ENTREVISTA COM NUNO BASTOS

ENTREVISTA MAIS QUE ACTUALIZADA E OPORTUNA COM UM DOS MAIORES EXPOENTES DO SAMBA EM PORTUGAL- NUNO BASTOS-

Nome e idade?
Nuno Bastos! 30 anos.


Como foi o teu inicio nestas andanças pelo samba?
Posso dizer que o meu inicio nas andanças do samba deu-se com a entrada do meu Pai para a Vai Quem Quer em 1988, pois desde essa altura comecei a frequentar os ensaios e a crescer a vontade de batucar. No entanto, apenas ingressei oficialmente em 1993 na escola, fazendo o meu primeiro desfile de carnaval em 1994.


Qual o teu trajecto como sambista?
De 1993 a 1997 fui ritmista da bateria, tocando caixa (malacacheta). Em 1998 passei a desfilar como interprete e cavaquinista da Escola, acumulando apartir de 2000 igualmente a função de ensaiador e Diretor de Bateria.

Quais as maiores dificuldades sentidas pela tua escola de samba ou/e em geral pelas escolas de Estarreja?
As dificuldades podem variar consoante os momentos e necessidades. Creio que o mais difícil é manter a afluência e a atividade de grande parte dos desfilantes e sócios das colectividades, pois muitos ainda apenas no período de Carnaval se interessam pelo samba e pelas Escolas de Samba, e no restante período não são tao activos, dificultando de certa forma a obtenção de receitas extra para o desenvolvimento e crescimento das mesmas.


Que alterações e melhorias desejavas que acontecessem no Carnaval de Estarreja?
Resumidamente, acho que tanto as Escolas de samba como os restantes grupos de Carnaval (apeados e passerelle) do Carnaval de Estarreja têm registado uma melhoria significativa, apresentando um nível qualitativo geral muito bom, e trabalhando quase de uma forma semi-profissional, onde se denota um grau de exigência elevado por parte de todos os seus componentes. As melhorias, na minha opinião creio que se prenderiam mais ao nível da estrutura do carnaval, tal como a criação de uma “passerelle-sambódromo”, com condições para os desfilantes e para os espectadores, que assim poderiam desfrutar dignamente do espetáculo que lhes é proporcionado. Uma das melhorias que defendia até a uns tempos atrás era a “profissionalização” da Associação de Carnaval, mas que eventualmente nos dias de hoje talvez não se justifique. Mas esse é ponto que na minha opinião deve ser melhorado, mas digo isto sem queres desrespeitar os atuais dirigentes.

Como ves o actual momento do Carnaval de Estarreja relativamente as escolas de samba ?
Creio que o Carnaval de Estarreja deve muito à evolução das Escolas de Samba, pois o crescimento das mesmas atingiu, na globalidade, níveis elevados, fruto da dedicação e empenho dos componentes das mesmas. Essa qualidade tem sido reconhecida, tanto pelos espectadores como pelos próprios desfilantes, assim como por elementos de outros carnavais. Creio que, ao nível das escolas de samba, atualmente será o carnaval mais rico, mais excitante e equilibrado do País. São 5 Escolas que de ano para ano crescem, apresentam excelentes desfiles e entram na disputa pela vitória.


Realativamente ao concurso em Estarreja no Carnaval que opinião tens sobre os criterios de avaliação, dos jurados e votação e justificativas dos mesmos?
Este é um assunto sempre difícil de abordar e que gera sempre controvérsia. Quanto aos critérios considero ajustados. Quanto aos jurados, a questão ainda piora, pois é difícil encontrar pessoas capazes e com conhecimentos justificados para tais avaliações, e isso pode-se comprovar pelas tais justificações que muitos dos jurados dão aquando das suas atribuições de notas. Sobre esta situação tenho a minha opinião e a minha sugestão, que em local próprio quando tal me for permitido irei expor.

Como tens visto a evolução das escolas de samba em Portugal?
Como amante do samba, primeiro registo o crescimento de Escolas de Samba, sinal de expansão dessa arte que amamos. De resto, é notório o crescimento e evolução de muitas das escolas de samba em Portugal, apresentando excelentes enredos, desfiles e espetáculos de Palco em eventos por todo o País. É importante que outras, que estando no seu início se inspirem nos bons exemplos existentes e se estruturem como tal, assim como outras que se apelidam como tal, sigam os critérios e “regras” das nossas co-irmãs do Brasil.
 
Para ti quais as escolas que mais tem evoluído em Portugal no geral de todos os quesitos?
Num nível acima, coloco Vai Quem Quer, Trepa de Estarreja, Sócios da Mangueira e Bota no Rego, no que diz respeito a evolução, e por serem as que mais se têm destacado. Não posso esquecer igualmente a evolução das Escolas de Samba Novo Imperio e Unidos de Matogrosso, por em poucos anos terem atingido níveis elevados de qualidade. Outras surgirão e aparecerão nestes níveis, e o samba só tem a ganhar com isso.

