ENTREVISTA COM Rui Mané- Mestre de Bateria da Costa de Prata ( Ovar )
Obrigado mais uma vez e muitos parabéns pelo titulo de campeão !!!
O meu muito obrigado pela disponibilidade para esta pequena entrevista.
Antes de começar a entrevista, gostaria de agradecer o convite que nos foi endereçado e dizer que é um privilégio conceder esta entrevista … É que nem sempre se lembram da nossa existência! Muito Obrigado! Parabéns pela excelente divulgação do Samba em Portugal!
- Como é essa alegria de ser campeão do Carnaval de Ovar?
É sempre bom ser campeãoJ! Nos meus 15 anos de Costa de Prata, apenas fui campeão 6 vezes (apesar de merecermos mais vezes J). Mas muito sinceramente, isso é o que menos me interessa, o que eu quero é que a escola saia bem para a rua, que faça um bom desfile e que vá com muita alegria, o resto deixamos na consciência de quem vota!!!
Este ano, o título teve um sabor especial, pois a escola não atravessa um bom momento a nível financeiro, a direcção é nova, e isso normalmente pode ter repercussão no desfile e na alegria da escola. O nosso grande desafio este ano não era ganhar o carnaval mas sim fortalecer o espírito de grupo! Era importante não deixar que os problemas afectassem a moral e alegria dos elementos, e fazer das nossas fraquezas, forças. Conseguimos!!! Aproveito para felicitar toda a direcção da escola pelo esforço e trabalho desenvolvidos, a todos os grupos de trabalho que nos ajudaram a colocar mais um carnaval na rua, e a todos os elementos da escola que fizeram um desfile brilhante! Parabéns a todos J
- Como e quando foi o teu começo no samba?
Em terra de carnaval, como é Ovar, inevitavelmente participei nos desfiles em grupos infantis desde muito cedo, mas o que realmente me fascinava era o som das baterias das escolas de samba. Desde pequeno demonstrei interesse no samba, mas na altura (1990), só era possível ingressar na escola de samba com idade superior a 14 anos, ou teria que pagar muito dinheiro pela fantasia, o que era incomportável para mim naquele tempo. Foi então que em 1994, já com 14 anos, tive a oportunidade de entrar para a Escola de Samba Costa de Prata, a convite de familiares, onde permaneço até hoje J
- Em que ano assumiste a direção da bateria da Costa de Prata?
Bem, o processo foi efectuado em duas fases distintas. Na primeira, em 2003, era apenas responsável pelo instrumental e pela marcação de ensaios. Depois fui aos poucos tomando conta da bateria, e só em 2005 é que assumi o comando da Bateria.
- Como te sentiste com essa responsabilidade mas ao mesmo tempo certamente grande orgulho?
A responsabilidade era enorme, estava à frente da Bateria de uma das melhores escolas de Samba do País, e uma das mais antigas! Ainda por cima não foi um processo simples (risos)! De início foi bastante difícil, pois a liderança era novidade para mim. Saber tocar é uma coisa, saber liderar é outra bem diferente! E nem todos aceitaram bem a minha nomeação! Para muitos a “velhice é um posto”, e só porque lá estavam há muitos anos, não aceitavam bem o facto de ter que “obedecer” a alguém mais novo. Mas aos poucos, com a ajuda de todos, foi possível levar o “barco a bom porto”. Para mim é um orgulho enorme estar à frente da Bateria da Costa de Prata, e faço-o com todo o prazer, e sem qualquer remuneração! Faço-o por amor à escola e ao samba!
- Que alterações fizeste e que linha procuraste seguir para com essa bateria?
