Nome
e idade?
Nuno Bastos! 30
anos.
Como
foi o teu inicio nestas andanças pelo samba?
Posso dizer que o
meu inicio nas andanças do samba deu-se com a entrada do meu Pai para a Vai Quem
Quer em 1988, pois desde essa altura comecei a frequentar os ensaios e a crescer a
vontade de batucar. No entanto,
apenas ingressei oficialmente em 1993 na escola, fazendo o meu primeiro desfile
de carnaval em
1994.
Qual
o teu trajecto como sambista?
De 1993 a 1997
fui
ritmista da bateria, tocando caixa (malacacheta). Em 1998 passei a desfilar como
interprete e cavaquinista da Escola, acumulando apartir de 2000 igualmente a
função de ensaiador e Diretor de Bateria.
Quais
as maiores dificuldades sentidas pela tua escola de samba ou/e em geral
pelas escolas de Estarreja?
As dificuldades
podem variar consoante os momentos e necessidades. Creio que o mais difícil é
manter a afluência e a atividade de grande parte
dos desfilantes e sócios das colectividades, pois muitos ainda apenas no período
de Carnaval se interessam pelo samba e pelas Escolas de Samba, e no restante
período não são tao activos, dificultando de certa forma a obtenção de receitas extra
para o desenvolvimento e crescimento das
mesmas.
Que
alterações e melhorias desejavas que acontecessem
no Carnaval de Estarreja?
Resumidamente, acho
que tanto as Escolas de samba como os restantes grupos de Carnaval (apeados e
passerelle) do Carnaval de Estarreja têm registado uma melhoria significativa,
apresentando um nível qualitativo geral muito bom, e trabalhando quase de uma
forma semi-profissional, onde se denota um grau de exigência elevado por parte
de todos os seus componentes. As melhorias, na minha opinião creio que se
prenderiam mais ao nível da estrutura do carnaval, tal como a
criação de uma “passerelle-sambódromo”, com condições
para os desfilantes e para os espectadores, que assim poderiam desfrutar
dignamente do espetáculo que lhes é proporcionado. Uma das melhorias que
defendia até a uns tempos atrás era a “profissionalização” da Associação de
Carnaval, mas que eventualmente nos dias de hoje talvez não se justifique. Mas
esse é ponto que na minha opinião deve ser melhorado, mas digo isto sem queres
desrespeitar os atuais dirigentes.
Como
ves o actual momento do Carnaval de Estarreja relativamente as escolas de samba
?
Creio que o
Carnaval de Estarreja
deve muito à evolução das
Escolas de Samba, pois o
crescimento das mesmas atingiu, na globalidade, níveis elevados,
fruto da dedicação e empenho dos componentes das mesmas. Essa qualidade tem sido
reconhecida, tanto pelos espectadores como pelos próprios desfilantes, assim
como por elementos de outros
carnavais. Creio que, ao
nível das escolas de samba, atualmente será o carnaval mais rico, mais excitante
e equilibrado do País. São 5 Escolas que de ano para ano crescem, apresentam
excelentes desfiles e entram na disputa pela vitória.
Realativamente
ao concurso em Estarreja no Carnaval que opinião tens sobre os criterios de
avaliação, dos jurados e votação
e justificativas dos mesmos?
Este é um assunto
sempre difícil de abordar e que gera sempre controvérsia. Quanto aos critérios
considero ajustados. Quanto aos jurados, a questão ainda piora, pois é difícil
encontrar pessoas capazes e com conhecimentos justificados para tais avaliações,
e isso pode-se comprovar pelas tais justificações que muitos dos jurados dão
aquando das suas atribuições de notas. Sobre esta situação tenho a minha opinião
e a minha sugestão, que em local próprio quando tal me for permitido irei
expor.
Como
tens visto a evolução das escolas de samba em Portugal?
