ENTREVISTA COM JOÃO GUDES

ENTREVISTA COM JOÃO GUEDES
Músico percussionista,nasceu no Porto, Portugal onde começou seus estudos no conservatório de Música do Porto, e na Escola de Jazz do Porto. A Paixão pelos Ritmos Latinos Americanos o levou Rumo ao Brasil,RJ para estudar música Popular,onde reside desde 2003.Hoje em dia é músico Profissional e
integrante da Bateria Estação Primeira de Mangueira,
Do Grupo Los Papitos,
Do Rio Maracatu Bloco Show
Além de já ter tocado com Rene Ferrer,Banda Salsa e klave,Banda Rio Latin Jazz,Orieta Castillo, Beto landau e Anna Ratto.
Música do Mundo é sua Paixão, com especial atenção para a Música latino Americana!
O meu obrigado pela disponibilidade para esta pequena " conversa "

- João qual a tua naturalidade e idade ?
Eu Sou natural do Porto ,Portugal e tenho 31 anos.
- Onde resides no Rio de Janeiro?
Resido no Bairro de Santa Teresa, perto da Lapa, um Bairro Boemio, , simpático e antigo,um bairro onde a arte prevalece.
- Como e quando foi o teu começo no samba ?
O meu começo e despertar no Samba foi na Escola Trepa Coqueiro de Estarreja e no convivio e amizade com Brasileiros aqui no Porto , os quais foram-me chamando para tocar com eles e assim cada vez mais eu fui tendo curiosidade em conhecer o Brasil.
-Conta a tua passagem pela verde e rosa de Estarreja ( Trepa Coqueiro ) ?
A minha passagem pela Trepa Coqueiro foi muito positiva e necessária para mim,foi o meu primeiro contacto com uma Escola de Samba, já naquela época eu saía do Porto com dias de muito frio para ir aos ensaios da Trepa, alguma coisa me levava para lá e assim cada vez mais foi crescendo o interesse em conhecer o Brasil.
- Como foi essa tua ida para o Rio ? Em que ano ? Foi iniciativa particular ou foi a convite de alguem ?
Em Janeiro de 2003 Resolvi ir rumo ao Brasil,RJ para então conhecer a cidade do Samba , e foram varios factores que me levaram nessa decisão, a passagem pela Trepa Coqueiro, o convivio com amigos Brasileiros aqui no Porto e ainda tive um amigo que tinha estado no Rio a aprender Pandeiro com Marcos Suzano, que me contou várias histórias acerca dessa cidade e cada vez mais eu ficava impressionado com que ouvia , então finalmente decidi ,tenho que conhecer e ir aprender percussão para o Rio.
-Como foram os primeiros tempos na capital carioca ?
Os primeiros tempos na capital carioca , foram fáceis e dificeis quando cheguei ao Rio , fiquei deslumbrado com tudo aquilo que via , as cores, as frutas , as pessoas, o calor que era muito e claro o principal a música. por outro lado não conhecia ninguem e não tido nenhuma experiencia de ficar sozinho numa cidade tão grande por tanto tempo, passei por momentos dificeis, mas que me fizeram crescer e lutar cada vez mais e não desistir do meu sonho que era poder ser músico profissional No Rio, onde ´´tem um músico em cada esquina``.
- Qual o teu percurso como músico ?
Começei os meus estudos na Escola de Jazz do Porto , onde depois passei para o conservatório de música do Porto, em percussão clássica.
No Rio por indicação inscrevi-me e começei a ter oficinas e aulas numa escola com grandes nomes da percussão que se chama Maracatu Brasil que era uma das melhores escolas de percussão daquela época,até depois´conhecer e começar a ter aulas particulares com alguns professores que ´por lá andavam.
Fui continuando com as minha aulas e começei a frequentar as oficinas do rio Maracatu na fundição progresso,
Começei a sair e a perceber se eu queria mesmo aprender Samba é para o suburbio que eu tinha que ir , então começei a frequentar o suburbio e as verdadeiras Rodas de Samba , um português perdido no suburbio atrás de rodas de Samba de raiz e de Escolas de Samba. começei a ter contatcto com esse mundo e a ver coisas que não se vê no centro do Rio(zona sul) foi aí a minha diferença, a minha marca, que eu busquei beber a água da fonte, enquanto a maioria das pessoas que vão de fora para estudar percussão no Rio ou Cariocas da Zona Sul fica com medo de frequentar esses lugares ou com preguiça de lá ir.
Tambem o convivio com Cubanos , Panamenhos, Uruguaios, Chilenos que me ensinaram vários ritmos Latino Americanos me fez crescer muito musicalmente e ter um deferencial na cidade Carioca.´
Até chegar a um nivel que começei a ser chamado para tocar!
