Entrevista com Alexandre Camões



Como começaste com a paixão pelo samba e em particular pelas escolas de samba?

Quando nasci já havia Carnaval em Estarreja e lembro-me de ir aos bailes com os meus pais e ouvir marchinhas de carnaval. As novelas dos anos 80 também ajudaram; as bandas sonoras tinham sambas muito bons. Ainda nos anos 80 apareceram as primeiras escolas de samba em Estarreja. Primeiro os Carecas e depois as outras. Em 89 o Trepa faz o primeiro desfile. Já não fui a tempo de desfilar nesse ano... Fiz o primeiro desfile em 90.



-Qual o teu trajecto como sambista ?

Sou Trepa e Mangueira desde sempre e para sempre!

Fiz sete carnavais a tocar tamborim e desde 97 que toco cavaco e canto, o que posso...

Durante os anos 90 toquei no Trepagode formado só por elementos do Trepa. Enquanto durou foi uma loucura. Aquelas 6 pessoas chegaram a representar 70% da facturação da escola. O grupo acabou devido à indisponibilidade dos elementos e à transferência milionária do Pirussas para o Samba-Lêlê .



-Mais particularmente quando começaste a ter o gosto e vontade de te dedicares á parte de interpretação de samba e por tocar cavaquinho ?

Comecei a estudar música em miúdo e na altura já tocava outros instrumentos. Foi uma passagem natural... o Trepa ficou sem cavaquinho e eu aprendi.



-Em que ano tiveste a responsabilidade de ser o interprete do Trepa?

97



- Como encaraste esse desafio ?

Sem stress nenhum. Sempre gostei de cantar. Inclusivé no primeiro ano em que o Trepa saiu a cantar eu ofereci-me mas na altura não fui aceite... os outros todos já deixaram a escola e o samba e eu ainda cá estou.



-Agora que já estas a compôr samba original (o que já acontece com a grande maioria das escolas portuguesas) o que dizes dessa mudança ?

Claro que acho bem. Durante alguns anos só o Trepa é que desfilava com originais em Estarreja. Não foi fácil, primeiro convencer o Trepa e depois a opinião pública. Fiz o primeiro samba em 96 mas só em 99 é que o Trepa desfilou com um samba original e mesmo assim depois disso ainda tivemos uns anos em que não levámos samba original.

Claro que os sambas do Brasil são melhores, mas esse argumento perdeu muita força quando ganhámos pela primeira vez um carnaval com samba original. Hoje é a tendência e os resultados estão à mostra. Só não vê quem não quer.



-Qual o teu estilo preferido de samba ?

Não sei. Sei que o que menos gosto é o samba de enredo... não é o que menos gosto mas é o que menos ouço. Ouço por fases. Agora ando a ouvir porque tenho samba para fazer...

Gosto muito de sambas antigos de cadência bem sincopada.



-Tens algum sambista que admires e até te sirva como modelo ?

Admiro muitos por diversos motivos mas não tenho nenhum como modelo.

À cabeça da lista e por tudo, Cartola seguido de perto pelo Paulinho Da Viola

O Zeca Pagodinhohttp por se manter fiel a si próprio e com isto ser talvez o único sambista vivo unanimemente respeitado por toda a classe musical do Brasil e o Bezerra da Silva pelas mesmas razões.

Gosto muito da dupla Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito.

Admiro a inteligência e a escrita do Nei Lopes.

Adoro o Roberto Ribeiro. Se não tivesse morrido tão cedo seria provavelmente o melhor cantor de samba. Os poucos discos que gravou estão repletos de sucessos que ainda hoje animam as rodas. Tinha um vozeirão. Uma das figuras maiores da história do Império Serrano.

Apesar de Mangueirense convicto tenho grande admiração pela Portela e pelos seus compositores de onde destaco Monarco, Candeia e mais recente Marquinhos de Oswaldo Cruz.

Dos novos sou fã do Marcos Sacramento, para mim o melhor dos novos cantores dono de uma voz maravilhosa. O Moysés Marques que tem para mim o melhor disco de samba do ano e o Diogo Nogueira. Já era fã do pai, João Nogueira e agora sou do filho.