A nivel de bateria quais as que mais tem evoluido na tua opinião?
Destaco Sócios da Mangueira, Trepa de Estarreja, Costa de Prata e Juventude Vareira.


A nível nacional que mudanças ou evoluções gostarias de ver acontecer para melhorar o nível das escolas de samba e dos seus desfiles ?
A esse nível, creio que os organizadores têm que ver e pensar o desfile como um espetáculo, e proporciona-lo da melhor forma ao espetador. Aí acho que todos devemos tentar seguir o exemplo do Carnaval de Ovar, que “criou” um sambodromo, com bancadas que dão um maior conforto e visibilidade aos espectadores, permitindo-lhes desfrutar daquilo que as escolas de samba proporcionam, e que em muitos carnavais passam despercebidos, devido as dificuldades de visibilidade dos corsos de carnaval pelo País fora.  

Concordas com os moldes em que é realizado é disputado (quesitos e jurados que estão a concurso) o TROFÉU Nacional em Estarreja?
Este é outro assunto sensível… Primeiro quero referir uma situação para esclarecer algumas pessoas que me interpelam com comentários que são desnecessários. Muitos dizem que ganha sempre uma Escola de Samba de Estarreja, por ser a da casa, e que ta tudo feito, enfim… Há que perceber que os jurados são indicados pelas escolas participantes, portanto sem hipóteses de “usar influências” pela escola anfitriã. É dada a possibilidade das Escolas participantes escolherem uma pessoa avalizada para o efeito, esperando que a mesma, no exercício das suas funções, faça uma avaliação justa e correta. A escolha de jurados contratados pela Organização irá levantar sempre a questão da competência dos mesmos para avaliarem. Aqui o que interessa reter é que as Escolas de samba evoluíram para patamares que as estruturas adjacentes não souberam acompanhar. Quanto aos quesitos, tratando-se de escolas de samba, estes devem ser os mesmos que os utilizados no Brasil, pois se eles já levam dezenas de anos de experiencia a este nível, e são os criadores de tudo isto, só temos que os seguir igualmente a esse nível, e não complicar.
Como analisas as rivalidades existentes entre as escolas de samba em Portugal? E como gostaria que fosse a ideal convivencia entre elas ?
Eu defendo um princípio que é o Respeito, e é isso que deve imperar sempre em tudo. Vejo muita gente preocupada em dizer que é melhor que o outro, em menosprezar o trabalho do outro, enfim. Creio que tem havido uma maior aproximação das escolas em termos gerais, e esse respeito entre todos tem aumentado. E esse é o caminho a ser seguido. Entendo que o samba foi uma paixão que todos abraçamos, e que paralelamente ao ambicionarmos a nossa evolução nessa arte, a mesma deva ser obtida sem pisar o próximo, dar a mão a quem tem mais dificuldades, ao mesmo tempo que se ouve o mais experiente. Estamos em constante crescimento diário, seja com quem for.

Como tem sido essa experiencia de compores os sambas de enredo para o Fura Samba da Ilha da Madeira ?
Tem sido uma experiência muito positiva claro. Devido ao que me era solicitado, tive que mudar a minha forma de compor e estruturar os sambas. Confesso que essa necessidade de alteração de estrutura me preocupou um pouco, pois não saberia se o resultado iria ao encontro do que o Presidente Nicolau imaginaria. Felizmente, que pelas suas palavras, tem superado as expectativas, e que tem acontecido o mais importante, que é a satisfação dos componentes do Furasamba, assim como o reconhecimento dos dirigentes do Carnaval da Madeira.


Já que estamos falando de sambas de enredo como tens visto o nivel de sambas de enredo e até de compositores das escolas de samba em Portugal nestes ultimos anos ?
É com agrado que registo que o nível de composições tem melhorado, assim como tem crescido o número de compositores de sambas, muitos deles ainda jovens. Exemplos são o meu irmão André Bastos e Renato Guimarães do Trepa de Estarreja, que conseguiram obras de elevada qualidade, com resultado igualmente em desfile, e estreando nesta arte. Contudo, neste campo, não devem ser esquecidas nunca referências como Ricardo Mira, Alexandre Camões e Xando Lopes, impulsionadores da composição de samba em Portugal, e da mesma com qualidade. Quero destacar igualmente a qualidade das gravações de sambas de 2012 de Trepa de Estarreja, Sócios da Mangueira e Unidos Matogrosso.

Tem algum (ou alguns) samba(s) nacional(is) ( originais ) que queiras destacar ?
Pode não parecer correto, mas na verdade, destaco 2 sambas nacionais que até aos dias de hoje ficaram na minha memória, que são o do Carnaval de 2009 e de 2011 da Vai quem quer, compostos por mim, e cujo resultado me encheu de orgulho.


E do Rio e São Paulo quais os que mais te agradaram até hoje ?
É me difícil destacar, pois entendo que foram muitas as obras que me agradaram nas diversas épocas pelas quais já passei e que já ouvi, desde que estou no Mundo do Samba. Mas vou mencionar uma… O Dono da Terra, Unidos da Tijuca 1999.

