LEMA E CONTINUARÁ A SER !!

 
TUDO ISSO QUE ACABAS-TE DE DIZER , SERÁ O REFLEXO DE ALGUMA DESILUSÃO RELATIVAMENTE AO MUNDO DO SAMBA EM PORTUGAL ?


Com certeza que sim ! é triste ver pessoas se enganando a elas próprias , se achando mestres da escrita e da composição só porque ganharam um concurso de samba , outros que só concorrem aonde sabem que vão ganhar e assim mantêm o estatuto de grande compositor , outros que se tornaram egocentristas por se gabarem de construir uma batida de tamborins em poucos minutos , outros que ao comandarem alas dentro da bateria , já se acham uns mestres , outros que mal borram os dedos de cola ou ajudam na confeção das fantasias , já se acham carnavalescos !


Pude confirmar isso quando há poucos anos atras , um dos maiores carnavalescos brasileiros. campeão por diversas vezes no carnaval de São Paulo ( RAUL DINIZ ), esteve ao serviço do Bota no Rego , e ninguem se deu ao luxo de querer aprender com ele. E ainda ouvir da boca de algumas pessoas que estavam lá a ajudar : ELE NÃO ENTENDE NADA DISTO !!!!


COMO DIZIA UM COMEDIANTE LÁ DO BRASIL…. Fico ABIJORNADO com tanta esperteza !!!


MAS QUE SE HÁ DE FAZER QUANDO GOSTAM DE SE ENGANAREM A ELES PRÓPRIOS ?


COM TUDO O QUE ACABAS-TE DE DIZER , PARECE-ME QUE NÃO VÊS COM BONS OLHOS O AMBIENTE NO SEIO DAS NOSSAS ESCOLAS DE SAMBA E EM PARTICULAR DOS NOSSOS SAMBISTAS ?
Vamos lá ver uma coisa !

Em todas as Escolas de Samba existe um lado bom e um lado mal !

Quando entrei para o samba em 1985 . foi com o intuito de me divertir , de criar amizades , de estar num ambiente de camaradagem e convívio salutar !

Mas tudo isso se altera quando começam as RIVALIDADES INTERNAS , AS INVEJAS E A SEDE DE PODER !

Quando se formam os GRUPINHOS dentro das Escolas de Samba , AS FAMILIAS INTEIRAS QUE LA ANDAM e querem impor os seus filhos ou esposas por acharem que são melhores que outros e etc.

Já vivi essa experiência quando era eu a escolher as pessoas para os cargos que iriam ocupar e nesse momento ficava tudo de trombas e um mau ambiente dentro da Escola.

Quando resolvi acabar com isso , contratei um bailarino e sambista de primeira para dar aulas as miúdas das alas e ser ele a fazer as escolhas e no final , eu era acusado na mesma pois diziam que eu é que continuava a decidir. ENFIM….. !!!

Tens o caso daquela que é pra mim a MELHOR PASSISTA DE PORTUGAL , a ANA ALVES ( Preta ) e que quando comandava uma ala de passistas do Bota no Rego , ensinava e as preparava para todos os eventos da Escola de Samba , a direção tentou se intrometer no trabalho que ela desenvolvia , bem como no trabalho que o seu marido CANANA desempenhava na direção e que com o tempo foi sendo afastado ! Mas ela soube se impor e não arranjaram mais problemas , felizmente coincide o "despedimento "do Canana da direção da escola com o rumar com a Ana Alves ( Preta ) para o Brasil !!!

Agora que estão na primeira linha do samba no Brasil , ela como PASSISTA OFICIAL E INTEGRANTE DO GRUPO DE SHOW DA UNIDOS DA TIJUCA e ele como DIRETOR DE HARMONIA da Escola , aqueles que tanto os criticaram , invejaram e tentaram afastar dos cargos que ocupavam , vejo agora essas pessoas A BAJULAREM COM A HIPOCRISIA DE SEMPRE !!! Além do mais , a maioria das pessoas que fazem parte do samba , para elas isto é apenas um DESFILE DE VAIDADES , DE SE MOSTRAREM NA AVENIDA , ONDE SE PREOCUPAM MAIS EM MANDAR BEIJINHOS E FAZEREM POSES PRA FOTOGRAFIA , DE ARROGÂNCIA , DE HIPOCRISÍAS, E DE FALSIDADES !!!