Das mulheres sou fãzaço da Aracy de Almeida e da Elizeth Cardoso. Não posso deixar de referir a Clara Nunes a quem a aconteceu o mesmo que ao Roberto Ribeiro; morreu cedo...

Das sambistas novas a melhor é a Dorina e também adoro a Fabianna Cozza.

E por fim todas as Velhas Guardas, principalmente da Portela, Mangueira e Império Serrano

Não sendo só samba também respeito muito o trabalho do Monobloco , do Funk ‘n’ Lata grupo do actual presidente da Mangueira, Ivo Meireles, e também o Marcelo D2 (password: mandavir)

Ainda faltam muitos mas há mais perguntas para responder...

Em Portugal admiro várias pessoas que o sabem e como tal não vou referenciar ninguém.



- Qual o teu momento mais feliz no samba?

São tantos em 20 anos...

Os lugares que conheci e os amigos que fiz.

20 anos de Trepa.

A primeira vez que vi a Mangueira na quadra.

A primeira vez que vi o Jamelão a cantar na quadra da Mangueira. Antes já tinha visto em Alcobaça mas não é a mesma coisa...

A primeira vez que vi a Donna Yvonne Lara, o Fundo de Quintal, o Paulinho da Viola, o Zeca, a Velha Guarda da Portela e a Beth Carvalho

A participação em 99 no Encontro Europeu de Escolas de Samba, em França, com cerca de 1000 participantes. Uma semana inesquecível.

A minha viagem ao Rio com o Sanhudo.

Ter estado em em casa do Ubirany do Fundo de Quintal.

Ter tocado no final do show do Seu Jorge em Guimarães.

Depois há ainda aqueles pequenos prazeres como estar no Rio de Janeiro , meio ano depois de ter visto a Velha Guarda da Portela em Paris, à espera para ver um novo show e o Monarco passar e dizer “Eh Camões! Que sê tá fazendo aqui?”, ou ainda ler o comentário do JC Jacquin no MySpace do Trepa

Podia continuar eternamente... o samba só me trouxe e tráz coisas boas.


- Qual o mais triste... o menos feliz ?

A morte da Sara Castro. Era minha amiga de infância e de samba. Foi e será sempre uma figura importantíssima no Trepa. Criou alguns dos melhores carnavais do Trepa. Onde estiver está a olhar por nós.

- Que ambicionas....quais as tuas metas como sambista dentro do panorama do samba em Portugal ?

Não ambiciono nada. Se continuar assim é mais que bom.

Gostava que a minha escola fosse um bocadinho mais disciplinada, mas pouco senão estraga!



- Como tem visto a evolução das Escolas de Samba no Carnaval de Estarreja ?

Agora acho que agora estabilizou mas na última década foi a maior que aconteceu em Portugal. Em tudo; sambas, baterias, fantasias...



- E a evolução das escolas de samba em Portugal .... principalmente a nivel de sambas de enredo ?

Apesar do nosso país ser pequeno é dificil conhecer todas as escolas...

Se durante muito tempo as escolas do Sul davam prioridade às fantasias “esquecendo” um pouco o samba e a bateria e as do Norte mais ou menos o contrário, a tendência agora é para um maior equilíbrio.

Os sambas estão a evoluir e continuarão. De todos os que ouvi, há de tudo, do muito bom ao muito mau. Acho também que alguns sambas são prejudicados pelo desempenho das escolas e pelas gravações.



- Quais as 5 escolas portuguesas que colocarias num primeiro patamar numa analise geral de todos os quisitos ?

Em primeiro destacadíssimo o Trepa! Para mim será sempre a melhor, mesmo não sendo.

A Charanguinha pela consistência, pela bateria e pelo Xando. São os melhores. Se houvesse um desfile em t-shirt e calças de ganga a Charanga ganhava sempre!

O Vai Quem Quer, desde sempre pelo rigor nas fantasias e nos últimos anos pelo excelente trabalho do Nuno Bastos.

A Sul parece-me que a Bota no Rego segue isolada.

Não sou sócio mas nutro uma grande simpatia pelos Sócios da Mangueira da Mealhada.



- Concordas com os moldes em que é realizado o ENCONTRO NACIONAL de Escolas de samba em Estarreja e os seus criterios de avaliação ?