Numa primeira fase foi necessário criar alguma disciplina, que até então não existia! Cada um tocava à sua maneira, não respeitavam o seu espaço, um pouco sem regra, se me faço entender! Numa segunda fase passámos para o equilíbrio da bateria a nível de elementos por instrumentos. Depois alterámos um pouco a afinação dos surdos, acrescentámos dois surdos de corte (que até então não tínhamos, apenas existiam variações), e mudámos essencialmente o ritmo das caixas, pois tínhamos muito “molho” mas não tínhamos nenhum requebrado, faltava definir um ritmo, era muito “sem sal”. Não posso deixar de aproveitar a oportunidade para agradecer a grande ajuda de duas pessoas muito importantes para mim, a Tânia Reis (minha namoradaJ) e o João Fião (Pakete)… Sem eles seria impossível efectuar este trabalho, muito Obrigado a ambos.
- Quais são para ti as principais qualidades que uma bateria deve ter?
Cada bateria tem a sua própria maneira de tocar, normalmente aproveitando sempre bem as suas mais-valias! Isso é uma das coisas que mais aprecio nas baterias. Poderia enumerar diversos aspectos como sendo importantes, mas apenas vou salientar alguns. Sem dúvida que uma boa cadência, uma boa sustentação do andamento e alguma criatividade (nas paradinhas mt! J) são as qualidades que mais aprecio numa bateria.
- Tens alguma personagem do samba que admires e que tenhas como "inspirador ".... "ídolo " ?
Sim, tenho vários, cada um na sua área… Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Neguinho da Beija-Flor e Wander Pires; Mestre Marcão, Mestre Ciça, Mestre Odilon… mas o meu inspirador é mesmo Mestre Riquinho, com um trabalho fantástico à frente da Bateria da União da Ilha (Escola do meu coração, e de vocês também… A seguir à Costa de Prata, claroJ)
- Momentos mais felizes no samba até hoje?
Bem, é difícil escolher! Para mim todos os momentos passados no samba, com o samba e para o samba são momentos felizes… Samba para mim é sinónimo de felicidade! Mas posso salientar dois momentos que me enchem de orgulho: a minha nomeação como director de bateria da Costa de Prata foi o mais marcante, mas o desafio mais aliciante foi pegar em 23 mulheres da escola e formar uma bateria feminina, abrindo o espectáculo de apresentação dos Sambas Enredo no Espaço Tenda 2010 em Ovar, com a bateria feminina a tocar J Foi um espectáculo!!! Parabéns meninas, nota 1000!!!
- E os momentos mais dificies?
Felizmente foram poucos, ou nenhuns! É sempre triste quando alguém desaparece do grupo, por mais que não seja directamente ligado a nós, é sempre um bocado de nós, da escola que vai embora!
- Como tens visto a evolução das escolas de samba em Portugal?
Bem, não posso falar muito da evolução das escolas em Portugal, pois não acompanho os outros carnavais para fazer comparações. Do pouco que vejo e que tenho conhecimento, como escola de samba no seu todo, acho que todas elas têm evoluído, mas na minha opinião, as escolas de samba de Estarreja são as que têm dado passos maiores na evolução como escolas de samba, isto no aspecto de maior parecença com o Rio de Janeiro. Em Ovar, as escolas de samba evoluem de maneira um pouco diferente, pois não seguem tanto a linha do Carnaval do Rio, mantêm as linhas carnavalescas locais, sem se esquecerem que são escolas de samba, claro
- E em Ovar?
Em Ovar, e sem menosprezo para a Juventude (que tem evoluído significativamente) e para os Kan-Kans, sem dúvida que a Costa de Prata e a Charanguinha são as mais evoluídas.
- Quais são para ti as escolas que melhor tem apresentado as suas baterias?
Bem, neste campo não posso expressar muito a minha opinião, uma vez que para tecer comentários, e principalmente avaliar uma bateria, é preciso ter muito conhecimento da mesma. Como dizia o Ricardo Alves (um abraço!) numa entrevista aqui no blog, não é só em palco que se avalia uma bateria, existem muitos outros aspectos muito importantes que por vezes são esquecidos por quem avalia o nível a que uma bateria se encontra. Como eu só conheço a maioria das escolas de samba através de actuações de palco e vídeos, prefiro não comentar e não cometer nenhuma injustiça, nem tão pouco esquecer alguma escola, como já aconteceu com alguns…
-E no geral de todos os quesitos quais as escolas que mais te agradam no país?