Como amante do
samba, primeiro registo o crescimento de Escolas de Samba, sinal de expansão
dessa arte que amamos. De resto, é notório o crescimento e evolução de muitas
das escolas de samba em Portugal, apresentando excelentes enredos, desfiles e
espetáculos de Palco em eventos
por todo o País. É importante que outras, que estando no seu início se inspirem
nos bons exemplos existentes e se estruturem como tal, assim como outras que se
apelidam como tal, sigam os critérios e “regras” das nossas co-irmãs do Brasil.
Para
ti quais as escolas que mais tem evoluído em Portugal no geral de todos os
quesitos?
Num nível acima,
coloco Vai Quem Quer, Trepa de Estarreja, Sócios da Mangueira e Bota no Rego, no
que diz respeito a evolução, e por serem as que mais se têm destacado. Não posso
esquecer igualmente a evolução das Escolas de Samba Novo Imperio e Unidos de
Matogrosso, por em poucos anos terem atingido níveis elevados de qualidade.
Outras surgirão e aparecerão nestes níveis, e o samba só tem a ganhar com
isso.
A
nivel de bateria quais as que mais tem
evoluido na tua opinião?
Destaco Sócios
da
Mangueira, Trepa de Estarreja, Costa de
Prata
e Juventude Vareira.
A
nível nacional que mudanças ou evoluções gostarias de ver acontecer para
melhorar o nível das escolas de samba e dos seus desfiles ?
A esse nível, creio
que os organizadores têm que ver e pensar
o
desfile como um espetáculo, e proporciona-lo da melhor forma ao espetador. Aí
acho que todos devemos tentar seguir o exemplo do Carnaval de Ovar, que “criou”
um sambodromo, com bancadas que
dão um maior conforto e visibilidade aos espectadores, permitindo-lhes desfrutar
daquilo que as escolas de samba proporcionam, e que em muitos carnavais passam
despercebidos, devido as dificuldades de visibilidade dos corsos de carnaval
pelo País fora.
Concordas
com os moldes em que é realizado é disputado (quesitos e jurados que estão a
concurso) o TROFÉU Nacional em Estarreja?
Este é outro
assunto sensível… Primeiro quero referir uma situação para esclarecer algumas
pessoas que me interpelam com comentários que são desnecessários. Muitos dizem
que ganha sempre uma Escola de Samba de Estarreja, por ser a da casa, e que ta
tudo feito, enfim… Há que perceber que os jurados são indicados pelas escolas
participantes, portanto sem hipóteses de “usar influências” pela escola
anfitriã. É dada a
possibilidade das Escolas participantes escolherem uma pessoa avalizada para o
efeito, esperando que a mesma, no exercício das suas funções, faça uma avaliação
justa e correta. A escolha de
jurados contratados
pela Organização irá levantar
sempre a questão da competência dos mesmos para avaliarem. Aqui o que interessa
reter é que as Escolas de samba evoluíram para patamares que as estruturas
adjacentes não souberam acompanhar. Quanto aos quesitos, tratando-se de escolas
de samba, estes devem ser os mesmos que os utilizados no Brasil, pois se eles já
levam dezenas de anos de experiencia a este nível, e são os
criadores de tudo isto, só temos que os seguir igualmente a esse nível, e não
complicar.
Como
analisas as rivalidades existentes entre as escolas de samba em Portugal? E como
gostaria que fosse a ideal convivencia entre elas ?
Eu defendo um
princípio que é o Respeito, e é isso que deve imperar sempre em tudo. Vejo muita
gente preocupada em dizer que é melhor que o outro, em menosprezar o trabalho do
outro,
enfim.
Creio que tem havido uma maior aproximação das escolas em termos gerais, e esse
respeito entre todos tem aumentado. E esse é o caminho a ser seguido. Entendo
que o samba foi uma paixão que todos abraçamos, e que paralelamente ao
ambicionarmos a nossa evolução nessa arte, a mesma deva ser obtida sem pisar o
próximo, dar a mão a quem tem mais dificuldades, ao mesmo tempo que se ouve o
mais experiente. Estamos em constante crescimento diário, seja com quem
for.