Não tenho opinião formada.

Como o Trepa já não ganha o Carnaval há uns anos nunca participei no Encontro e calhou estar sempre a trabalhar. Nunca vi nem nunca me envolvi nas discussões.

Parece-me bem o juri ser nomeado pelas escolas mas deveria haver outros jurís.



- Que gostarias de ver acontecer no samba em Portugal e mais particularmente no Carnaval de Estarreja ?

No Carnaval de Estarreja gostava que o Júri se empenhasse e soubesse o que está a julgar.

Aceito que não haja muita gente entendida no assunto mas a solução é mais ou menos fácil; transparência.

Há muito que defendo uma apresentação pública dos enredos com todos os júris presentes e com quem quiser assistir.

Eu, por exemplo, chego e digo: “Olá, sou o representante do Trepa. O nosso enredo é tal, vamos falar disto e disto, as fantasias são estas, o samba é este, etc, etc.”

Isto já ajudava muito!

O júri não pode chegar no dia, não ler as sinopses, não conhecer os sambas e votar. Depois acontece todo o tipo de situações; notas que não correspondem às justificações, notas trocadas, fantasias idênticas, etc.

Ninguém gosta de perder mas quando acontece por erros de julgamento é muito pior. E não foi só ao Trepa que isso aconteceu.

Nos Carnavais onde não há concurso, gostava que huvesse. Por muito que custe aceitar é a única forma de fazer as escolas evoluir.



- Queres deixar algum recado....alguma mensagem aos sambistas de Portugal ?

Gostava que a maior parte daqueles que se dizem sambistas deixassem de ser somente “Sambistas de enredo e carnaval”e descobrissem o “Mistério do Samba”. O samba de enredo existe para e por causa do Carnaval.

Samba é outra coisa...

Seguindo o exemplo do Xandinho também vou terminar com uma parte de um samba, mas que não é meu.

É do Noel Rosa, outro dos baluartes, e que não referenciei anteriormente.



Feitio de Oração

(Noel Rosa & Vadico)



Quem acha vive se perdendo

Por isso agora eu vou me defendendo

Da dor tão cruel desta saudade

Que, por infelicidade,

Meu pobre peito invade



Batuque é um privilégio

Ninguém aprende samba no colégio

Sambar é chorar de alegria

É sorrir de nostalgia

Dentro da melodia



Por isso agora lá na Penha

Vou mandar minha morena

Pra cantar com satisfação

E com harmonia

Esta triste melodia

Que é meu samba em feito de oração



O samba na realidade não vem do morro

Nem lá da cidade

E quem suportar uma paixão

Sentirá que o samba então

Nasce do coração.

Obrigado e muitas felicidades


LINKS REPRESENTATIVOS DA ENTREVISTA:


Cartola
http://rapidshare.com/files/262583006/UQT2000_Autores_e_Interpretes_0104_Cartola.rar.html
Paulinho da Viola

http://rapidshare.com/files/88611771/UQT2007_Paulinho_da_Viola_-_Acustico_MTV.rar

http://rapidshare.com/files/285368137/UQT2000_A_Musica_Brasileira_Vol_3_CD_08_Paulinho_da_Viola_e_Os_Quatro_Crioulos.rar.html

Zeca Pagodinho

http://www.megaupload.com/?d=VED3CSVU

http://rapidshare.com/files/222198613/UQT2006_Zeca_Pagodinho_-_Acustico_MTV_2_Gafieira.rar

http://www.megaupload.com/?d=U93NQJ05

Bezerra da Silva

http://rapidshare.com/files/90061426/UQT2003_Bezerra_da_Silva_Ao_Vivo.rar

Nelson Cavaquinho

http://rapidshare.com/files/283243667/UQT2000_A_Musica_Brasileira_Vol_3_CD_06_Nelson_Cavaquinho.rar.html

Guilherme de Brito

http://rapidshare.com/files/306759298/UQT2003_A_Musica_Brasileira_Vol_7_CD_02_Guilherme_de_Brito.rar.html

Nei Lopes

http://www.mediafire.com/?8pxxsjwddgx

Roberto Ribeiro

http://rapidshare.com/files/95831584/UQT1999_Roberto_Ribeiro_-_Raizes_do_Samba.rar