Bem, serei sempre suspeito, pois a minha escola do coração é e sempre será a Costa de Prata, e para mim será sempre a melhor J Mas gosto muito da Charanguinha, do Trepa e Vai Quem Quer (sem menosprezar as outras Escolas).
-Que gostaria de ver acontecer com o samba em Portugal e em particular com as escolas de samba?
Gostaria, acima de tudo que houvesse mais união entre escolas, partilha de opiniões e conhecimentos, e a tão falada liga das escolas… Mas também gostava que existisse um dia (ou fim-de-semanaJ) denominado o Dia Nacional do Samba em Portugal, onde estivesse presente o maior número de escolas de Portugal, convidar alguns nomes conhecidos do Carnaval do Rio e partilhar ideias, participar em Workshops de costura, bateria, alegorias, artes plásticas, etc.
- Que mudanças ou inovações gostarias de ver acontecer no Carnaval de Ovar?
A mais esperada de todas é a conclusão da aldeia do carnaval, pois irá trazer um encanto diferente e maior convivência entre grupos e escolas (apesar de não concordar de todo com o projecto). A outra, e este ano já foi dado um passo importante nesse sentido, é o sistema de votação das escolas, onde foram introduzidos quesitos como a Bateria, Comissão de Frente, Samba Enredo… Esperemos que a evolução continue… Gostava que houvesse agora uma reunião com um delegado de cada escola e com todos os júris, a fim de percebermos quais os critérios usados para as votações, não com o intuito de criticar, mas sim perceber onde errámos para poder corrigir e melhorarmos todos, incluindo os júris…
- Concordas com o ENCONTRO NACIONAL de SAMBA ( Estarreja ) a realizar-se nos moldes em que se realiza e com os criterios de avaliação em que se baseia?
Em relação a este encontro, apenas vou dar a minha opinião, espero que não melindrar ninguém… Já participei uma vez (2008), este ano lá estarei outra vez (acho eu!), acho a ideia muito boa, mas acho que não tem condições de receber um desfile deste calibre… Rua em paralelo, desfile muito curto, pouca iluminação e pouca divulgação do evento, são as minhas críticas, construtivas claro… Em relação às votações, nem me vou alongar muito, mas com critérios de votação com pessoas das escolas desfilantes a votar todos os quesitos, quando deveria ser um juri a votar cada quesito, para as escolas todas… Resultado, em dois anos a vitória sorriu sempre aos da casa, será mera coincidência? Ou talvez não!
- Como se apresentou a bateria da Costa de Prata este Carnaval ..... quantos elementos e quantas inovações ?
Este ano a bateria da Costa de Prata saiu equilibrada, com um bom balanço e algumas paradinhas atrevidas J Apenas com 40 Elementos, mas todos eles preparados para dar o seu melhor pela Escola, e bastante motivados. Aliás, não posso deixar de felicitar todos eles, pois fizeram um óptimo trabalho e empenharam-se ao máximo para que fosse possível sair no carnaval 2010 com uma bateria acima da média (na minha opinião), como eu já não via a minha Escola à muito tempo… Pena é que o Júri (ao contrario da maioria das pessoas, inclusive das outras escolas e pessoas conhecedoras do samba) não tenha tido a mesma opinião, colocando a bateria da Costa em 3º Lugar… Nem todos são obrigados a perceber ou a saber apreciar… Enfim!
-Que recados gostarias de deixar para quem faz parte da comunidade de sambistas do nosso país ?
O que eu gostava era de mandar um grande abraço a toda a comunidade sambista de Portugal e felicitá-los pelo engrandecimento do samba. Para aqueles que consideramos grandes conhecedores do samba e que olhamos como símbolos do samba em Portugal, apenas pedia mais humildade, mais partilha de conhecimento e menos “boquinhas foleiras” durante os desfiles e em palco, pois só desprestigia o samba e quem gosta de samba!