Como
tem sido essa experiencia de compores os sambas de enredo para o Fura Samba da
Ilha da Madeira ?
Tem sido uma
experiência muito positiva claro. Devido ao que me era solicitado, tive que
mudar a minha forma de compor e estruturar os sambas. Confesso que essa
necessidade de alteração de estrutura me preocupou um pouco, pois não saberia se
o resultado iria ao encontro do que o Presidente Nicolau imaginaria. Felizmente,
que pelas suas palavras, tem superado as expectativas, e que tem acontecido o
mais importante, que é a satisfação dos componentes do Furasamba, assim como o
reconhecimento dos dirigentes do Carnaval da Madeira.
Já
que estamos falando de sambas de enredo como tens visto o nivel de sambas de
enredo e até de compositores das escolas de samba em Portugal nestes ultimos
anos ?
É com agrado que
registo que o nível de composições tem melhorado, assim como tem crescido o
número de compositores de sambas, muitos deles ainda jovens. Exemplos são o meu
irmão André Bastos e Renato Guimarães do Trepa de Estarreja, que conseguiram
obras de elevada qualidade, com resultado igualmente em desfile, e estreando nesta
arte. Contudo, neste
campo, não devem ser esquecidas nunca referências como Ricardo Mira, Alexandre
Camões e Xando Lopes, impulsionadores da composição de samba em Portugal, e da
mesma com qualidade. Quero destacar
igualmente a qualidade das gravações de sambas de 2012 de Trepa de Estarreja,
Sócios da Mangueira e Unidos Matogrosso.
Tem
algum (ou alguns) samba(s) nacional(is) ( originais ) que queiras destacar
?
Pode não parecer correto, mas na verdade, destaco 2 sambas nacionais que até aos dias de hoje ficaram na minha memória, que são o do Carnaval de 2009 e de 2011 da Vai quem quer, compostos por mim, e cujo resultado me encheu de orgulho.
Pode não parecer correto, mas na verdade, destaco 2 sambas nacionais que até aos dias de hoje ficaram na minha memória, que são o do Carnaval de 2009 e de 2011 da Vai quem quer, compostos por mim, e cujo resultado me encheu de orgulho.
E
do Rio e São Paulo quais os que mais te agradaram até hoje ?
É me difícil
destacar, pois entendo que
foram muitas as obras que me agradaram nas diversas épocas pelas quais já passei
e que já ouvi, desde que estou no Mundo do Samba. Mas vou mencionar uma… O Dono
da Terra, Unidos da Tijuca 1999.
Fala-nos
do projecto para o Carnaval 2013 que tens juntamente com esse enorme sinonimo de
Carnaval, o talentoso e consagrado Carnavalesco - Raul Diniz - para o Fura Samba
?
Bem, foi um desafio
que me foi lançado pelo Nicolau, que passa por preparar o Carnaval de 2013 do
Fura Samba da Madeira. Tendo em conta o que será necessário desenvolver, a
primeira necessidade foi contratar um
carnavalesco. Felizmente, sou amigo de
alguns carnavalescos, e todos de enorme qualidade,
mas devido a alguns
fatores que tive que ter em conta, a escolha recaiu em Raul Diniz. Pela amizade
criada e admiração nascida aquando da sua passagem pela Vai Quem Quer, e perante
o desafio, o Raul aceitou ser o Carnavalesco. Eu terei as funções de Diretor de
Carnaval, tratando de conceber, estruturar e preparar a escola da melhor forma
possível para o desfile e
futuro, juntando algumas
surpresas e novidades, aproximando-a o máximo possível das Escolas de Samba
brasileiras a nível estrutural e qualitativo, libertando o Raul apenas para que
se concentre no processo criativo e execução, onde é um
Mestre.
