ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA REAL IMPERATRIZ


ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DA REAL IMPERATRIZ- MEALHADA- ARMANDO OLIVEIRA



Começo por agradecer a disponibilidade para esta pequena entrevista (conversa de samba ).
Antes de mais eu é que agradeço a sua disponibilidade para me entrevistar e mais uma vez os meus parabéns pelo seu excelente blog.

-Nome e idade ?
Armando Oliveira, 39 anos

- Como foi o seu inicio nestas andanças pelo samba ?
Corria o verão de 1991 e num acampamento de escuteiros na margem do rio Mondego, a seguir às refeições começava-mos a tocar Samba com os utensílios de cozinha. Terminado o acampamento, em conversa com o meu amigo Tony Melado resolvemos formar um grupo de samba para participar no Carnaval da Mealhada. Dirigimo-nos à sede da Associação de Carnaval da Bairrada e fizemos a proposta à direcção da mesma. Eles acolheram bem a ideia, deram-nos alguns instrumentos e nós com a ajuda de alguns elementos das escolas já existentes começámos a ensaiar. No Carnaval de 1992 já participámos no desfile Carnavalesco com o enredo “A Cabana do Rambuque”. De salientar que o nome da Escola na altura era Turma do Rambuque. O carro alegórico desse ano foi totalmente feito por nós, incluindo o estrado.

- Qual o seu trajecto como sambista ?
Como menciono em cima o meu trajecto como sambista começou com a escola em 1991. Sempre toquei na Bateria da minha Escola. Nos últimos anos tenho ido a tocar surdo.
- Quais os motivos que o levaram a se candidatar á presidência da Real Imperatriz ?
Em 2008, no mês de Novembro, a direcção da Escola demitiu-se criando um vazio directivo. Na altura eu era Presidente da mesa da assembleia geral, e vendo a situação em que a Escola se encontrava, com perspectivas de acabar, resolvi contactar alguns sócios para formarmos uma comissão administrativa para gerir a escola e participar no carnaval de 2009. Só que a direcção da A.C.B. agindo mal, nesse ano de 2009 não nos deixou participar nos desfiles de carnaval e nós fomos desfilar para Vila Nova de Poiares. Findo esse Carnaval e vendo que o entusiasmo voltou aos elementos da escola resolvi formar uma lista e candidatar-me á presidência da Real Imperatriz.

- Como tem sido a historia da vossa escola até aos dias de hoje ?
A história da nossa Escola desde a sua fundação até hoje tem sido marcada por muitos altos e baixos. Já participámos em carnavais com mais de 160 pessoas e já houveram anos em que nem sequer desfilámos. Julgo que isso se deve ao principal problema da escola desde a sua existência que é a falta de sede própria e termos que andar sempre com a casa ás costas.

- Quais os novos projectos e ambições para a RI ?
Neste momento o principal projecto da Imperatriz é meter a bateria da escola a funcionar bem, para tal vamos contratar um professor que possa ensinar a tocar os vários instrumentos aos elementos mais novos e aperfeiçoar os mais velhos. Também vamos meter o bar da sede a funcionar mais horas e com TV cabo. A principal ambição da Imperatriz é ter sede própria, visto que desde que existimos já vamos no nono espaço a servir de sede provisória.

- Que significa para si ser presidente de uma escola de samba ?
Para mim ser presidente ou ter outro cargo qualquer na direcção é a mesma coisa, o importante é que a escola avance. É lógico que como presidente tenho mais facilidade de impor o meu ponto de vista sobre vários assuntos, mas também muito mais trabalho. O Presidente é o timoneiro da escola. E depois existem poucas pessoas na escola, se é que há alguma, que gostem tanto de samba como eu. Digamos que a minha principal função como presidente é levar os associados da escola a descobrirem o samba.

- Como analisa actualmente o Carnaval da Mealhada ?
A nível de escolas de samba e fantasias acho que está bom, no entanto acho que deveria ter mais grupos de outros géneros e maior participação por parte da população.

- Como tem visto a evolução das escolas de samba na Mealhada ?
As escolas da Mealhada têm evoluído muito, recordo que ainda à poucos anos a associação de carnaval é que fazia as fantasias e as escolas só se limitavam a desfilar e a ensaiar a bateria, não havendo sequer ensaios para passistas, e não á muitos anos as baterias iam em cima dos carros alegóricos.

- Como são vistas e encaradas as rivalidades existentes entre as escolas na Mealhada ?
Nós não temos rivalidades com as outras escolas. Penso que o importante é tornar o Carnaval da Mealhada cada vez melhor e para isso é necessário que as escolas se dêem todas bem e sejam unidas, pois a união faz a força. Nós damo-nos bem com todas as escolas. É lógico que queremos sempre ser melhor que as outras, mas isso penso que é uma rivalidade saudável e até deve existir.