Saudações sambistas…
Obrigado companheiro pela entrevista. Muitas felicidades.
Obrigado mais uma vez e muitos parabéns pelo titulo de campeão !!!
O meu muito obrigado pela disponibilidade para esta pequena entrevista.
Antes de começar a entrevista, gostaria de agradecer o convite que nos foi endereçado e dizer que é um privilégio conceder esta entrevista … É que nem sempre se lembram da nossa existência! Muito Obrigado! Parabéns pela excelente divulgação do Samba em Portugal!
- Como é essa alegria de ser campeão do Carnaval de Ovar?
É sempre bom ser campeãoJ! Nos meus 15 anos de Costa de Prata, apenas fui campeão 6 vezes (apesar de merecermos mais vezes J). Mas muito sinceramente, isso é o que menos me interessa, o que eu quero é que a escola saia bem para a rua, que faça um bom desfile e que vá com muita alegria, o resto deixamos na consciência de quem vota!!!
Este ano, o título teve um sabor especial, pois a escola não atravessa um bom momento a nível financeiro, a direcção é nova, e isso normalmente pode ter repercussão no desfile e na alegria da escola. O nosso grande desafio este ano não era ganhar o carnaval mas sim fortalecer o espírito de grupo! Era importante não deixar que os problemas afectassem a moral e alegria dos elementos, e fazer das nossas fraquezas, forças. Conseguimos!!! Aproveito para felicitar toda a direcção da escola pelo esforço e trabalho desenvolvidos, a todos os grupos de trabalho que nos ajudaram a colocar mais um carnaval na rua, e a todos os elementos da escola que fizeram um desfile brilhante! Parabéns a todos J
- Como e quando foi o teu começo no samba?
Em terra de carnaval, como é Ovar, inevitavelmente participei nos desfiles em grupos infantis desde muito cedo, mas o que realmente me fascinava era o som das baterias das escolas de samba. Desde pequeno demonstrei interesse no samba, mas na altura (1990), só era possível ingressar na escola de samba com idade superior a 14 anos, ou teria que pagar muito dinheiro pela fantasia, o que era incomportável para mim naquele tempo. Foi então que em 1994, já com 14 anos, tive a oportunidade de entrar para a Escola de Samba Costa de Prata, a convite de familiares, onde permaneço até hoje J
- Em que ano assumiste a direção da bateria da Costa de Prata?
Bem, o processo foi efectuado em duas fases distintas. Na primeira, em 2003, era apenas responsável pelo instrumental e pela marcação de ensaios. Depois fui aos poucos tomando conta da bateria, e só em 2005 é que assumi o comando da Bateria.
- Como te sentiste com essa responsabilidade mas ao mesmo tempo certamente grande orgulho?
A responsabilidade era enorme, estava à frente da Bateria de uma das melhores escolas de Samba do País, e uma das mais antigas! Ainda por cima não foi um processo simples (risos)! De início foi bastante difícil, pois a liderança era novidade para mim. Saber tocar é uma coisa, saber liderar é outra bem diferente! E nem todos aceitaram bem a minha nomeação! Para muitos a “velhice é um posto”, e só porque lá estavam há muitos anos, não aceitavam bem o facto de ter que “obedecer” a alguém mais novo. Mas aos poucos, com a ajuda de todos, foi possível levar o “barco a bom porto”. Para mim é um orgulho enorme estar à frente da Bateria da Costa de Prata, e faço-o com todo o prazer, e sem qualquer remuneração! Faço-o por amor à escola e ao samba!
- Que alterações fizeste e que linha procuraste seguir para com essa bateria?
Numa primeira fase foi necessário criar alguma disciplina, que até então não existia! Cada um tocava à sua maneira, não respeitavam o seu espaço, um pouco sem regra, se me faço entender! Numa segunda fase passámos para o equilíbrio da bateria a nível de elementos por instrumentos. Depois alterámos um pouco a afinação dos surdos, acrescentámos dois surdos de corte (que até então não tínhamos, apenas existiam variações), e mudámos essencialmente o ritmo das caixas, pois tínhamos muito “molho” mas não tínhamos nenhum requebrado, faltava definir um ritmo, era muito “sem sal”. Não posso deixar de aproveitar a oportunidade para agradecer a grande ajuda de duas pessoas muito importantes para mim, a Tânia Reis (minha namoradaJ) e o João Fião (Pakete)… Sem eles seria impossível efectuar este trabalho, muito Obrigado a ambos.