Paralelamente
as tuas funções na Vai Quem Quer tens vindo a desenvolver uma carreira a solo no
mundo do samba em Portugal . Como tem corrido ?
Sim, após muitos
anos no grupo de pagode 7e1, decidi abraçar uma carreira a solo, e o balanço
considero positivo. Os espetáculos que tenho realizado tem se baseado mais na
qualidade do que na quantidade. Felizmente nos últimos anos tenho conhecido
pessoas e músicos fantásticos, com quem tenho partilhado o
palco, com quem tenho aprendido imenso, e isso tem
me permitido um crescimento e amadurecimento como cantor e artista. Tenho atuado
preferencialmente a norte do País, regularmente, mas em breve pretendo chegar
aos outros pontos do País. Algo que me deixa imensamente satisfeito é ouvir
desse conjunto de músicos e amigos: “Nuno, podes contar comigo sempre que
precisares!”. Há coisas que não se pagam…
E
sobre o tão aguardado CD como estão a decorrer as gravações e se já tens alguma
data prevista de finalização ?
Esse é outro
desafio, mas que está demorado, embora possa adiantar que não falta muito para
apresentar os 3 primeiros temas do CD. Devido a exigência pretendida, as
gravações já foram reiniciadas por 2 vezes, onde tudo foi regravado, mas agora
creio
que está a ir no
caminho pretendido. Outro fator que tem adiado também é o aumento de gravações
nos Estúdios Rewind, pelo que tem sido complicado conciliar os dias e horas de
gravação, assim como conjugar com a agenda e disponibilidade dos músicos que
darão o seu contributo no CD. Os 3 temas
encontram-se numa fase final de gravação, daí dizer que não falta muito a serem
divulgados. Neste projeto, não posso deixar de mencionar a importância e
dedicação de 2 pessoas: Bruno Violas, Produtor Musical e Vander Jeronymo,
Diretor Musical e parceiro de composição.
É
um CD só de originais ou vai outras musicas de outros compositores ?
Embora tenha sido
discutido, e me tenham sido
mostradas outras músicas que poderia eventualmente gravar, assim como músicas de
amigos compositores, a aposta para este primeiro trabalho será ter temas todos
eles originais, e compostos por mim, em parceria com Vander Jeronymo. No futuro,
logo se verá.
No samba, passei
possivelmente os momentos mais felizes da minha vida. Sou feliz ensaiando, sou
feliz desfilando e cantando pela minha Escola. Sinto-me realizado quando subo a
um palco, por mais pequeno que seja. Isso me deixa feliz. Os menos
felizes esqueço
facilmente, pois trata-se de situações
momentâneas, como um desfile que não me correu tão bem, ou uma vitória que não
foi alcançada. Estou no samba
porque me dá felicidade, e assim me manterei enquanto me sentir
feliz.
Gostarias
de deixar algumas palavras para os sambistas portugueses em geral ou até para
Estarreja em particular ?
Em geral, gostaria
de deixar umas palavras de incentivo a todos os sambistas, para que cultivem
essa paixão que têm pelo samba. Semeiem o gosto pelo samba. O crescimento do
samba em Portugal não se atinge só olhando para o nosso umbigo e na busca apenas
do nosso desenvolvimento. O crescimento está igualmente em escutar o outro
sambista, absorver os seus conhecimentos, assim como lhe transmitir o nosso
conhecimento obtido. O segredo está na partilha, no respeito pelo próximo. Só
assim cresceremos.
Obrigado
pela sua colaboração . Muitas felicidades para ti e para a VQQ. Obrigado também
por ter a tua sincera e fiel amizade de muitos anos.
Obrigado eu
Guerreiro, e que continues a dar o teu contributo pelo samba em Portugal por
muitos e longos anos, pois o segredo do crescimento do samba também está na
divulgação que fazes.