Ou porque vão numa ala que não gostam , ou porque acham feia a fantasia que levam vestidos e isso levam-nas a falar mal de tudo !

No ano seguinte , se já levam uma fantasia mais bonita , ou porque ocupam um lugar de destaque na escola , então já é tudo maravilha , já dizem que amam a escola e etc.

Como se diz no Brasil : QUEM QUER BRINCAR NO CARNAVAL , PINTA A BUNDA DE VERMELHO E PÕE UMA MELANCIA NO PESCOÇO !!!

 

PEGANDO NESSA QUESTÃO , EM QUE NÍVEL TU AVALIAS AS FANTASIAS DAS ESCOLAS DE SAMBA EM PORTUGAL ?
A meu ver , o nível ou a qualidade , varia de região para região !

No norte , acho que se prima pouco pela qualidade das fantasias , pois reparo nos desfiles das escolas do norte que algumas fazem alas iguais onde só mudam as cores das fantasias , alem de que não seguem a cronologia das fantasias como existe no brasil ou no sul , no caso , Sesimbra , Abrigada e em em tempos em Sacavém

No sul , existe uma maior preocupação com o luxo e a beleza das fantasias.

Falo isso quando fui o carnavalesco da Estrela Independente de Sacavém , onde a partir do 3º ano a escola teve uma evolução gigantesca na qualidade , na grandiosidade e no luxo das fantasias.

A mesma coisa notei quando comecei a desfilar no carnaval de Sesimbra , onde o Bota no Rego foi para mim , a Escola que mais evoluiu nessa questão , optando por materiais de qualidade , de luxo e beleza , nos acabamentos e nos pormenores das fantasias e que isso fazia toda a diferença.

Isso conferia as fantasias do Bota no Rego um visual difícil de se encontrar noutras escolas e que as vezes parecia até exagerado para um desfile de rua !

Mas isso foi fruto de um tempo em que a capacidade financeira das escolas era mais folgada e onde havia pessoas com capacidade e qualidade para desenvolver os enredos , como foi o caso do Raul Diniz , campeão de vários carnavais em São Paulo e da Marta , irmã do antigo presidente da escola , o Andrade.

Mas existe outros carnavalescos em Sesimbra que admiro pela sua capacidade e qualidade como é o caso do Paulo Macedo e do Diamantino , e que para mim , são 2 dos melhores carnavalescos que o Pais tem.

Como não conheço os carnavalescos do Norte , prefiro não falar . mas pelo que vejo dos vídeos e pelo que pude ver ao vivo , acho que os do Sul nesse aspecto , ganham ao Norte.
MAIS UMA EXPLENDIDA FANTASIA DOS SEUS TEMPOS DE CARNAVALESCO
 

E A NÍVEL DAS BATERIAS , QUAL A TUA OPINIÃO SOBRE AS MESMAS E QUAIS AS QUE ACHAS ESTAREM MAIS EVOLUÍDAS ?
Bom , nesse aspecto , eu não vou referir nomes , mas sim regiões !
Lembro-me quando ainda estávamos na Académica de Sacavém , a maioria dos sambista da Escola se gabavam de ser a melhor bateria do País , a bateria nota 10 e etc e tal.
Quando na primeira noite tropical da Abrigada em que uma das convidadas , a Charanguinha de Ovar subiu ao palco e começou a tocar … me senti envergonhado e acho que tu e mais alguns elementos tambem , por nos acharmos os melhores. Lembro-me até de ficar-mos sem vontade de ir para o palco.
Por essa razão e a meu ver , as baterias do Norte são bem melhores que as do Sul.
Não digo que sejam todas pois tambem existem algumas com um nível inferior . mas no geral , as do Norte são melhores .
Basta ver a quantidade de ensaios que elas realizam e que são em número muito maior que as do Sul !
No súl por norma só se ensaia aos domingos e pouco mais. No Norte chega uma altura em que os ensaios chegam a ser 3 ou 4 vezes por semana !
É natural que isso se reflete no resultado final.
Além de que a qualidade do ensaiador tambem produz os seus efeitos.
Vi muitas vezes ca no Sul , o ensaiador estar constantemente a alterar paradinhas e a preencher o samba com tantas paradinhas que isso se torna maçador e cansativo pra quem toca e chegar ao cúmulo de em vésperas do desfile de carnaval , o ensaiador alterar paradinhas na bateria !!!
E ainda há quem chame esses ensaiadores de ( MESTRE ) ??? RIDÍCULO !!!!