- Quais são para ti as principais qualidades que uma bateria deve ter?
Cada bateria tem a sua própria maneira de tocar, normalmente aproveitando sempre bem as suas mais-valias! Isso é uma das coisas que mais aprecio nas baterias. Poderia enumerar diversos aspectos como sendo importantes, mas apenas vou salientar alguns. Sem dúvida que uma boa cadência, uma boa sustentação do andamento e alguma criatividade (nas paradinhas mt! J) são as qualidades que mais aprecio numa bateria.
- Tens alguma personagem do samba que admires e que tenhas como "inspirador ".... "ídolo " ?
Sim, tenho vários, cada um na sua área… Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Neguinho da Beija-Flor e Wander Pires; Mestre Marcão, Mestre Ciça, Mestre Odilon… mas o meu inspirador é mesmo Mestre Riquinho, com um trabalho fantástico à frente da Bateria da União da Ilha (Escola do meu coração, e de vocês também… A seguir à Costa de Prata, claroJ)
- Momentos mais felizes no samba até hoje?
Bem, é difícil escolher! Para mim todos os momentos passados no samba, com o samba e para o samba são momentos felizes… Samba para mim é sinónimo de felicidade! Mas posso salientar dois momentos que me enchem de orgulho: a minha nomeação como director de bateria da Costa de Prata foi o mais marcante, mas o desafio mais aliciante foi pegar em 23 mulheres da escola e formar uma bateria feminina, abrindo o espectáculo de apresentação dos Sambas Enredo no Espaço Tenda 2010 em Ovar, com a bateria feminina a tocar J Foi um espectáculo!!! Parabéns meninas, nota 1000!!!
- E os momentos mais dificies?
Felizmente foram poucos, ou nenhuns! É sempre triste quando alguém desaparece do grupo, por mais que não seja directamente ligado a nós, é sempre um bocado de nós, da escola que vai embora!
- Como tens visto a evolução das escolas de samba em Portugal?
Bem, não posso falar muito da evolução das escolas em Portugal, pois não acompanho os outros carnavais para fazer comparações. Do pouco que vejo e que tenho conhecimento, como escola de samba no seu todo, acho que todas elas têm evoluído, mas na minha opinião, as escolas de samba de Estarreja são as que têm dado passos maiores na evolução como escolas de samba, isto no aspecto de maior parecença com o Rio de Janeiro. Em Ovar, as escolas de samba evoluem de maneira um pouco diferente, pois não seguem tanto a linha do Carnaval do Rio, mantêm as linhas carnavalescas locais, sem se esquecerem que são escolas de samba, claro
- E em Ovar?
Em Ovar, e sem menosprezo para a Juventude (que tem evoluído significativamente) e para os Kan-Kans, sem dúvida que a Costa de Prata e a Charanguinha são as mais evoluídas.
- Quais são para ti as escolas que melhor tem apresentado as suas baterias?
Bem, neste campo não posso expressar muito a minha opinião, uma vez que para tecer comentários, e principalmente avaliar uma bateria, é preciso ter muito conhecimento da mesma. Como dizia o Ricardo Alves (um abraço!) numa entrevista aqui no blog, não é só em palco que se avalia uma bateria, existem muitos outros aspectos muito importantes que por vezes são esquecidos por quem avalia o nível a que uma bateria se encontra. Como eu só conheço a maioria das escolas de samba através de actuações de palco e vídeos, prefiro não comentar e não cometer nenhuma injustiça, nem tão pouco esquecer alguma escola, como já aconteceu com alguns…
-E no geral de todos os quesitos quais as escolas que mais te agradam no país?
