ENTREVISTA COM ANDRÉ BONATTE

ENTREVISTA COM ANDRÉ BONATTE -FOI DURANTE 11 ANOS DIRECTOR DOS TAMBORINS DA IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE. FAZIA PARTE DA EQUIPE DE GRAVAÇÃO DOS CDs DAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPECIAL DO RIO DE JANEIRO E ACTUALMENTE FAZ PARTE DA DIRECÇÂO DE CARNAVAL DA IMPERATRIZ E È JURADO DE BATERIA DOS GRUPOS DE ACESSO.



Obrigado ANDRÉ BONATTE pela tua disponibilidade para esta pequena entrevista.
Recordo com satisfação que já desde 2001 que começamos as nossas trocas de mensagens e ideias e me davas dicas sobre os sambas da minha escola na altura ( Gres Abrigada ).

- Qual a teu nome e idade ?
André Bonatte - 33 anos

- Como foi o teu inicio no samba ? Como nasceu essa paixão ?
Minha avó era Baiana da Imperatriz e desde muito cedo me levava para a quadra da Imperatriz (1981 - o teu cabelo não nega)

- E qual a trajectória até hoje ?
Comecei a ensaiar na bateria da Imperatriz em 1989, na preparação para o carnaval de 1990. No entanto a primeira escola que desfilei tocando tamborim foi a São Clemente! Desfilei na Maioria das escolas do Grupo Especial e dos grupos de acesso do Rio de Janeiro. Com a Imperatriz tive a oportunidade de conhecer novas cidades pelo Brasil e pelo Mundo através de shows e workshshops, que depois acabaram-me abrindo portas para trabalhos próprios.
em 2008 fui para a Direção de Harmonia da Imperatriz e em 2009 fui convidado para participar do Dep. de Carnaval.

- Quantos anos dirigindo a ala de tamborins da Imperatriz ?
-1996 até 2006 - 11 anos

- Como se processava a feitura dos desenhos e bossas dos tamborins enquanto foste responsavel pela ala ?
- Quando assumi o naipe de tamborins da Imperatriz sabia da minha responsabilidade em manter a característica de batidas da escola. Isso foi o mais difícil: Manter um estilo rítmico fiel as tradições da escola. sempre busquei nos desenhos da década de 80 a base para os desenhos que eu preparava.

- Qual o momento mais feliz no samba ?
- São muitos, mas o final apoteótico que tivemos ao término do desfile de 2005 ficou marcado para sempre.

- E aquele mais triste...menos feliz... ?
- Em 1995 quando soube no primeiro recuo da bateria que estávamos com um carro quebrado. A Imperatriz vinha com um carnaval maravilhoso, acabamos perdendo meio ponto em enredo, que foi descartada...acabamos campeã.
http://www.youtube.com/watch?v=G9uM79lg33c
- Que funções exerces presentemente na Imperatriz Leopoldinense ?
- Estou como assessor do Wagner Araújo (Diretor de Carnaval) no Dep. de Carnaval.

- Como viste a Tijuca campeã depois de tantos anos..... ?
- Achei o Resultado Justo. Tijuca foi um espetáculo na avenida. Toda a comunidade abraçou esta forma de desfiles que a Tijuca vem promovendo nos últimos anos, e isso é o que importa: a comunidade estar feliz!

- Fizeste também parte do Grupo Show da Imperatriz que recordações e sentimentos guardas desses momentos ?
- Fiz grandes amigos e conheci muitos lugares! era uma loucura, tínhamos mais de oito apresentações nos fins de semana. Por conta disso me foi feito um convite para tocar com o Michel le Grand, em Paris durante a feira mundial de automóveis, pela Renault. Esta, sem dúvida, foi minha maior aprendizagem! Tocar samba com partituras, tive que estudar muito...mas valeu!

- Como esta o nivel da bateria da Imperatriz e sua ala de tamborins actualmente ?
- Fomos a única bateria que recebeu as notas máximas de todos os jurados em 2010. Mestre Marcone é cria da Imperatriz, começamos juntos...ele conseguiu administrar versatilidade e identidade. Quanto aos tamborins, vejo que o nível continua muito bom, mas hoje percebo uma maior integração entre os componentes da ala e o restante da bateria. Isso é a receita do sucesso, não existe separação. todo mundo é igual. na minha época, não era assim, nós éramos meio que uma ala independente. acho que melhorou, nesse sentido.


- Quais as caracteristicas que mais admiras em uma bateria ?
Gosto de identificar uma bateria de olhos fechados. Acho que diretor de bateria tem que se fazer em casa! É o único quesito que não poderia vir ninguém de fora pra comandar. Quando um novo diretor chega, traz uma galera junto e acabam mudando anos de história rítmica, as vezes por pura vaidade.

- Qual é para ti neste momento a melhor bateria do Rio de Janeiro ?
Adivinha?
http://www.acsambaenosso.com/et%20imperatriz%202010%20-%20site.wmv

- Qual a melhor ala de tamborins actualmente na tua opinião ?
Gosto muito da Portela http://www.tradicaodosamba.com.br/videos_ensaios_2010_portela.html

- Quais os mestres de bateria que mais te impressionaram e até com quem mais aprendeste?
Tive a oportunidade de desfilar com grandes mestres: Odilon foi que mais me impressionou, o Átila (no Império) foi o que mais me emocionou e o Beto foi o que mais me ensinou.

- Qual e em que ano foi o melhor desenho ( bossas ) de tamborins que ouviste e também em qual participaste e te deu mais prazer ?
- Gostava muito dos desenhos do Império! como na Imperatriz não se virava muito o tamborim, aproveitava para virar no império (que não desenhava muito) Mas não tenho um ano em especial.

- Quais os teus projectos para futuro no samba ?
-Na Imperatriz, estou no Dep. de Carnaval (que me consome muito), sou coordenador do Samba-Net e julguei bateria no Grupo de acesso nos últimos 3 anos. Devo continuar assim! rs

- Que conhecimentos tens do que é feito em samba tanto em Portugal como na Europa ?
busco sempre vídeos dos desfiles europeus na Internet, e principalmente dos grupos que tive o prazer de trabalhar na frança.

- Deixa um conselho para os ritimistas portugueses em particular para atingir bons niveis.
não tem segredo! Ensaio, ensaio, ensaio...

Muito obrigado André pela sua amizade . Muitas felicidades e se Deus quiser até breve ( No Carnaval 2011 ...estarei por aí )