Fala-nos do projecto para o Carnaval 2013 que tens juntamente com esse enorme sinonimo de Carnaval, o talentoso e consagrado Carnavalesco - Raul Diniz - para o Fura Samba ?
Bem, foi um desafio que me foi lançado pelo Nicolau, que passa por preparar o Carnaval de 2013 do Fura Samba da Madeira. Tendo em conta o que será necessário desenvolver, a primeira necessidade foi contratar um carnavalesco. Felizmente, sou amigo de alguns carnavalescos, e todos de enorme qualidade, mas devido a alguns fatores que tive que ter em conta, a escolha recaiu em Raul Diniz. Pela amizade criada e admiração nascida aquando da sua passagem pela Vai Quem Quer, e perante o desafio, o Raul aceitou ser o Carnavalesco. Eu terei as funções de Diretor de Carnaval, tratando de conceber, estruturar e preparar a escola da melhor forma possível para o desfile e futuro, juntando algumas surpresas e novidades, aproximando-a o máximo possível das Escolas de Samba brasileiras a nível estrutural e qualitativo, libertando o Raul apenas para que se concentre no processo criativo e execução, onde é um Mestre.

Paralelamente as tuas funções na Vai Quem Quer tens vindo a desenvolver uma carreira a solo no mundo do samba em Portugal . Como tem corrido ?
Sim, após muitos anos no grupo de pagode 7e1, decidi abraçar uma carreira a solo, e o balanço considero positivo. Os espetáculos que tenho realizado tem se baseado mais na qualidade do que na quantidade. Felizmente nos últimos anos tenho conhecido pessoas e músicos fantásticos, com quem tenho partilhado o palco, com quem tenho aprendido imenso, e isso tem me permitido um crescimento e amadurecimento como cantor e artista. Tenho atuado preferencialmente a norte do País, regularmente, mas em breve pretendo chegar aos outros pontos do País. Algo que me deixa imensamente satisfeito é ouvir desse conjunto de músicos e amigos: “Nuno, podes contar comigo sempre que precisares!”. Há coisas que não se pagam…

E sobre o tão aguardado CD como estão a decorrer as gravações e se já tens alguma data prevista de finalização ?
Esse é outro desafio, mas que está demorado, embora possa adiantar que não falta muito para apresentar os 3 primeiros temas do CD. Devido a exigência pretendida, as gravações já foram reiniciadas por 2 vezes, onde tudo foi regravado, mas agora creio que está a ir no caminho pretendido. Outro fator que tem adiado também é o aumento de gravações nos Estúdios Rewind, pelo que tem sido complicado conciliar os dias e horas de gravação, assim como conjugar com a agenda e disponibilidade dos músicos que darão o seu contributo no CD. Os 3 temas encontram-se numa fase final de gravação, daí dizer que não falta muito a serem divulgados. Neste projeto, não posso deixar de mencionar a importância e dedicação de 2 pessoas: Bruno Violas, Produtor Musical e Vander Jeronymo, Diretor Musical e parceiro de composição.



É um CD só de originais ou vai outras musicas de outros compositores ?
Embora tenha sido discutido, e me tenham sido mostradas outras músicas que poderia eventualmente gravar, assim como músicas de amigos compositores, a aposta para este primeiro trabalho será ter temas todos eles originais, e compostos por mim, em parceria com Vander Jeronymo. No futuro, logo se verá.

Quais os teus momentos mais felizes no samba ? E os menos felizes?
No samba, passei possivelmente os momentos mais felizes da minha vida. Sou feliz ensaiando, sou feliz desfilando e cantando pela minha Escola. Sinto-me realizado quando subo a um palco, por mais pequeno que seja. Isso me deixa feliz. Os menos felizes esqueço facilmente, pois trata-se de situações momentâneas, como um desfile que não me correu tão bem, ou uma vitória que não foi alcançada. Estou no samba porque me dá felicidade, e assim me manterei enquanto me sentir feliz.


Gostarias de deixar algumas palavras para os sambistas portugueses em geral ou até para Estarreja em particular ?
Em geral, gostaria de deixar umas palavras de incentivo a todos os sambistas, para que cultivem essa paixão que têm pelo samba. Semeiem o gosto pelo samba. O crescimento do samba em Portugal não se atinge só olhando para o nosso umbigo e na busca apenas do nosso desenvolvimento. O crescimento está igualmente em escutar o outro sambista, absorver os seus conhecimentos, assim como lhe transmitir o nosso conhecimento obtido. O segredo está na partilha, no respeito pelo próximo. Só assim cresceremos.

Obrigado pela sua colaboração . Muitas felicidades para ti e para a VQQ. Obrigado também por ter a tua sincera e fiel amizade de muitos anos.
Obrigado eu Guerreiro, e que continues a dar o teu contributo pelo samba em Portugal por muitos e longos anos, pois o segredo do crescimento do samba também está na divulgação que fazes.