Bem, serei sempre suspeito, pois a minha escola do coração é e sempre será a Costa de Prata, e para mim será sempre a melhor J Mas gosto muito da Charanguinha, do Trepa e Vai Quem Quer (sem menosprezar as outras Escolas).
-Que gostaria de ver acontecer com o samba em Portugal e em particular com as escolas de samba?
Gostaria, acima de tudo que houvesse mais união entre escolas, partilha de opiniões e conhecimentos, e a tão falada liga das escolas… Mas também gostava que existisse um dia (ou fim-de-semanaJ) denominado o Dia Nacional do Samba em Portugal, onde estivesse presente o maior número de escolas de Portugal, convidar alguns nomes conhecidos do Carnaval do Rio e partilhar ideias, participar em Workshops de costura, bateria, alegorias, artes plásticas, etc.
- Que mudanças ou inovações gostarias de ver acontecer no Carnaval de Ovar?
A mais esperada de todas é a conclusão da aldeia do carnaval, pois irá trazer um encanto diferente e maior convivência entre grupos e escolas (apesar de não concordar de todo com o projecto). A outra, e este ano já foi dado um passo importante nesse sentido, é o sistema de votação das escolas, onde foram introduzidos quesitos como a Bateria, Comissão de Frente, Samba Enredo… Esperemos que a evolução continue… Gostava que houvesse agora uma reunião com um delegado de cada escola e com todos os júris, a fim de percebermos quais os critérios usados para as votações, não com o intuito de criticar, mas sim perceber onde errámos para poder corrigir e melhorarmos todos, incluindo os júris…
- Concordas com o ENCONTRO NACIONAL de SAMBA ( Estarreja ) a realizar-se nos moldes em que se realiza e com os criterios de avaliação em que se baseia?
Em relação a este encontro, apenas vou dar a minha opinião, espero que não melindrar ninguém… Já participei uma vez (2008), este ano lá estarei outra vez (acho eu!), acho a ideia muito boa, mas acho que não tem condições de receber um desfile deste calibre… Rua em paralelo, desfile muito curto, pouca iluminação e pouca divulgação do evento, são as minhas críticas, construtivas claro… Em relação às votações, nem me vou alongar muito, mas com critérios de votação com pessoas das escolas desfilantes a votar todos os quesitos, quando deveria ser um juri a votar cada quesito, para as escolas todas… Resultado, em dois anos a vitória sorriu sempre aos da casa, será mera coincidência? Ou talvez não!
- Como se apresentou a bateria da Costa de Prata este Carnaval ..... quantos elementos e quantas inovações ?
Este ano a bateria da Costa de Prata saiu equilibrada, com um bom balanço e algumas paradinhas atrevidas J Apenas com 40 Elementos, mas todos eles preparados para dar o seu melhor pela Escola, e bastante motivados. Aliás, não posso deixar de felicitar todos eles, pois fizeram um óptimo trabalho e empenharam-se ao máximo para que fosse possível sair no carnaval 2010 com uma bateria acima da média (na minha opinião), como eu já não via a minha Escola à muito tempo… Pena é que o Júri (ao contrario da maioria das pessoas, inclusive das outras escolas e pessoas conhecedoras do samba) não tenha tido a mesma opinião, colocando a bateria da Costa em 3º Lugar… Nem todos são obrigados a perceber ou a saber apreciar… Enfim!
-Que recados gostarias de deixar para quem faz parte da comunidade de sambistas do nosso país ?
O que eu gostava era de mandar um grande abraço a toda a comunidade sambista de Portugal e felicitá-los pelo engrandecimento do samba. Para aqueles que consideramos grandes conhecedores do samba e que olhamos como símbolos do samba em Portugal, apenas pedia mais humildade, mais partilha de conhecimento e menos “boquinhas foleiras” durante os desfiles e em palco, pois só desprestigia o samba e quem gosta de samba!
Saudações sambistas…
Obrigado companheiro pela entrevista. Muitas felicidades.