Monarco

http://rapidshare.com/files/91127317/UQT2000_Mangueira_E_Portela_Velhas_Companheiras.rar

http://rapidshare.com/files/209316514/UQT2001_Monarco_-_Uma_Historia_do_Samba.rar

Candeia

http://rapidshare.com/files/98031110/UQT1975_Candeia_-__Samba_de_Roda.rar

Marcos Sacramento

http://rapidshare.com/files/73133065/marcos_sacramento_memoravel_samba.rar

Moyses Marques

http://rapidshare.com/files/260029969/UQT2009_Moyseis_Marques_-_Fases_do_Coracao.rar.html

Diogo Nogueira

http://rapidshare.com/files/148823483/Diogo_Nogueira_-_Audio_DVD_-_www.GaleriadaMusica.Net.rar

João Nogueira

http://rapidshare.com/files/296227784/UQT2001_A_Musica_Brasileira_Deste_Seculo_Vol_5_CD_07_Joao_Nogueira.rar.html

Aracy de Almeida

http://rapidshare.com/files/291296720/UQT2001_A_Musica_Brasileira_Vol_4_CD_02_Aracy_de_Almeida.rar.html

Elizeth Cardoso

http://rapidshare.com/files/124478313/UQT1968_EC_Ao_Vivo_no_Teatro_Joao_Caetano1.rar

http://rapidshare.com/files/121577317/UQT1968_E_Cardoso_J_Bandolim_E_Ouro_Zimbo_Trio_Ao_Vivo_2.rar

Clara Nunes

http://rapidshare.com/files/241488482/UQT1980_Clara_Nunes_-_Brasil_Mestico.rar.html

Dorina

http://rapidshare.com/files/238394613/UQT2000_Dorina_-_Samba.Com.rar

Fabiana Cozza

http://rapidshare.com/files/121596070/UQT2004_Fabiana_Cozza_-_O_Samba_E_Meu_Dom.rar

http://rapidshare.com/files/89555221/UQT2007_Fabiana_Cozza_-_Quando_o_Ceu_Clarear.rar

Velha Guarda da Portela

http://rapidshare.com/files/91130054/UQT2000_Velha_Guarda_da_Portela_-_Tudo_Azul.rar

http://rapidshare.com/files/105670690/UQT1970_Velha_Guarda_da_Portela_-_Passado_de_Gloria.rar

Velha Guarda da Mangueira

http://rapidshare.com/files/174098322/UQT2008_Velha_Guarda_Da_Mangueira.rar

Velha Guarda do Império Serrano

http://rapidshare.com/files/97194690/UQT2006_Velha_Guarda_do_Imperio_Serrano_-_Um_Show_de_Velha_Guarda.rar

Monobloco

http://depositfiles.com/pt/files/kxh3jje7t

Marcelo D2

http://www.megaupload.com/?d=CKG20VTN password – mandavir

Jamelão

http://rapidshare.com/files/122438172/UQT2005_Jamelao_-_Noventa_Anos_de_Samba.rar

Donna Yvonne Lara

http://rapidshare.com/files/306759308/UQT2003_A_Musica_Brasileira_Vol_7_CD_01_Dona_Ivone_Lara.rar.html

Grupo Fundo de Quintal

http://rapidshare.com/files/266035995/Fundo_de_Quintal_-_1991_-Programa_Ensaio.rar

Beth Carvalho

http://rapidshare.com/files/101274038/UQT1976_Beth_Carvalho_-_Mundo_Melhor.rar

Seu Jorge

http://www.youtube.com/watch?v=PvScpdJWr3A

http://rapidshare.com/files/98599284/UQT2001_Seu_Jorge_-_Samba_Esporte_Fino.rar

http://www.megaupload.com/?d=35P04PIS

JC Jacquin

http://www.myspace.com/jcjacquin

Myspace do Trepa

www.myspace.com/grestrepa

Sara Castro

http://www.fotolog.com/_camoes_/22142251

Noel Rosa

http://rapidshare.com/files/148669530/UQT2008_Uma_Noite.._Noel_Rosa.rar

O Mistério do Samba – filme sobre a velha guarda da Portela

http://www.megaupload.com/?d=YEPK7KJL