ESCOLA DE SAMBA OS PIONEIROS ( Pindelo )- Entrevista com seus directores.

 

ESCOLA DE SAMBA OS PIONEIROS ( Pindelo )- Entrevista com seus directores.                                                                                                   


           


                                                                                                               ISABEL BASTOS

Repostas dadas em conjunto por Francisco Almeida como Presidente e Isabel Bastos como Vice-Presidente.


FRANCISCO ALMEIDA

- Como foi,quando foi e de quem foi a ideia de criar esta escola de samba ?



Escola Samba os Pioneiros foi fundada após desfile de Carnaval 2003. 

Um café, 6 amigos: João Oliveira; Pedro Alexandre; Paulo Almeida; Miguel Bastos; Jose Jesus e Paulo Brandão, decidiram que estava na hora do Carnaval de Pindelo ter mais que samba com música gravada. Decidem criar aquilo a que chamaram a Charanga ( bateria ).

A 15.03.2003 é formalizado o inicio dos Pioneiros, onde dos anteriores membros se mantem 2 veteranos a ajudar a nova geração: Joao Oliveira e Pedro Alexandre, que todos os anos nos brindam com a sua presença, ensinamentos e ajuda no decorrer dos desfiles.

Em 2019 foi o ano de mudança de direcção , depois de diversos Presidentes no decorrer de todos estes anos , actualmente esta Francisco Almeida como Presidente e Isabel Bastos como Vice- Presidente.

O Francisco iniciou na Escola de Samba Imperio e passou posteriormente para os Pioneiros, onde se mantém há 10 anos na bateria a tocar caixa. Além de estar na bateria é responsável pela elaboração das fantasias.

A Isabel juntou se em Outubro de 2019 a convite do Francisco, sendo que as principais funções são: angariação de patrocínios; negociação e compra dos materiais necessários para a Escola, bem como organização da lista ações e equipas de trabalho.

Desde aí criamos a nossa página Escola de Samba Pioneiros que conta já com quase 1000 seguidores; e no Instagram 400 seguidores.

Integram na Escola cerca de 70 elementos, 53 dos quais desfilam a sambar e na bateria (19); os restantes 17 elementos são voluntários suporte aos desfiles. 20% destes elementos tem experiência no samba.


- Quem vos orienta e dá aprendizado na bateria ?


Em termos de orientação na bateria o nosso suporte é o Wilson Silva, que também nos deu a sua ajuda na preparação das fantasias do último desfile.

Fazemos parte Associação Carnaval de Pindelo, que mediante apresentação das despesas no final do desfile, e tendo por base valor que é entregue pela Camara Municipal de Oliveira de Azeméis, nos paga o Carro e nos dá alguma verba. Integram nesta Associação cerca de 12 grupos, e a verba que a entidade Camararia atribuiu em 2019/2020 foi de 12 000€ a distribuir não só por Pindelo mas pelos restantes grupos que participam no desfile de terça feira de carnaval em Oliveira de Azeméis. A Gestão desta verba passa pela Famoa, entidade que organiza e é responsável pelo desfile de Oliveira. Portanto isto tudo para dizer que nunca sabemos com o que podemos contar ?? não há verba estipulada por grupo.

Em 2019/2020 contamos com a boa vontade e patrocínios de empresas com quem a Isabel trabalha em termos profissionais. Sem isso não teria sido possível realizar se o desfile que apresentamos e podem visualizar as fotos na nossa Página Facebook Escola de Samba os Pioneiros.


- Têm desfilado com Enredo e Samba de Enredo próprio ?


Não desfilamos com Samba Enredo próprio, fazemos adaptação de letras conhecidas.



- Tem conhecimento do panorama do Samba em Portugal ? Se sim como vê o actual panorama das Escolas Portuguesas ? 


Temos conhecimento sim do que se passa em Portugal, notamos uma evolução de ano para ano, sendo que vamos buscar inspiração a algumas escolas que seguimos. Sentimos é que estamos, se assim podemos dizer, na liga dos últimos comparados com as outras escolas e com todos os apoios que as mesmas recebem das suas autarquias. Ainda assim temos bastante orgulho no trabalho apresentado no nosso primeiro ano de direção. Sentimos que na nossa cidade o carnaval em geral e as escolas de samba em particular não são valorizadas, sendo a aposta e verbas canalizadas para outros eventos.


- Desfilam no Carnaval em que localidade e que outras actuações fazem durante o ano ? 


Desfilamos sábado a noite e domingo a tarde em Pindelo, terça a tarde em Oliveira de Azeméis. Ano passado aceitamos desfilar no carnaval das crianças em Nogueira do Cravo.

Não temos sido convidados para outros desfiles, pois não fazia parte da estratégia da anterior direção fazê-lo, situação que queremos mudar, não sendo ainda possível devido ao estado pandémico em que nos encontramos.


- O vosso Carnaval tem concurso ? Se sim como tem sido as classificaçoes da Escola.


Não existe concurso no nosso Carnaval, no entanto não deixamos de ter brio e vontade de apresentar sempre algo melhor que no ano anterior. Procuramos a superação como forma de cativar os atuais elementos, bem como novos.


- Acompanham os outros Carnavais no País com Escolas de Samba ? Se sim qual a vossa opinião sobre eles ?


Acompanhamos o Carnaval em PT, temos a consciência que o de Ovar é aquele com mais destaque e visibilidade, porém na nossa opinião, consideramos o de Estarreja mais rico e que se enquadra mais com a nossa escola. Fruto disso temos como referência as Escolas Vai Quem Quer e Trepa. Na nossa opinião são das melhores no nosso país.


- Como tem sido para a Escola este ano sem actividades presenciais ?


Este ano tem sido desafiante em todos os aspetos: por sermos nova direção; por estarmos a reorganizar a escola; a gerar novas ideias e ações.

Não estar presencialmente levou-nos a criar grupos privados no Facebook para manter a união e a chama acesa. Fazemos comunicações e interações em forma de desafios para manter interesse dos elementos em alta. Queremos que se mantenham connosco.

Para isso procuramos também criar ensaios online com a Liliana Pastor que se iniciaram 5/03 e que se irão manter se de forma regular e semanal.

Vamos fazer 18 anos e lançamos desafio de os elementos partilharem fotos dessas memorias para disponibilizar um vídeo em forma de homenagem a quem já passou e quem ainda ca esta. Gostaríamos de celebrar uma grande festa, no entanto não o faremos por motivos óbvios.

Resumindo tentamos por todos os meios digitais possíveis manter-nos próximos uns dos outros.


- Quais o vossos projectos futuros ?


Novos projetos / objetivos desta nova direção:

- Melhor desfile de sempre em 2022 para isso contamos com o Carnavalesco Nuno Sardine que aceitou o nosso desafio.

- Encontrar um novo espaço para a nossa Sede – temos informação que o atual senhorio em breve nos pedirá para sair de onde estamos.

Já fizemos apelo na Junta Freguesia e Camara Municipal, mas sem sucesso ?

- Divulgar a escola e conseguir presenças para angariar verba 

Estamos disponíveis para eventos quando for possível. Precisamos de ajuda a crescer e quem sabe virmos a ser uma referencia no nosso Carnaval ??

Vontade temos ??

Obrigado por esta pequena conversa sobre Samba e sobre sua Escola de Samba.


Saudações sambistas


VEJA FOTOS DO CARNAVAL 2020 :





 

             






                                                                                                    


PARA MAIS INFORMAÇÕES EIS A PAGINA DA ESCOLA NO FACEBOOK :E. S. Os Pioneiros