-Neste momento qual a tua actividade profissional no Rio de Janeiro ?
Actualmente sou músico profissional , dou aulas e produzo um instrumento que se chama Xequebalde no qual inventei um sistema de Afinadores.
-Como foi a ida para a Estação Primeira de Mangueira ?
Cheguei na Mangueira por volta de julho de 2006 para tocar Timbau, a convite de um amigo que era quem ia reger o timbau esse ano, entretanto com a Saida do Ivo Meireles da Bateria, o Timbau ´´caíu`` a faltar um mês para o Carnaval, foi dada a oportunidade de quem estava no Timbau para tocar Xequerê, a maioria de quem estava no Timbau não aceitou ir para o Xequerê e saíu, ficando só 3 dos 10 que tocavam timbau naquela época, eu não me importei e desfilei o primeiro ano a tocar Xequerê. No ano seguinte voltei á escola , já sem a presença do Ivo Meireles e da ala de Timbau, então pedi se podia tentar o repique, foi-me dito que seria quase impossivel, era uma ala super concorrida e que já estava praticamente fechada e a prioridade é dada para o pessoal da comunidade. Lutei e fui para a guerra com humildade e muita preseverancia, provando que estava disposto a conseguir a minha vaga no repique e na Mangueira! foi um ´´sofrimento`` até á hora de entregar a ´´Senha`´ para saber quem ia desfilar ou não, quando chamaram o meu nome fiquei emocionado, aí estava o primeiro Português na Mangueira a tocar um instrumento oficial de Escola de Samba na Sapucaí!
-Consegues descrever esses momentos em que desfilaste na Sapucaí ainda para mais numa bateria como a da Mangueira ?
Não existem muitas palavras para descrever o sentimento de passar na sapucaí, apenas que dá um arrepio da cabeça aos pés, é uma experincia incrivel e unica passar naquela Avenida!É muita Energia!
-Como te sentes a viver no Rio ? Que nos contas dessa cidade maravilhosa e de seres cidadão carioca?
Neste momento estou totalmente adaptado a viver no Rio, é uma cidade maravilhosa onde a música e a naturza prevalecem, que só peca muito pela sua violência e desigualdade social.
-Com os teus conhecimentos musicais quais são para ti as principais qualidades que uma bateria de escola de samba deve ter ?
Para mim as principais qualidades que uma escola de Samba deve ter é a atençáo em tocar limpo, com Swing e sem perder o tempo e claro ter lindas paradinhas para quando for preciso usar.
- Que mais aprecias na bateria da Mangueira ?
O que mais aprecio na Bateria da Mangueira é o surdo UM, que é a marca e o deferencial da Escola1 e o naipe de Tamborins que é incrivel.
- Tens alguma personagem do samba que admires e que tenhas como "inspirador ".... "idolo " ?
Não tenho uma tenho varias personagens que me inspiram que é o caso do grande Ney Lopes, Wilson Moreira, Almir Guineto,joão Nogueira , Cartola, entre outros.
-A nivel de bateria de escola de samba no Brasil quais as que mais te impresionaram ou impressionam ?
A nivel de Escolas de samba as que mais impressionaram são a Mangueira,a Beija Flor e a Portela.
- Momentos mais felizes no samba até hoje ?
Momentos mais felizes sem dúvida é desfilar naquela Avenida!
- E os momentos mais dificies ?
Momentos mais dificeis foi desfilar em 2009 com uma fantasia pesadissima e quentissima, com um calor de mais de 40graus e em que os rimistas desmaivam na minha frente nos recuos e eu tinha sido ameaçado por um ´´Negão ``de 2 metros que eu ia cair na avenida e seu caisse ele passaria por cima! a verdadeira prova foi que eu cheguei no final nesse ano tão dificil!
- Tens acompanhado a evolução das escolas de samba em Portugal ?
Não tenho acompanhado as escolas de Samba em Portugal estou interessado em que me convidem para conhecer mais e mellhor acerca do que se faz actualmente em Portugal nesse cenário e no que poder ajudar com Workshops e aulas tambem!
-Que recados gostarias de deixar para quem faz parte da comunidade de sambistas do nosso país ?
Para quem faz parte da comunidade Sambista em Portugal o meu recado é ouçam muito Samba! Toquem muito! Não desistam nunca!Tenham respeito pelo vossos colegas ritmistas e pelo vossos directores! e claro se poderem vão conhecer o Grande Carnaval Carioca!
-Obrigado companheiro .( afinal já tem mais um portugues que pode contar o que é atrevessar a Sapucaí no meio de 300 ritimistas....ah..ah..ah...) Muitas felicidades e muito sucesso profissional junto dos cariocas.
Um grande abraço para todos e muito Samba!