- Que alterações e melhorias desejava que acontecessem no vosso Carnaval ?
Relativamente ao nosso Carnaval acho que a verba disponibilizada pela associação é insuficiente para fazer face aos custos da escola com o desfile, ou seja deveria ser maior. Também penso que as empresas da Mealhada deveriam dar mais atenção ao Carnaval, nomeadamente com patrocínios, pois o Carnaval a par do Leitão é o maior cartão de visita da Mealhada.

- Quais as maiores dificuldades sentidas pela sua escola de samba ?
A maior dificuldade actualmente da minha escola é falta de sede fixa. Outra grande dificuldade é na bateria, pois ,por exemplo, não temos ninguém que saiba tocar cavaquinho na escola. Para resolver esse e outros problemas da bateria vamos contratar pessoas que preencham essas lacunas.

- Como correu o Carnaval este ano ? Que achou do resultado do concurso ?
Para uma escola como a nossa que o ano passado não deixaram participar no Carnaval da Mealhada, o Carnaval correu mais ao menos dentro do previsto, sabendo nós que temos que evoluir muito mais. Relativamente ao resultado do concurso acho que ganhou a melhor escola. Em relação ao nosso quarto lugar também acho que se adequou aquilo que apresentámos, embora não concorde com a diferença de pontos tanto para quem ficou à nossa frente como para quem ficou atrás. A maior parte dos jurados do concurso nunca viu a apresentação dos resultados ou as justificativas do Carnaval do Rio, se é que algum viu, que é de onde os quesitos em avaliação foram copiados. Vendo as justificativas de alguns jurados dá para rir. Também para mais transparência do concurso acho que nenhum dos jurados deveria ser associado de uma escola de Samba em avaliação. Em relação aos quesitos em avaliação acho que se deveria fazer uma aproximação á realidade do nosso Carnaval e não simplesmente copiar os do Carnaval do Rio de Janeiro, que é uma realidade completamente diferente.

- Como tem visto a evolução das escolas de samba em Portugal ?
De uma maneira geral penso que as escolas de samba têm evoluído muito, no entanto a nível de bateria umas estão muito melhor do que outras o mesmo se passa em relação ás fantasias.

- Para si quais as escolas que mais tem evoluido em Portugal no geral de todos os quesitos?
Sem querer entrar em pormenores, nem ofender as outras, pelo que me tem sido dado a conhecer através da internet provavelmente a que mais evoluiu em geral foi a Bota no Rego.

- Quais as baterias de escolas portuguesas que mais admira e quais as que mais tem evoluido nos ultimos anos ?
Para mim a melhor bateria é sem dúvida a da Charanguinha. No geral acho que todas as baterias das escolas de samba tem evoluído.

- A nivel nacional que mudanças ou evoluções gostaria de ver acontecer para melhorar o nivel das escolas de samba ?
A maneira de melhorar o nível das escolas de samba são os encontros entre elas, tal como já acontece com os vários festivais de samba e o concurso nacional.

- Concorda com os moldes em que é realizado e disputado ( quesitos que estão a concurso ) o Encontro Nacional em Estarreja ?
Sobre os quesitos e quem os avalia não me vou prenunciar, pois não os conheço totalmente. No entanto para uma maior transparência do concurso acho que ele não deveria ser sempre realizado no mesmo local. Deveria rodar entre as localidades dos participantes, ser em lugar neutro ou então no ano seguinte ser na localidade do vencedor.

- Como analisa o vosso enredo para o Carnaval 2011 ?
O nosso enredo para este ano já esteve para ser no ano passado mas não houveram condições para tal. É um enredo histórico e tem muito a ver com o concelho da Mealhada. Penso que é um bom enredo.

- Quais as vossas prespectivas para o proximo Carnaval ?
Julgo que vamos fazer um bom Carnaval e a escola vai estar muito melhor do que o ano passado.

- Já começaram com os ensaios ou só vão acontecer mais para a frente ?
Os ensaios da bateria actualmente são de 15 em 15 dias, mas a partir deste mês vão passar a ser 2 vezes por semana.

- Com que assiduidade tem ensaios tanto de alas( dança) como de bateria e canto ?
Em relação à bateria já respondi na pergunta anterior, em relação às alas só vão começar a partir de Dezembro e vão ser semanalmente.

-Para terminar ....porquê o nome REAL IMPERATRIZ ? Algo a ver com a Imperatriz Leopoldinense do Rio de Janeiro ?
O nome “IMPERATRIZ” vem porque eu desde à muitos anos sou fã da Imperatriz Leopoldinense do Rio de Janeiro, que é uma escola que apesar de não ser das mais ricas, com o empenho e disciplina dos seus elementos tem ganho muitos campeonatos, não esquecendo naturalmente os seus sambas enredo, que para mim têm sido dos melhores feitos no Brasil. Como em Casal Comba (Terra sede da escola) o clube de futebol se chama Casal Comba Real Clube, de maneira a conotar a Terra com a escola resolvemos a acrescentar ao nome o “REAL”, ficando “REAL IMPERATRIZ”.

Muito obrigado pela sua diponibilidade e muitas felicidades para esta nova caminhada da REAL IMPERATRIZ.
Saudações sambistas