E COMO VÊS O ATUAL MOMENTO DO CARNAVAL EM PORTUGAL , RELATIVAMENTE ÀS ESCOLAS DE SAMBA E O QUE ACHAS NECESSÁRIO PARA MELHORAR O SAMBA NO NOSSO PAÍS E A ACTIVIDADE DAS MESMAS ?
Bom , vamos por partes !
Eu lembro-me de que quando ainda estava-mos na Académica de Sacavém e meu irmão , penso que já era o presidente da escola na altura , ele ter escrito uma carta para a Cãmara de Loures a pedir um subsídio para a escola.
A resposta que obtivemos foi : Samba não é cultura Portuguesa e se querem subsídios , que vão pedir ao Brasil !!!
E cá no Sul , Sacavém , Abrigada , Sesimbra e com certeza mais alguns lugares aqui pelo Sul , a mentalidade continua muito parecida !
Não é a toa que atualmente e praticamente já só existe carnaval em Sesimbra !!!
Mas pelo que vejo de há uns anos pra ca , qualquer dia já nem Sesimbra terá carnaval !
Mas isso também isso é culpa das Escolas de Samba de Sesimbra , pois não existe UNIÃO entre elas !
Não traçam um objetivo e quando vão para as reuniões da camara , vao todos desunidos e cada um a puxar a brasa a sua sardinha e isso é o que a camara quer pois assim põe e dispõe.
Quando vejo a reação dos comerciantes de Sesimbra da zona da marginal da praia , invadirem a camara municipal de Sesimbra em protesto por terem alterado o local de desfile para a rua principal da vila e que isso os fará perder dinheiro e a camara ceder e voltar ao antigo local e logo a seguir serem os comerciantes da avenida a protestarem na camara por se acharem prejudicados… e a camara para agradar a Deus a ao Diabo , estipular que o desfile de domingo seria na avenida e o desfile de terça seria na marginal…. TÁ TUDO DITO !!!

Quando vejo a camara municipal reduzir em mais de 50 % o cachê para as escolas poderem custear as suas fantasias e etc….
Quando vejo a camara municipal retirar as arquibancadas na avenida o que conferia um encaixe financeiro e uma maior qualidade para o desfile e para quem assiste o desfile….
Quando vejo a camara municipal dificultar cada vez mais a vida aos visitantes que veem a Sesimbra no carnaval e durante o resto do ano , cobrando absurdos nos parquímetros e um cada vez menos lugares para se estacionar ….
Quando vim a saber , e que a ser verdade será mais uma machadada nas Escolas de Sesimbra, de que a camara municipal iría acabar com os subsídios para pagamento do aluguel das sedes das Escolas de Samba …..
Quando vejo a camara municipal cortar nos subsídios para organização do carnaval de verão , evento que atrai imenso turismo na região e serem as Escolas de Samba a terem que custear esse evento e nem a Associação de Comerciantes ser capaz de contribuir com alguma coisa e ainda por cima lucrarem e muito com isso…..

ENTÃO NA TUA PERSPECTIVA , O QUE SE PODERÁ ESPERAR NO FUTURO PARA AS ESCOLAS DE SAMBA E PARA O CARNAVAL DE SESIMBRA???
Somente uma menor qualidade do seu carnaval , um cada vez menor numero de visitantes na vila , nesse e noutros períodos do ano , e uma maior dificuldade para o comércio local e sua sobrevivência pois o carnaval era e sempre será uma ajuda para a economia local de Sesimbra se manter viva.
TUDO ISSO IRÁ TRAZER UM RESULTADO CATRASTÓFICO PARA O CARNAVAL DE SESIMBRA !!!
LAMENTO TUDO ISSO POIS SESIMBRA TEM UM POTENCIAL TÃO GRANDE E NÃO O SABEM APROVEITAR !!!
É COMO DIZ O VELHO DITADO : DEUS SÓ DÁ NOZES A QUEM NÃO TEM DENTES !!!!
E enquanto não houver uma união de facto entre todas as Escolas de Samba em Sesimbra, nada irá mudar e só irá piorar.
Muitas vezes falei com presidentes e direções das Escolas de Samba para se unirem e exigirem da camara municipal uma maior ajuda , e se não houvesse essa ajuda então que fizessem uma greve e não desfilassem no carnaval , pois de certesa que iría dar uma revolução da população e do comercio local pois todos teriam a perder e os políticos tambem !
Mas quando ouço um diretor de uma Escola de Samba me dizer …. ( A MALTA QUER É DESFILAR E MAIS NADA ) então não há nada a fazer pois só estão a cavar a própria sepultura !!
E é nisso que admiro no Norte pois lá existe uma maior UNIÃO entre as escolas e uma VISÃO MAIS APURADA !!!
Por isso é que se vê a diferença de investimento das camaras do Norte relativamente as do Sul, como é o caso de Estarreja , Ovar e Mealhada !!!
Lá se vê o samba , o carnaval e as Escolas de Samba , como INVESTIMENTO E UMA MAIS VALÍA para o desenvolvimento local e turístico das regiões !!!
Aqui , as camaras municipais veem tudo isso como uma DESPESA E UM DESPERDÍCIO DE DINHEIRO !!!

