ENTREVISTA COM GUGU DAS CANDONGAS

ENTREVISTA COM O COMPOSITOR ACTUAL BI-CAMPEÃO NA UNIÂO DA ILHA DO GOVERNADOR- GUGU DAS CANDONGAS
- Nome e idade ?
Augusto da Silva Gomes, 50 anos
-Como foi o seu começo no samba ?
Estou no samba aproximadamente 9 anos,eu sempre frequentava a quadra da União da ilha na época das disputas de samba enrêdo,e ficava maravilhado com os sambas de Franco,que era o samba mas esperado na disputa. Ouvia os outros sambas, achava que eu era capaz de fazer um samba,já que eu sempre gostei de fazer letra e melodia pros festivais na Universidade. Sou formado em história e geografia.
Até que um dia eu procurei saber como era pra gente colocar samba na escola,um amigo meu me indicou o Almir da Ilha um grande campeão,com mais de 8 sambas ganhos. Fui na casa do Almir por intermédio da irmã dele. Ele me recebeu muito bem,ai eu mostrei pra ele algumas músicas minha ele gostou e mostrei um samba que eu tinha feito, ai ele me disse se vc entrar pra União,vai da trabalho,pois vc tem jeito,escreve bem.Mas disse que eu não poderia vim com ele,porque ele já tinha parceiros. Até ai tudo bem,só que eu fui procurar outros compositores famosos nessa época como vicentinho e Dinho sal,que me deram a mesma resposta do Almir. Ai o meu amigo me apresentou o Ito Melodia que me tratou muito bem me deu a maior força mas disse pra eu procurar o Paulinho Serrão outro compositor que não tinha parceiros. Fui eu no serrão. Ai o Paulinho ouviu um samba meu e me convidou pra vim com ele na união aonde o enredo era Barbosa Lima Sobrinho.
Fiz o samba pra disputa deveriam ter nessa época uns 48 a 50 sambas escritos. caimos quanto tinha 9 sambas pro Paulinho foi bom,porque ele caia logo era boi de corte. No segundo anos voltamos denovo,ficamos entre os 7. No terceiro ano,resolvir sair da União e fazer um samba pra Unidos da Ponte,quem me convidou foi o mestre sala Bagda ex Portela. formei uma parceria com o Ito Melodia e fomos,ganhamos o samba e tambem o Estandarte de Ouro do Globo com o enrêdo sobre Tancredo Neves.

-Á quantos anos pertence a ala de compositores da União da Ilha ?



Aproximadamente uns 9 anos,eu começei fazer samba tarde.

-Quantas vezes foi vencedor de samba de enredo na União da Ilha ?
Antes de ganhar um campeonato na União da ilha. fui pra final umas três vezes
Sou bi campeão na União no ano de 2009 com o enredo Júlio Verne, e em 2010 com o enredo O Cavalheiro dos sonhos impossivel (Dom Quixote).

-Para alem de fazer samba para a União também faz samba ou concorre em outras escolas ? Já venceu em alguma delas ?
Pro grupo especial só ganhei na União,mas pros outros grupos já ganhei, do grupo E ao Especial. ja fui campeão. Em sambas de quadra em todas as escolas que eu disputei ganhei, Fui Campeão em São Paulo,Em Belem do Pará,em Santa Catarina,No Paraná no Espírito santos etc, Brocos do Rio já ganhei em mais de 10 blocos,Blocos da Ilha ganhei em todos. e por ai vai.

-Tem tido maioritariamente a mesma base de parceiros na composição dos seus sambas?
Parceiro que está comigo desde praticamente quando começei é o Ito Melodia. Mas eu agora estou uns três anos com a mesma parceria, porque eu sempre tive muita gente comigo eu tenho o costume de convidar pra vim comigo qualquer um que esteja sozinho,ai eu chamo pra da força pro cara.
Hoje eu tenho o privilégio de chamar e ser convidado por muita gente pra disputar samba, mas eu não mudo hoje minha parceria que é Ito Melodia e Marquinhus do banjo.

-Você tem mais predominio na letra ou na melodia ?
Faço Letra e melodia

-Qual o metodo... a "formula" que procuram seguir apos a leitura da sinopse para comporem um samba?
Geralmente eu pego a sinopse,dou uma leitura pra me situar,depois defino aonde vai ficar o Rfrão do meio e o refrão final. defino a história que vamos contar. Esqueleto pronto, me reuno com meus parceiros pra gente colocar melodia e ir acertando a letra com a melodia.

-Em termos de melodia ela já existe algumas vezes mesmo sem haver letra ?
Geralmente eu assim que sei qual e o enredo,bolo inúmeras melodia e gravo. Todos os dias a noite ouço toda as melodias que fiz elimino as que não gosto e deixo um trecho de algumas e levo pros meus parceiros opinarem,Mas quem tem Ito Melodia e Marquinmhus do Banjo na parceria não precisa se preocupar, os caras são fantásticos.

-Tem situações em que se desista de uma composição pois não está a haver inspiração e se inicia outra ?
As vezes chego com uma melodia toda pronta pros meus parceiro,quando começamos a fazer o samba,vem outra inspiração e surge uma nova melodia

-Qual o momento mais feliz que teve no samba ?
Momento feliz. quando acabamos de fazer o samba.

-E o menos feliz ...o mais triste ?
Momento menos feliz. quando termina o concurso,mesmo que eu tenha ganho.

-Para este ano como está a sua expectativa e de seus parceiros ( quem são ? ) para a disputa que agora começa na União da Ilha ?
Nossa espectativa e sermos tri campeões meus parceiros Ito Melodia,Marquinhus do Banjo,Arlindinho Neto,João Paulo e Márcio André filho

-Concorre em mais alguma escola ?
Esse ano só estou na Ilha

- Qual é para você a melhor ala de compositores actualmente no Rio de Janeiro ?
A melhor ala de compositores pra mim é da Ilha e da Portela

-Tem algum ou alguns compositores que admire muito? Algum em especial e porquê ?
Djalma Falção na Ilha por ser um grande poeta

-Qual o tipo de samba de enredo que mais lhe agrada ?
Sambas que mais me agradam, são sambas mais cadenciados tipo da Imperatriz deste ano.

-Se tivesse que analisar o samba da União da Ilha de 2010 sobre todos os aspectos o que diria ?
Sou suspeito de falar,pois foi com esse samba que fomos campeões,o samba tinha uma boa letra e uma melodia que era a cara da ilha.

-Que conselhos mais importantes deixa para os compositores portugueses de samba de enredo?
O que eu posso dizer pros compositores portugueses,é que tenham bastante sorte e grandes inspirações.

-Um abraço e muito obrigado pela sua colaboração. Muitas felicidades.
Eu que agradeço a gentileza de poder participar dessa entrevista,e desde já meu muito obrigado