ENTREVISTA COM MESTRE CAJU ( MANCHA VERDE- SÃO PAULO )

ENTREVISTA COM MESTRE CAJU ( MANCHA VERDE- SÃO PAULO) QUE PARTICIPOU DA MEGA-BATERIA EM SESIMBRA PORTUGAL

 Nome e idade?
Meu nome é Eduardo e no mundo do samba sou chamado de Mestre Caju tenho 39 anos

- Como foi seu inicio no samba?
Sempre tive referências bacanas na minha infância, vendo Senhor Juarez da Cruz e toda minha família participando da Mocidade Alegre, foi o que me apaixonou por esse mundo tão lindo do samba.

- Em que escolas de samba já participou?
Comecei no samba em uma escola de samba do meu bairro, a Mocidade Unida da Mooca, em seguida fui para a Mocidade Alegre, passando também por Águia de Ouro e sendo um dos fundadores do então Bloco Carnavalesco Mancha Verde e em 2000 uns dos fundadores da Escola de Samba Mancha Verde, no Rio de Janeiro desfila desde 2005 na União da Ilha do Governador, sendo que em 2013 desfilei como diretor de bateria.
 


- Em que ano se iniciou como mestre de bateria da Mancha Verde?
No ano de 2000, me tornei diretor de bateria, e no ano de 2003 o presidente Paulo Serdan me convidou para assumir como mestre de bateria da Mancha Verde, e durante alguns anos tive a parceria de outros mestres e continuo até hoje no comando da bateria.
 

 - Quantos ritmistas compõem a bateria da Mancha?
Já chegamos a desfilar com 300 ritmistas em 2009, mas hoje a opção é sair com uma bateria mais compacta, somente 220 ritmistas, pois assim só desfila quem de fato ensaiou, e assim tendo uma qualidade maior.

- Quando se iniciam os ensaios para o Carnaval 2015 da sua bateria?
Sempre começamos após a pascoa, mas como esse ano o carnaval foi em março, resolvemos começar um pouco mais tarde, até por conta da copa do mundo, dando ínicio em junho os ensaios de escolinha e também da bateria principal rumo ao carnaval 2015.

- Que principais diferenças vê entre as baterias do Rio e de São Paulo?
Como disse em entrevista à rádio Sesimbra, a principal diferença que vejo é cultural, mas em relação às baterias, vejo muitas baterias de São Paulo tão boas quanto às do Rio de Janeiro.
Tendo em vista que hoje muitos ritmistas do Rio também desfilam em São Paulo, assim como desfilamos lá.

- Como foi sua reação ao ser convidado para participar do evento do Mega- Samba 2014 em Sesimbra?
Eu fiquei extremamente feliz quando conversei com o Ricardo mais conhecido como Chora, pois seria uma boa oportunidade de conhecer novas culturas, além de poder mostrar meu trabalho em terras Europeias e o mais importante, que é representar meu país e minha escola de samba.

- Inicialmente o que previa ou sabia do samba em Portugal?
Eu sabia que em Portugal e em muitas partes do mundo existiam pessoas que gostam de samba e mantem escolas de samba, mas fiquei surpreso com o quanto se vivem o samba por aí, são pessoas se dedicam a fazer tudo dar certo.

- Qual a sua opinião sobre tudo o que viveu neste fim de semana junto com os sambistas portugueses?
 Em minha opinião, tudo que vi e convivi esses dias que estive aí, serviram para eu me apaixonar por esse país de meus ancestrais, os sambistas portugueses amam o samba tanto quanto os brasileiros e sabem tudo que acontece aqui, cantam, tocam e se divertem muito.

- Quais as coisas que mais o impressionaram?
O que sem dúvida mais me impressionou foi uma cidade com pouco mais de 8mil habitantes ter, seis escolas de samba atuantes e todas com muito samba na veia, sem contar as escolas do Norte do país que se fizeram presente.
Todos querendo um contato comigo para conhecer mais de como é, como funciona, como pensamos e todos os detalhes sobre o samba brasileiro, e isso é impressionante, o amor de todos pelo samba.
O povo europeu também é muito dedicado ao samba, posso citar o pessoal da Unidos de Geneve que são liderados pelo Cedric que sabe tudo de samba, a alegria do pessoal da França com o Romana, o astral dos Belgas liderados pelo Pascal que o chamei de mestre e ele ficou muito feliz, Alemanha, Lituânia e todos outros.

- Quais as maiores deficiências ou dificuldades que encontrou e para o qual os ritmistas portugueses devem se dedicar mais no aperfeiçoamento?
Percebi que o que falta mesmo não é amor ao samba, e sim um pouco mais de malandragem, um swing que pretendo todo ano levar um pouco, umas técnicas diferentes, outras levadas de caixa, um  desenho de surdo de terceira no contra tempo e com outras acentuações e arranjos em que naipes conversam entre si e com certeza tudo se fará fácil devido aos bons sambistas que temos em Portugal e em toda Europa.

- Alguma sugestão para que se possa melhorar ou aperfeiçoar ainda mais a exibição da mega-bateria?
Com certeza, não existe segredo para uma boa bateria a não serem ensaios e mais ensaios, porém percebi que teria pouquíssimo tempo para conhecer todos ritmistas, fazer somente um ensaio e já ir para o evento no dia seguinte.
 No dia do ensaio, eu prestei atenção na qualidade e deficiência de cada um, para no dia seguinte montar a bateria de acordo com as peças que tinha em mãos.
Eu já estou em contato com o pessoal da Bélgica e da França para fazermos o Workshop de bateria e quero me aproximar mais de todos para que nosso entrosamento seja percebido no próximo ano.
Dei a ideia de usar o samba da Mancha ano que vem que mandarei os vídeos de cada naipe gravados separadamente e receberei os vídeos de cada país, com isso vou corrigindo via Skipe e outros meios que podemos usar para nos aproximar e tentar ensaiar mais alguns dias antes do evento.

- Com que opinião ficou dos portugueses e do que viu na sua curta estadia em Portugal?
O povo português é extremamente receptivo e simpático, além de serem muito educados, fiquei impressionado com a alegria que se vive nessa cidade que estive, me senti em casa em todos os sentidos, hoje tenho muitos novos amigos e vejo todos me adicionando no facebook e entrando no meu site de workshop e deixando recados, esse carinho é o que nos motiva a estar sempre em frente representando nosso samba.

- Vai voltar em 2015 á Mega-Bateria ?
Não só pretendo voltar, como já tenho todo um cronograma para o evento continuar sendo um sucesso que é, vou fazer esse evento ser mais conhecido no Brasil, divulgando muito mais por aqui.
 
- Deixe um recado para os sambistas de Portugal.
Quero deixar um recado que ano que vem estarei de volta para passar mais tempo e curtindo mais com cada escola de samba daí, vamos continuar a curtir o samba juntos e fazer o melhor por nossa cultura.
Hoje posso afirmar que a Copa do mundo do samba foi em Sesimbra e ano que vem tem mais.
 
 
Um grande abraço para todos.
Mestre Caju
Bateria Puro Balanço.
O astral é aqui.