NO FUNDO É UMA QUESTÃO DE UNS TEREM UMA VISÃO ALARGADA E OUTROS USAREM PALA NOS OLHOS COMO OS BURROS !!!
COM TUDO O QUE ACABASTE DE DIZER , DENOTO UM CERTO DESENCANTO COM O SAMBA. DESSES TEUS 25 ANOS DE SAMBA EM PORTUGAL QUE BALANÇO GERAL FAZES ?
Vivi momentos felizes e momentos tristes !!!
O mais feliz , foi o meu filho ter nascido no dia do aniversário da Escola de Samba Estrela Independente de Sacavém da qual fazia-mos parte na altura , bem como da imensa alegria e orgulho de ter tido o meu filho a desfilar comigo pela primeira vez e que aconteceu na bateria do Bota no Rego . Dos convívio com amigos sinceros que fiz e ainda hoje perduram como é o caso da Abrigada e que sempre que tenho a oportunidade de ir lá , sinto uma nostalgia gostosa dos velhos tempos e também dos bons momentos de convívio e camaradagem no Bota no Rego e na Vila Zimba. E outros momentos felizes que nem vale apena estar aqui a dizer pois foram muitos !
Dos momentos tristes que vivi , foi ver partir os meus amigos falecidos na Abrigada : Xexé , hipólito e a minha querida baiana , Dº Rosa !!!
E ver a TRISTE realidade do que ainda hoje vejo na maioria das Escolas de Samba em Portugal , ou seja:
Um universo de vaidades para muitos , de fingimentos , de sinísmos , de hipocrisias , de falsidades e de intriguices para outros !!!
Aliás , te digo mais ….
Se as Escolas de Samba em Portugal , tivesse a dimensão e a importância que tem no brasil , tenho plena certeza que se matavam uns aos outros !!!!

PARA TERMINAR FRANK , TE PERGUNTO : AINDA PENSAS EM VOLTAR A COLABORAR COM O SAMBA EM PORTUGAL EM ALGUMA DAS ÁREAS : RITIMISTA – CARNAVALESCO OU COMPOSITOR ?
 
 
Nunca digas nunca , não é ? mas para já , não me vejo voltar a essa vida , até porque a minha vida profissional absorve quase todo o meu tempo e por tudo o que já vivi no samba , o tesão já não é o mesmo . tou mais na fase de turista do samba e do carnaval !
Como carnavalesco , tenho plena certeza que não pois já me reformei há muito !
Como compositor , quem sabe um dia . mas pra isso acontecer , terá que ser algo feito com seriedade , com regras básicas e com pessoas competentes no júri !
Como ritimista , quem sabe um dia eu tenha a possibilidade de viver uma experiência no carnaval do norte !

FOTO- ULTIMA ACTUAÇÃO ( pela bateria do Gres Bota no Rego na ala de tamborins) NO CARNAVAL EM PORTUGAL.


FRANK , OBRIGADO POR ESTA PEQUENA CONVERSA SOBRE O SAMBA , A TUA EXPERIÊNCIA E VIVÊNCIA !
O prazer foi meu Guerreiro e eu é que te agradeço por essa viagem no tempo onde vivi momentos felizes e alguns tristes , onde fiz muitos amigos e com certeza , alguns inimigos !!!
Mas como se costuma dizer : PRA FAZERES INIMIGOS , BASTA DIZER AS VERDADES QUE MUITOS NÃO GOSTAM DE OUVIR POR FALTA DE HUMILDADE E POR SEREM NARCISISTAS !!!